Agência e autonomia: construção coletiva de conhecimento sobre as diferenças sociais com base em sexo e gênero
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Tipo
Artigos
Classficação
Nível técnico
Data
2023
Título do Períodico
Pro-Posições
ISSN
1980-6248
Página(s)/e-location
e20210056
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Campinas, SP
34
34
Coleções
Resumo
Este ensaio foi elaborado dentro de uma perspectiva ativa de produção do conhecimento, a partir de uma metodologia adaptada da Aprendizagem Baseada em Problemas. O objetivo foi analisar coletiva e interdisciplinarmente a noção classificatória em torno do gênero. Foram consultadas 103 bibliografias, discutidas por 24 estudantes em Saúde Coletiva e elaborada uma síntese sobre as investigações e as experiências individuais e coletivas das discentes e do docente sobre a temática. Esta experiência pedagógica permitiu compreender a potência da linguagem na função de manter ou subverter estruturas hegemônicas. Concluiu-se que as construções e as fixações de identidades com base em práticas altamente reguladas com relação ao sexo e ao gênero reduzem as multiplicidades possíveis de ser e estar no mundo.
This essay was developed based on an active perspective of knowledge production adapted from the problem-based learning (PBL) methodology. It sought to collectively and interdisciplinarily analyze the categories of sex and gender. A total of 103 references were consulted, discussed by 24 students in Collective Health. A theoretical synthesis was elaborated about the individual and collective investigations and experiences of the students and professor regarding the topic. This pedagogical experience allowed us to understand the power of language has in maintaining or subverting hegemonic structures. In conclusion, the constructions and fixations of identities based on highly regulated sex/gender practices reduce the possible multiplicities of being in the world.
Este ensayo fue elaborado dentro de una perspectiva activa de producción de conocimiento a partir de la metodología adaptada de Aprendizaje Basado en Problemas (ABP). El objetivo fue analizar colectiva e interdisciplinariamente la noción clasificatoria en torno al sexo/género. Se consultaron 103 bibliografías, discutidas por 24 estudiantes en Salud Colectiva. Se elaboró un análisis sobre las investigaciones y experiencias de los estudiantes y el docente sobre el tema. Esta experiencia pedagógica nos permitió comprender el poder del lenguaje en mantener o subvertir las estructuras hegemónicas. Concluimos que las construcciones y fijaciones de identidades basadas en prácticas altamente reguladas relacionadas con el sexo/género reducen las posibles multiplicidades de ser y estar en el mundo.
This essay was developed based on an active perspective of knowledge production adapted from the problem-based learning (PBL) methodology. It sought to collectively and interdisciplinarily analyze the categories of sex and gender. A total of 103 references were consulted, discussed by 24 students in Collective Health. A theoretical synthesis was elaborated about the individual and collective investigations and experiences of the students and professor regarding the topic. This pedagogical experience allowed us to understand the power of language has in maintaining or subverting hegemonic structures. In conclusion, the constructions and fixations of identities based on highly regulated sex/gender practices reduce the possible multiplicities of being in the world.
Este ensayo fue elaborado dentro de una perspectiva activa de producción de conocimiento a partir de la metodología adaptada de Aprendizaje Basado en Problemas (ABP). El objetivo fue analizar colectiva e interdisciplinariamente la noción clasificatoria en torno al sexo/género. Se consultaron 103 bibliografías, discutidas por 24 estudiantes en Salud Colectiva. Se elaboró un análisis sobre las investigaciones y experiencias de los estudiantes y el docente sobre el tema. Esta experiencia pedagógica nos permitió comprender el poder del lenguaje en mantener o subvertir las estructuras hegemónicas. Concluimos que las construcciones y fijaciones de identidades basadas en prácticas altamente reguladas relacionadas con el sexo/género reducen las posibles multiplicidades de ser y estar en el mundo.
Descrição
Palavras-chave
Aprendizagem baseada em problemas, Educação superior, Saúde, Relações de gênero, Problem-based learning, Higher education, Health, Gender relations, Aprendizaje basado en problemas, Educación superior, Salud, Relaciones de género
Citação
LIPARINI-PEREIRA, Flávia ; CAICEDO-ROA, Mônica ; MARÇON, Luana ; BARROS, Nelson Filice de. Agência e autonomia: construção coletiva de conhecimento sobre as diferenças sociais com base em sexo e gênero. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 34, p. e20210056. 2023. https://doi.org/10.1590/1980-6248-2021-0056. Acesso em: 2024-04-19