Linhas Críticas
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A revista Linhas Críticas, criada em 06 de julho de 1995 e sediada na Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB), é uma publicação contínua e anual (jan./dez.), direcionada a pesquisadores, professores e estudantes da área educacional para fomentar o debate, a reflexão e a divulgação de produção científica nos âmbitos nacional e internacional.
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- ItemA mudança do imaterial: a internet chegou, e agora?(2020) GIUSTINA, Caio Pinheiro DellaStefano Quintareli (italiano, empreendedor, ativista, ex-deputado da República Italiana) discute as mudanças sociais e econômicas que o advento do mundo virtual proporcionou à contemporaneidade. O autor rejeita a ideia de que o mundo virtual exista em oposição ao mundo real, por isso ele prefere chamar esse universo de imaterial. A obra também discorre sobre como as sociedades democráticas modernas estão pouco amparadas e preparadas para lidar com as mudanças que surgem a partir do imaterial. Frente a todas essas mudanças que o imaterial traz para as sociedades, há uma urgência de compreender os novos tipos de economia gerada pela imaterialidade, bem como identificar os desafios que hoje existem por conta dela.
- ItemApresentação: Dossiê - Educação Matemática(2019) MOREIRA, Geraldo EustáquioA organização do presente Dossiê Temático, da Revista Linhas Críticas da Universidade de Brasília - UnB, o qual tive a grata satisfação de ser o Editor Convidado, abordou a temática “Educação Matemática: Interlocuções entre o ensino, a aprendizagem e a formação do professor que ensina Matemática”.
- ItemApresentação: Dossiê - Narrativas, educação e saúde o sujeito na cidade(2018) SOUZA, Elizeu Clementino de; DELORY-MOMBERGER, ChristineNo domínio da pesquisa biográfica e autobiográfica as discussões sobre educação e saúde têm ganhando, cada vez mais, perspectivas diversas e interesse de pesquisadores de diferentes campos do conhecimento. Interessa-nos pensar relações possíveis entre narrativas, educação e saúde, a partir de modos como os sujeitos vivem os processos de adoecimento, como aprendem a viver com a doença e também, como, por meio das narrativas, potencializam formas de viver com a doença.
- ItemArte e educação integral na concepção histórico-crítica: uma entrevista com Demerval Saviani(2020) AMORIM, Rebeca; Ferri, CássiaEm 1976, Saviani afirmava que era lícito indagar se a ênfase na habilitação profissional é compatível com a formação integral do adolescente. Quase meio século depois, as questões relacionadas à formação integral voltam ao centro das discussões com as recentes reformas curriculares. Conhecido por defender a perspectiva histórico-crítica, Dermeval Saviani ressignifica a concepção de formação integral fundamentando-se em aspectos filosóficos coerentes com as necessidades concretas de seu tempo. Nesta entrevista, com o intuito de esclarecer um equívoco publicado, que o aponta como contrário à existência do componente “Arte” no currículo escolar, o autor apresenta seu posicionamento sobre a relevância da Arte no currículo para a formação humana integral, entre outras considerações importantes sobre as atuais reformas curriculares.
- ItemAs dimensões do ensino e da aprendizagem nos processos avaliativos do Ensino Superior(2019) TRAMONTINA, Carla CristinePensar a avaliação no Ensino Superior é fundamental para o desenvolvimento de uma prática pedagógica crítica e reflexiva. Nessa perspectiva, fica o desafio aos educadores e gestores que atuam no Ensino Superior de pensarem e implantarem processos avaliativos que contribuam para a autoformação dos sujeitos, possibilitando que esses sejam capazes de analisar, interpretar, relacionar, compreender e refletir sobre o seu próprio processo formativo. Além disso, cabe ao educador diversificar os instrumentos avaliativos de suas práticas, construindo processos de forma contínua durante o percurso formativo dos acadêmicos e com o intuito de perceber os conhecimentos por eles internalizados e, também, como uma forma de autoavaliar o seu próprio trabalho.
- ItemAssumir a infância e a educação como prioridades (apresentação)(2020) GOMES, Lisandra Ogg; VOLTARELLI, Monique AparecidaNos dias de hoje, que rosto o mundo das coisas tem voltado para as crianças? Que relações novas e incoerentes as crianças têm (re)estabelecido com o mundo e as pessoas? Que mundo as crianças têm formado que ainda não conhecemos? Esse mundo, das coisas e pessoas, assumiu a infância e a educação como prioridades?
