Sem Aspas
URI Permanente para esta coleção
A revista Sem Aspas é uma publicação contínua do Departamento de Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Faculdade de Ciências e Letras, FCLAr/Unesp. A gestão técnica, editorial e executiva é de responsabilidade da FCLAr e dos seus editores.
Descrição
Navegar
Navegando Sem Aspas por Título
Agora exibindo 1 - 20 de 144
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA alienação e o humanismo retratados na figura dos personagens Paulo Honório e Madalena na obra São Bernardo, de Graciliano Ramos(2014) ZAWASKI, Tatiane PeresSão Bernardo é considerado um romance histórico demarcado pelas transformações sociais ocorridas no ano de 1934. A sociedade, na época, sofria com inquietações e perdas. O presente artigo objetiva analisar a trajetória do protagonista da referida obra, Paulo Honório.
- ItemA análise da construção do suicídio através da narrativa de um amor impossível na obra Os sofrimentos do jovem Werther, de Goethe(2015) PEREIRA, Claudemir CarlosEste trabalho foi elaborado de acordo com as leituras de textos sugeridos e pelas aulas assistidas na disciplina Introdução de Estudos de Literatura e Filosofia cujo objetivo era a análise da construção do suicídio através das cartas e do sofrimento do personagem Werther, revelando a impossibilidade de concretizar o seu ideal romântico de amor pela jovem Charlotte.
- ItemA arte como forma de expressão social e religiosidade: análise antropológica da obra "Criança Morta"(2018) COSTA, Otávio Barduzzi Rodrigues da; AMBRÓSIO, Eva AparecidaExatamente no momento em que ocorre a urbanização no Brasil, quando as pessoas saem do campo para a cidade em ritmo frenético rumo às linhas de montagens das fábricas, surge o modernismo, ou seja, o movimento revolucionário expressionista que foi considerado o momento da transformação da arte.
- ItemA construção das identidades nas sociedades multiculturais: pensando as aproximações entre conceitos do pós-colonialismo e a escritora Chimamanda Ngozi Adichie(2018) MARQUES, Nara ElizaPensar a construção das identidades na contemporaneidade não se limita mais em pensar estruturas engessadas nos tradicionalismos arcaicos e binários. Essa construção, hoje, nos propõe relações cada vez mais complexificadas e alargadas, atomizadas principalmente pelas possibilidades de trânsitos tanto físico/geográfico como de contato e informações.
- ItemA construção de uma nação: entre a conservação e a mudança no século XX brasileiro(2018) SILVA, Laura Gabrieli Pereira da; OLIVEIRA, Fabricio Henrique deEste artigo visa estudar a contradição entre as teorias racialistas do final do século XIX e o anseio da década de 30 em construir um Estado-Nação moderno e com o desenvolvimento capitalista autônomo. Em outras palavras, o presente trabalho analisará as dificuldades de pensar o Estado moderno em um país que havia sido impregnado por teorias racialistas que não só condenavam a possibilidade do desenvolvimento como também versavam especificamente sobre a população brasileira.
- ItemA deseducação obrigatória, por Paul Goodman(2017) FORTUNADO, Ivan; CUNHA, Carolina RodriguesEste artigo, escrito na forma de ensaio, busca recuperar elementos que ajudam a refletir o modo massificador sobre o qual tende a operar a educação escolar. Especificamente, assenta-se sobre as ideias de um livro norte-americano, publicado por Paul Goodman na década de 1960, chamado “deseducação obrigatória”.
- ItemA etnomusicologia sob um olhar contemporâneo(2018) SILVA, Jonathan LambertO presente artigo tem por objetivo fazer uma discussão sobre o desenvolvimento da área da etnomusicologia através de trabalhos como o de Tiago de Oliveira Pinto e Rafael José de Menezes Bastos tendo em vista o olhar antropológico que permeia as discussões contemporâneas sobre sistema global e cultura local.
- ItemA experiência democrática de Anísio Teixeira: o projeto do Centro Educacional Carneiro Ribeiro(2020) TEIXEIRA, Lucas SilvaAnísio Teixeira faz parte do grupo de educadores brasileiros que se propuseram a pensar a educação no Brasil e a praticá-la em sua vida pública. Em contato com a filosofia pedagógica de John Dewey, Anísio baseou seu pensamento e expandiu-o, adaptando-o para a realidade e necessidades da sociedade brasileira.
- ItemA guerra dos tronos: Elisabeth e Mary Stuart(2013) SILVEIRA, José Renato Ferraz da; BARBOSA, Juliana GraffunderPor meio de pesquisa bibliográfica, o presente artigo busca analisar o tempo histórico da rainha Elisabeth no que concerne, em específico, ao embate com a rainha escocesa Mary Stuart. Foram selecionados — como recortes para análise — os conflitos, os paradoxos e as tensões que perpassam a busca pela legalidade e pela legitimidade.
