Sem Aspas
URI Permanente para esta coleção
A revista Sem Aspas é uma publicação contínua do Departamento de Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Faculdade de Ciências e Letras, FCLAr/Unesp. A gestão técnica, editorial e executiva é de responsabilidade da FCLAr e dos seus editores.
Descrição
Navegar
Navegando Sem Aspas por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 20 de 144
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA guerra: um fato social ligado à natureza humana, ao medo e às desilusões(2012) GIMENES, Rafael NegriEste artigo propõe uma refl exão sociológica sobre a relação entre a guerra e o homem pela ótica de dois fatores que a impulsionam: a natureza humana e o medo; e por um fator que é desencadeado pela guerra: a desilusão.
- ItemApresentação(2012)
- ItemCidadania, paridade de participação e o modelo de análise tridimensional de Nancy Fraser(2012) CARDOSO, Fábio Luiz LopesEste artigo procurará retratar de formar sintética a elaboração teórica da cientista política americana Nancy Fraser a respeito de seu modelo tridimensional de análise (reconhecimento, redistribuição e paridade de participação) como forma de intervenção prática e teórica nos debates sobre o reconhecimento e na forma de atuação dos chamados novos movimentos sociais.
- ItemO "Coronel Sydnei": trajetória de um empresário negro em Curitiba desde os anos 50(2012) ALVES, Benno WarkenNeste artigo analisamos a trajetória do militar, político e empresário Sydnei Lima Santos, negro nascido no Rio de Janeiro que teceu boa parte da sua história em Curitiba.
- ItemA reinvenção da emancipação social e a experiência venezuelana(2012) RIBEIRO, Renato FerreiraA emancipação social constitui-se, desde o século XVIII, como um objetivo do pensamento ocidental moderno que seria alcançado através do uso da razão. No entanto, desde que os projetos modernos, na busca pela emancipação, foram capazes de gerar as catástrofes das Guerras Mundiais e do Socialismo Soviético e que o Capitalismo, enquanto “alternativa vencedora”, não é capaz de distribuir o progresso que promete, a racionalidade moderna ocidental se encontra em profunda crise.
- ItemFetichismo da mercadoria e fetichismo da subjetividade: uma análise comparativa na obra de Zigmunt Bauman(2012) MEUCCI, Isabella Duarte PintoA obra de Zigmunt Bauman apresenta uma diversidade de temas e abordagens que não se prendem a fronteiras disciplinares na busca da compreensão da complexidade humana. Nesse contexto, os conceitos presentes nas obras mais recentes visam à análise da pós-modernidade, que Bauman prefere chamar de “modernidade líquida”.
- ItemO ciberespaço e o indivíduo: uma síntese possível?(2012) CANELLA, MuriloEste trabalho intenta traçar um panorama da sociedade “líquido-moderna” no que tange às relações de extrema cambialidade e neologismo existentes entre as formas de associação instauradas a partir da “modernidade sólida”. Tenta demonstrar a correlação entre a fragmentação da tradição e a emergência de novos valores que, em seu embate direto, legaram à humanidade uma era de novas signifi cações e seus permanentes processos.
- ItemPerigosa relação: cavalheirismo e machismo através de um olhar sobre o romance de Laclos(2012) SILVA, Juliana Carneiro daFruto de pesquisa de iniciação científica, o presente artigo parte da interpretação hermenêutica do romance de Choderlos de Laclos (Relações Perigosas, 1971) e de sua adaptação fílmica (Ligações Perigosas, Stephen Frears, 1988) em busca de lançar um novo olhar sobre as fi guras masculinas do cavalheiro e do machista, entendo-os como movimentos que se aproximam, coabitam, se interpenetram e infl uenciam, confi gurando o cavalheirismo uma forma de mudar para permanecer em relação ao machismo.
- Item"Pátria ou morte": a revolução cubana e a crise dos anos 1990(2012) BRITO, Julian AraujoO objetivo deste artigo é analisar as condições da sobrevivência do regime político cubano a partir do fi m da guerra fria, durante o chamado “Período Especial”. O desmoronamento do campo socialista entre 1989 e1991 certamente representou uma infl exão nos rumos da Revolução Cubana e precipitou uma crise econômica de grandes proporções, colocando em risco a própria continuidade do regime revolucionário.