- ItemCurrículo e Avaliação da Aprendizagem: Políticas e Práticas na sua relação com a Melhoria(2019) LEITE, Carlinda; FERNANDES, Preciosa; MARINHO, PauloPolíticas de educação e de avaliação das aprendizagens têm seguido distintos sentidos, embora, de um modo geral, todas justificadas para promoverem melhorias, face ao reconhecimento da complexidade que atravessa a sociedade em geral, e os sistemas educativos em particular. Neste contexto, o currículo e a avaliação têm sido sujeitos a mudanças que provocam tensões em muitos dos agentes educativos, tanto por contrariarem concepções existentes, quanto por implicarem novas formas de ação. Os processos exigidos convivem com conflitos paradigmáticos, forjados em dicotomias discursivas e conceituais pautadas por ordens e lógicas curriculares e de avaliação hegemônicas que pouco têm contribuído para a institucionalização de práticas promotoras de melhoria organizacional, profissional e das aprendizagens dos alunos.
- ItemDocência, tecnologias e sociedade neoliberal: um diálogo com o professor Acir Mário Karwoski(2020) OLIVEIRA, Evandro Salvador Alves de; CUNHA NETO, Júlio Henrique; MIRANDA NETO, Henrique Carivaldo de; CECÍLIO, SáluaNesta entrevista a temática que envolve educação, tecnologias e sociedade neoliberal é o ponto central de discussão e reflexão. O propósito é trazer à tona problematizações sobre as controvertidas relações entre educação e tecnologias na sociedade conduzida pelo capitalismo global e neoliberalismo, além de seus efeitos na produção de subjetividades. Dialogar sobre esse tema é bastante instigante porque, ao olhar a partir de outras dimensões (perspectiva crítica e dialética), é possível desconstruir aspectos instaurados na academia com pontos e contrapontos que oportunizam críticas e debates. Para aprofundar esse campo de conhecimento, foi entrevistado o docente Acir Mário Karwoski (A. M. K.), que se destaca no cenário nacional pelos legados e pelas inúmeras produções científicas que possui.
- ItemEditorial(2018) SOUZA, Rodrigo Matos deA escrita de um editorial para uma revista científica tem duas tradições bem distintas, a primeira mais próxima de uma apresentação, enumera o que foi feito naquele número, uma espécie de índice comentado que atrai poucos leitores, de leitura desagradável e redundante – o sumário já nos diz quais textos encontraremos ali e os resumos dos textos o que encontraremos neles – e uma segunda tradição que flerta com a defesa de uma tese, a provocação ao debate ou jogar luz sobre alguma questão sensível tratada ao longo da publicação. As duas tradições estão por todos os campos de conhecimento a servir de preâmbulo às mais diversas publicações. Também, poderia acrescentar a esta dupla um ensemble des idée das duas, também frequente, e que trabalha com ambas as necessidades editoriais – dizer algo e apresentar os textos publicados – com as dificuldades encontradas por todos os personagens híbridos: não cabe numa categoria, num gênero, é ao mesmo tempo de mais e de menos e, por final, sempre soa como algo estranho e feito para se cumprir uma praxe, uma tradição que nos tempos acelerados e hiperdispersivos que vivemos parece anacrônica. Digo isso apenas para que o caráter estranho desse editorial figure como um valor, já que, de fato, não restam dúvidas de seu lugar como patinho feio dos textos acadêmicos.
- ItemEditorial – Dossiê Ciência, Educação e Sociedade(2019) WATANABE, Graciella; GURGEL, IvãA ciência é um tema que comparece nos espaços acadêmicos, nas escolas e na sociedade em geral. A preocupação recorrente entre aqueles que atuam no ensino de ciências vêm da demanda em reconhecer seu papel enquanto saber privilegiado para compreender os problemas sociais e culturais atrelados aos problemas tecnológicos e ambientais que estão associados à sociedade contemporânea. Portanto, o dossiê Educação, Ciência e Sociedade se propõe a discutir com jovens pesquisadores e intelectuais reconhecidos no Brasil, Portugal e Espanha sobre como o saber científico pode ser apresentado nos contextos educacionais para construir uma sociedade mais reflexiva e comprometida com a ciência.
- ItemEntrevista com Monica Ribeiro da Silva: a contrarreforma do ensino médio(2019) TARTAGLIA, Leonara Margotto; SILVA, Erineusa Maria daA entrevista com a professora Monica Ribeiro da Silva reflexiona, no contexto após golpe jurídico-parlamentar e midiático, sobre o complexo processo de reformas, contrarreformas e formulação das políticas públicas para o ensino médio em andamento no governo de Michel Temer. O interesse desse trabalho foi dialogar sobre os problemas do ensino médio e refletir sobre as perspectivas que podemos vislumbrar relativas a essa etapa da educação básica no contexto das reformas atuais.