- ItemA guerra: um fato social ligado à natureza humana, ao medo e às desilusões(2012) GIMENES, Rafael NegriEste artigo propõe uma refl exão sociológica sobre a relação entre a guerra e o homem pela ótica de dois fatores que a impulsionam: a natureza humana e o medo; e por um fator que é desencadeado pela guerra: a desilusão.
- ItemA imagem do negro no futebol brasileiro: retratos do período entre copas (1938-1958)(2019) AZEVEDO, ViníciusO presente artigo pretende abordar, ainda que de maneira breve, a construção da imagem do negro no futebol brasileiro sob o contexto das Copas do Mundo do período de 1938 a 1958.
- ItemA incoerência na formação do estado iugoslavo: um “diálogo” com a obra Nações e Nacionalismo de Eric J. Hobsbawm(2013) DECRESCI, SamuelO presente artigo tem por objetivo refletir sobre os critérios e parâmetros que norteavam as instituições e intelectualidades políticas internacionais na confecção ou idealização dos postulantes a Estados nacionais ao longo do final do século XIX e início do XX.
- ItemA influência da tecnologia educacional para o âmbito do trabalho(2014) SEGANTIM, Wendy SuzanO presente estudo procura fomentar uma discussão acerca da incorporação das tecnologias no panorama educacional e sua conseqüente repercussão para o âmbito do trabalho; aludindo, para isso, o processo de globalização, que propiciou a inserção dessas novas tecnologias como via de desenvolvimento econômico, ratificando, sobretudo, a ideologia e a lógica capitalista vigente.
- ItemA metamorfose do estado: a transição da lógica social para a penal em Loïc Wacquant(2020) MOURA, Paulo José de Carvalho; VIEIRA, Mateus TobiasO presente artigo tem por objetivo discorrer sobre o declínio do Estado-Providência e a emergência do Estado Penal a partir da revisão bibliográfica da tese desenvolvida por Loïc Wacquant (2001; 2003; 2008; 2015).
- ItemA presa e a mãe: representações sociais no universo prisional(2017) SILVÉRIO, Raissa Lemos; SANTOS FILHO, José dos ReisO artigo busca problematizar o exercício da maternidade nas prisões brasileiras a partir da contradição das representações sociais que cercam essas mulheres – a presa e a mãe.
- ItemA reinvenção da emancipação social e a experiência venezuelana(2012) RIBEIRO, Renato FerreiraA emancipação social constitui-se, desde o século XVIII, como um objetivo do pensamento ocidental moderno que seria alcançado através do uso da razão. No entanto, desde que os projetos modernos, na busca pela emancipação, foram capazes de gerar as catástrofes das Guerras Mundiais e do Socialismo Soviético e que o Capitalismo, enquanto “alternativa vencedora”, não é capaz de distribuir o progresso que promete, a racionalidade moderna ocidental se encontra em profunda crise.
- ItemA retórica despolitizante da corrupção e a dialética da grande e pequena política: uma narrativa sobre o espetáculo neoliberal(2018) FERREIRA, Fernanda Abi-Chahin de OliveiraO objetivo deste artigo é abordar o caráter despolitizante da retórica da corrupção e como esta é um verdadeiro fenômeno da substancialização hegemônica da pequena política na realidade neoliberal brasileira.
- ItemA teoria da estruturação de Anthony Giddens: uma breve leitura de algumas influências advindas da literatura sociológica(2014) ALMEIDA, Tailon RodriguesO presente artigo tem o propósito de realizar uma leitura sobre a teoria da estruturação de Anthony Giddens de modo a identificar alguns pontos de influência da literatura sociológica - desenvolvida até então - sobre sua teoria.
- ItemA virada antropológica: o retorno do sujeito e da história(2018) CHAMMA, Letícia NegrãoA ênfase no campo representacional e a transposição da virada linguística estrutural para a antropologia abriram espaço para novas categorias e novas reflexões na disciplina, que questionam agora não só a possibilidade de uma objetividade total, mas sua própria concepção de representação.
- ItemAbertura política e redemocratização brasileira: entre o moderno-conservador e uma “nova sociedade civil"(2013) SEINO, Eduardo; ALGARVE, Giovana; GOBBO, José CarlosEste artigo se inicia com a interpretação de Werneck Vianna sobre como a nossa “revolução passiva” e a lógica do “conservar-mudando” são importantes chaves explicativas que se estendem na história política brasileira. A retomada deste sociólogo concede conceitos tal qual revive categorias de outros momentos históricos adequáveis ao nosso contexto.