Educação, terrritório e sustentabilidade: uma crítica ao desenvolvimento a partir do pensamento decolonia
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Tipo
Práticas Educativas para o Desenvolvimento Sustentável
Classficação
Nível teórico
Data
2023
Título do Períodico
GESTO-Debate
ISSN
2595-3109
Página(s)/e-location
129-142
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Campo Grande, MS
24
6
jan./dez.
24
6
jan./dez.
Coleções
Resumo
O objetivo deste artigo é apresentar uma crítica à noção de desenvolvimento sustentável a partir da conexão entre a educação, a questão ambiental e a perspectiva territorial nos estudos decoloniais, principalmente com a revisão de literatura sobre ecologia política e educação ambiental crítica e as reflexões de Arturo Escobar. Essas abordagens, aliadas a pesquisa etnográfica, possibilitam evidenciar o protagonismo das comunidades e das redes de atores locais na defesa dos seus territórios, bem como na construção de uma “ecologia de práticas". Ou seja, a valorização, a criação e a coexistência de práticas científicas com a promoção dos conhecimentos locais para articulação de diferentes mundos, humanos e não-humanos. Além disso, os processos educativos empreendidos pelas comunidades que defendem o local enfatizam direitos fundamentais, como a identidade, o território, e as suas próprias visões de (des)envolvimentos e de autonomia política.
The aim of this article is to present a critique of the notion of sustainable development from the connection between education, the environmental issue and the territorial perspective in decolonialstudies, mainly with a literature review on political ecology and critical environmental education and the reflections of Arturo Escobar . These pathways, combined with ethnographic research, make it possible to highlight the protagonism of communities and networks of local actors in the defense of their territories, as well as in the construction of an “ecology of practices”. That is, the valuation, creation and coexistence of practices In addition, the educational processes undertaken by communities thatdefend the place emphasize fundamental rights, such as identity, territory, and their own visions of development and autonomy policy.
The aim of this article is to present a critique of the notion of sustainable development from the connection between education, the environmental issue and the territorial perspective in decolonialstudies, mainly with a literature review on political ecology and critical environmental education and the reflections of Arturo Escobar . These pathways, combined with ethnographic research, make it possible to highlight the protagonism of communities and networks of local actors in the defense of their territories, as well as in the construction of an “ecology of practices”. That is, the valuation, creation and coexistence of practices In addition, the educational processes undertaken by communities thatdefend the place emphasize fundamental rights, such as identity, territory, and their own visions of development and autonomy policy.
Descrição
Palavras-chave
Educação ambiental crítica, Desenvolvimento, Sustentabilidade, Território, Pensamento decolonial, Critical environmental education, Development, Sustainability, Territory, Decolonial thinking
Citação
ORNELAS, Gabriel Mattos ; CARVALHO, Isabel Cristina de Moura. Educação, terrritório e sustentabilidade: uma crítica ao desenvolvimento a partir do pensamento decolonia. GESTO-Debate, Campo Grande, MS, v. 24, n. 6, p. 129-142, jan/dez. 2023. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/18996/13245. Acesso em: 2024-04-22