- ItemEtnografia crítica na pesquisa em educação: entrevista com o professor Jefferson Mainardes(2020) LIMA, Camila Bourguignon de; ROCHA, Angelo Eduardo; BOURGUIGNON, Jussara AyresSocializar reflexões sobre os elementos que compõe a Etnografia Crítica, enquanto metodologia de pesquisa, bem como os seus desafios é objetivo deste texto, que expõe entrevista realizada com o Professor Doutor Jefferson Mainardes, professor Associado do Departamento e do Programa de Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Pesquisador de expressão na área de educação apresenta uma trajetória profissional e acadêmica comprometida com a formação crítica de professores e com a pesquisa científica. A entrevista aponta o potencial da Etnografia Crítica no processo de formação de pesquisadores que buscam alternativas para desenvolver pesquisas organicamente vinculadas às suas práticas profissionais no âmbito das políticas públicas. É neste espaço interventivo que a pesquisa pode ser recurso para garantir voz à cidadã e ao cidadão, que vivenciam em seu cotidiano múltiplas expressões da questão social.
- ItemFragmentos cotidianos: infâncias em foco(2020) TRAVASSOS, Sônia Maria Milone de FreitasO livro “Infância Crônica” (2019), foi escrito por integrantes do Grupo de Pesquisa Infância e Cultura Contemporânea, ao longo do desenvolvimento do projeto “Fisionomias da infância: experiências cotidianas, alteridades e deslocamentos”, da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Organizado por Rita Ribes e Raíza Venas, apresenta 35 crônicas que focalizam crianças no mundo contemporâneo e suas relações com a cultura, com a cidade, com seus pares e com adultos.
- ItemParticipação social das crianças diante de cenários de crise: uma conversa com Maria Letícia Nascimento(2020) VOLTARELLI, Monique Aparecida; GOMES, Lisandra OggMaria Letícia Barros Pedroso Nascimento é professora livre docente da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), pela qual se graduou em pedagogia e fez mestrado e doutorado em educação. Em 2014 concluiu seu pós-doutorado no campo da sociologia da infância na University of Sussex, UK. Desde 2010 coordena o Grupo de Estudos e Pesquisa em Sociologia da Infância e Educação Infantil (GEPSI), vinculado à USP. Nesta entrevista, ocorrida em julho de 2020, tratamos da participação social das crianças diante deste cenário de crise, refletindo sobre os desafios, as tensões e os impactos para as crianças e o campo da infância.
- ItemProdução de conhecimento e atitude política: o princípio científico e educativo da pesquisa - Uma entrevista com Pedro Demo(2018) MENEZES, Eunice Andrade de OliveiraPedro Demo é um eminente educador e autor de referência na pesquisa educacional brasileira. Cursou filosofia na Faculdade dos Franciscanos, em Curitiba (1961-1963), e realizou seu doutoramento em Sociologia na Universidade de Saarbrücken, na Alemanha (1967-1971), recebendo, inclusive, prêmio por sua tese, publicada em alemão, em 1973, pela Editora Anton Hain, Meisenheim. É professor emérito da Universidade de Brasília (UnB), além de conferencista e autor de inúmeros livros, por exemplo, Pesquisa e Construção do Conhecimento e Metodologia do Conhecimento Científico, lançados pela Editora Tempo Brasileiro, Educar pela Pesquisa e Avaliação Qualitativa, pela Autores Associados, Pesquisa: Princípio Científico e Educativo, pela Cortez, Aprender como autor e Ciência Rebelde, pela Atlas Editora, dentre outros.
- ItemUma introdução à Didática Desenvolvimental soviética e suas diferentes interpretações no âmbito Latino-americano (Brasil, Cuba e México)(2018) PUENTES, Roberto Valdés; LONGAREZI, Andréa MaturanoTradicionalmente, a ciência Didática tem vivido um movimento pendular e perverso que se estende para os dias de hoje. Pendular, por privilegiar umas vezes o conteúdo em detrimento dos métodos ou os métodos em prejuízo do conteúdo; outras, por valorizar o ensino em lugar da aprendizagem ou a aprendizagem em lugar do ensino. Perverso em ambos os casos porque a Didática ou se esqueceu do sujeito do processo ou não levou em consideração seu desenvolvimento psíquico e subjetivo