As representações na imprensa de práticas cívico-patrióticas em instituições escolares de Minas Gerais (Brasil) na primeira metade do século XX

Carregando...
Imagem de Miniatura
Tipo
Artigo
Classficação
Nível tórico
Data
2018
Título do Períodico
Revista HISTEDBR On-line
ISSN
1676-2584
Página(s)/e-location
29-42
Idioma(s)
pt
Fonte
Campinas, SP
18
1
jan./mar.
Fonte
Resumo
Trata-se da apresentação de resultados de pesquisa no âmbito da História da Educação, cujo objeto privilegiado foi a relação estabelecida entre os eventos cívico-patrióticos promovidos por duas instituições escolares do Ensino Secundário, nas cidades de Uberaba e de Uberlândia, em Minas Gerais (Brasil), durante a primeira metade do Século XX, com relação às representações veiculadas pela imprensa de ambas as localidades. Em termos de aportes teóricos podem ser citados Nóvoa (1997), Escolano Benito (1998), Souza (1999), Bastos (2002), Bencostta (2006), Candido (2007) etc. Buscou-se as notícias veiculadas pela imprensa local em ambos os municípios, com a constatação da ênfase nos eventos cívicos promovidos pelas escolas, nos quais eram envolvidas as populações locais, o que conferia centralidade destas atividades na vida das escolas, mas, também, na vida das cidades. As fontes de pesquisa incluíram jornais de época, documentação manuscrita e impressa e iconografia. Os resultados apontam para a convergência dos ideais republicanos de formação da cidadania e os eventos cívico-patrióticos efetivados pelas instituições escolares, com grande participação popular e largamente noticiados pela imprensa local em ambas as cidades.

Se trata de la presentación de resultados de investigación en el ámbito de la Historia de la Educación, cuyo objeto privilegiado fue la relación establecida entre los eventos cívicopatrióticos promovido por dos instituciones escolares de Enseñanza Secundaria, en las ciudades de Uberaba y de Uberlândia, en Minas Gerais (Brasil), durante la primera mitad del siglo XX, con relación a las representaciones vehiculadas por la prensa de ambas localidades. En términos de aportes teóricos pueden ser citados Nóvoa (1997), Escolano Benito (1998), Souza (1999), Bastos (2002), Bencostta (2006), Cândido (2007) etc. Se buscaron las noticias vehiculadas por la prensa local en ambos municipios, con la constatación del énfasis en los eventos cívicos promovidos por las escuelas, en los cuales eran envueltas las poblaciones locales, lo que daba centralidad a estas actividades en la vida de las escuelas, así como en la vida de las ciudades. Las fuentes de investigación incluían periódicos de época, documentación manuscrita, impresa e iconográfica. Los resultados apuntan para la convergencia de los ideales republicanos de formación de la ciudadanía y los eventos cívico-patrióticos realizados por las instituciones escolares, con gran participación popular y largamente noticiados por la prensa local en ambas ciudades.

This paper presents the results of research in History of Education, focusing on the relationship established between the civic-patriotic events promoted by two secondary school institutions in Uberaba and Uberlândia, two cities in the state of Minas Gerais (Brazil), in the first half of the twentieth century, and representation of these events in the local public press. The theoretical framework for this analysis includes Nóvoa (1997), Escolano Benito (1998), Souza (1999), Bastos (2002), Bencostta (2006), and Cândido (2007), among others. News reports published by the local press in both municipal areas were investigated, which revealed an emphasis on the civic events promoted by the schools, involving local populations. This made for the centrality of these activities in the life of the schools and in the life of the cities. Research sources included newspapers of that time, written and printed documentation, and iconography. Results indicate convergence of republican ideals of training in citizenship and the civic-patriotic events carried out by the school institutions, with extensive community participation widely reported by the local press in both cities.
Descrição
Palavras-chave
Imprensa, Escola, Patriotismo, Civismo, Minas Gerais., Prensa, Escuela, Patriotismo, Civismo, Minas Gerais, Press, School, Patriotism, Civic virtue, Minas Gerais
Citação
GATTI, Giseli Cristina do Vale; GATTI JÚNIOR, Décio. As representações na imprensa de práticas cívico-patrióticas em instituições escolares de Minas Gerais (Brasil) na primeira metade do século XX. Revista HISTEDBR On-line, p. 29-42. 2018. https://doi.org/10.20396/rho.v18i1.8651600. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8651600. Acesso em: 2024-06-20