- ItemVida para consumo: a transformação de pessoas em mercadoria (Zygmunt Bauman)(2012) GERBASI, Vinicius Aleixo
- ItemO pensamento selvagem e a psicologia infantil: novas abordagens a partir do diálogo de Caude Lévi-Strauss e Maurice Merleau-Ponty(2012) LISBOA, Paulo Victor AlbertoniAs noções de “lógico”, “não-lógico” e “pré-lógico” supõem um entendimento a respeito do que é a racionalidade ou dos critérios que permitem afi rmar o que é racionalmente inteligível. A etnologia e a fenomenologia, tendo em vista o diálogo de Claude Lévi-Strauss e Maurice Merleau-Ponty, têm em comum o alargamento da noção de “racional” ou de “razão” na medida em que ambos tornam inteligíveis determinados procedimentos lógicos antes não apreensíveis em si mesmos.
- ItemZygmunt Bauman: a sociedade contemporânea e a sociologia na modernidade líquida(2012) OLIVEIRA, Larissa Pascutti deO objetivo deste trabalho é fazer uma breve análise das ideias do sociólogo contemporâneo Zigmunt Bauman sobre as mudanças ocorridas na sociedade após o advento da modernidade até atingir a condição atual, à luz das Ciências Sociais e suas perspectivas. A partir da abordagem fenomenológico-hermêneutica, procurou-se caracterizar as circunstâncias da passagem da modernidade sólida para a líquida e suas implicações na economia e cultura do século XXI.
- ItemReavivamento religioso e a busca por um sentido da religiosidade na modernidade radicalizada(2012) BOARETTO, Antonio Carlos de OliveiraO presente artigo centra-se na tentativa de problematizar o papel social que assume a fi gura do diabo na esfera ético-religiosa da Igreja Universal.
- ItemPreservação do patrimônio cultural e valorização da memória local: um desafio contemporâneo para a gestão municipal(2013) SORENSEN, SheivaTendo em vista a necessidade de proteção e preservação que os patrimônios histórico-culturais demandam e a estreita relação destes com a constituição da memória social de um dado local, nossa temática são os desafios e as dificuldades dos pequenos municípios na consideração de suas responsabilidades no que se refere à preservação do patrimônio cultural local.
- ItemSociologia ou biografia? Bauman sob a perspectiva de seus intérpretes(2013) ABREU, Cleto Junior P. deO artigo procura retomar criticamente estudos dedicados ao pensamento de Zygmunt Bauman, sociólogo polonês contemporâneo, a fim de apreender seu significado no contexto geral de produção e difusão das obras do autor.
- ItemAs situações de violência nos espaços das escolas: a voz dos alunos(2013) DARIDO, Maíra; SANTOS FILHO, José dos ReisO seguinte artigo buscou delinear as situações de violência e vulnerabilidade enfrentadas pelos jovens nas escolas. Para a compreensão do cenário de transposição da violência cotidiana para os espaços das escolas tornou-se fundamental a análise do fenômeno por uma nova percepção, sob a voz dos alunos.
- ItemA incoerência na formação do estado iugoslavo: um “diálogo” com a obra Nações e Nacionalismo de Eric J. Hobsbawm(2013) DECRESCI, SamuelO presente artigo tem por objetivo refletir sobre os critérios e parâmetros que norteavam as instituições e intelectualidades políticas internacionais na confecção ou idealização dos postulantes a Estados nacionais ao longo do final do século XIX e início do XX.
- ItemEm busca do elo perdido: solidariedade em um mundo pós-moderno(2013) COMIM, Daniela CristinaEste artigo tem por objetivo analisar de que maneira as mudanças ocasionadas pela modernidade e pela pós-modernidade refletiram na forma como os indivíduos se relacionam.
- ItemO olhar europeu ocidental sobre o outro: um paradigma da ciência(2013) SANTOS, Jéssica Fernandes Maia dosPartindo das obras O pensamento selvagem e O totemismo hoje de Levi-Strauss e Orientalismo de Edward Said, o presente artigo tem por objetivo propor uma reflexão acerca do pensamento europeu histórico sobre a alteridade, como foi constituído, e ainda permanece sendo um paradigma da ciência.