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Navegando Edubase por Assunto "(Auto)biographical narratives"
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- ItemAs experiências nas práticas curriculares de professoras: águas carregadas em peneiras do tempo(2022) AZEVEDO, Ana Priscila De Lima Araújo; ALMEIDA, Lucinalva Andrade Ataíde deO artigo intitulado “As experiências nas práticas curriculares de professoras: águas carregadas em peneiras do tempo” se insere no campo de discussões sobre currículo e práticas curriculares, em que, partimos da indagação: como as vivências de professoras egressas de uma universidade pública no agreste pernambucano se configuram como memórias e são trazidas à tona por meio da construção de documentos pessoais e (auto)narrativos. Assim, tivemos como objetivo compreender como as práticas curriculares de docentes se constituem enquanto experiências que podem representar uma desestabilização às prescrições curriculares hegemonizadas. Tivemos o auxílio de estudos sobre memórias de professores (Moraes, 2015) bem como traçamos essa discussão em movimento com a noção de experiência, a partir dos estudos de Derrida, como uma travessia e não como algo que se possa portar. Desta forma no percurso teórico-metodológico fizemos uso da escrita (auto)biográfica usando como fontes de construção de dados, uma escrita (auto)referencial, a partir da construção de documentos pessoais. Assim, tivemos como resultado a possibilidade de apreender as experiências enquanto um movimento não estático e apenas ligado ao acúmulo temporal, mas que se constituem como traços do vivido, estes traços perpassam as práticas curriculares docentes e estão presentes não só nos modos de desenvolvimento da aula como também perpassam de maneira privilegiada os processos formativos das colaboradoras da pesquisa.
- ItemNarrativas (auto)biográficas de uma professora da Educação Básica: contribuições do drama para o desenvolvimento docente1(2023) FERRARESE, Elaine da Silveira Ribeiro; FERREIRA, Luciana Haddad; PUCCI, Renata Helena PinEste artigo apresenta resultado de pesquisa de Doutorado e tem como tema a formação docente. Tomamos como eixo reflexivo oito narrativas, tecidas durante a atuação da professora-pesquisadora em uma escola pública municipal. A pesquisa narrativa (auto)biográfica foi condutora de toda a investigação e utilizada como fonte de dados, como recurso literário e como modo de produção de conhecimento. O caminho metodológico foi marcado pela escrita das próprias experiências vividas, sobre as quais nos debruçamos na tentativa de localizar, nas palavras da professora, os eventos que se anunciam como dramáticos. Buscamos, ainda, os sinais e os indícios de aprendizado diante desses eventos, de modo a relacionar tais vivências ao possível desenvolvimento da personalidade consciente da professora. Assim, ancoramo-nos na teoria histórico-cultural e na noção do drama vigotskiano, que teve lugar central na produção e na compreensão das narrativas. O paradigma indiciário, desenvolvido por Carlo Ginzburg, contribuiu para a organização do material empírico a fim de buscarmos os sinais e os indícios que se revelaram nas narrativas. Dentre os achados da pesquisa, destacamos a compreensão de que o drama é direcionador do desenvolvimento e que a professora, ao narrar o que vive, expressa as tensões do cotidiano e de suas condições sociais e culturais em busca de superação, adaptação e possibilidades outras em seu permanente processo de formação.