Navegando por Autor "SOUZA, Elizeu Clementino de"
Agora exibindo 1 - 11 de 11
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemApresentação(2016) SOUZA, Elizeu Clementino de; ALVES, LynnHistoricamente, as áreas de educação e saúde vêm sendo fragilizadas por políti-cas, especialmente as salariais, por infraestruturas deficientes, condições de trabalho inadequadas, bem como por processos de formação que não atendem as demandas dos profissionais que escolheram atuar nestes segmentos nem, principalmente, da população que se beneficia dos serviços que são prestados por estes profissionais. E o pior, pela incompreensão da comunidade e da mídia deste contexto, a exemplo do que ocorreu recentemente no dia 27/07/16, em uma das seções da Revista Veja, quando Claudio de Moura Castro1 questionava se o professor ganhava mal. O senhor Castro, neste diálogo, desinforma totalmente a população, com pontos e argumentos que não se sustentam e são incoerentes, mas que para um leitor desaviado passam como verdade. Nessa linha tênue entre o que a mídia informa e o que é a verdade, os profissionais das áreas de educação e saúde, muitas vezes, são colocados como vilões, pois as análises são simplistas e descontextualizadas, desconsiderando o percurso, o esforço e o desejo dos profissionais e pesquisadores destas áreas de fazer a diferença em um contexto inóspito.
- ItemApresentação(2018) OLIVEIRA, Dalila Andrade; SOUZA, Elizeu Clementino deDossiê Políticas de educação e reestruturação da profissão docenteque publi-camos na Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, parte de ação da pesquisa financiada pelo Edital 004/2015 – Cooperação Internacional da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB), e busca socializar, em perspectiva comparada, a transformação da ação pública no campo educacional e seus efeitos sobre a configuração do trabalho e da profissão docente no Brasil, Argentina, Chile, França, Portugal e Espanha. O intuito é explorar as dinâmicas internas relacionadas com novos modos de compromisso e concepções de trabalho, assim como analisar os modelos de reforma e profissões que circulam internacionalmente e compreender como eles vêm sendo reproblematizados e traduzidos nos distintos contextos nacionais. O eixo central do dossiê consiste em ampliar uma rede de cooperação ent re pesquisadores latino-americanos, franceses, portugueses e espanhóis que se dedicam ao estudo sobre os efeitos das polít ic as educativas na reestruturação da profissão docente frente aos processos de globalização que têm determinado, cada vez mais, a agenda internacional para a educação. Este projeto tem como propósito o estudo sobre os efeitos das políticas educativas na reestruturação da profissão docente no contexto dos processos de regulação transnacional da educação.
- ItemApresentação: Dossiê - Narrativas, educação e saúde o sujeito na cidade(2018) SOUZA, Elizeu Clementino de; DELORY-MOMBERGER, ChristineNo domínio da pesquisa biográfica e autobiográfica as discussões sobre educação e saúde têm ganhando, cada vez mais, perspectivas diversas e interesse de pesquisadores de diferentes campos do conhecimento. Interessa-nos pensar relações possíveis entre narrativas, educação e saúde, a partir de modos como os sujeitos vivem os processos de adoecimento, como aprendem a viver com a doença e também, como, por meio das narrativas, potencializam formas de viver com a doença.
- ItemEditorial(2017) COSTA, Lívia Fialho; SOUZA, Elizeu Clementino deO entendimento das possíveis relações entre Música e Educação, neste dossiê, nos convida à reflexão acerca do pluriculturalismo e da interdisciplinaridade. A discussão torna-se ainda mais relevante porque repousa sobre a compreensão de campos episte-mológicos e práticas sociais voltadas para a formação do ser humano: uma formação que, enquanto expectativa da contemporaneidade, deve estar atenta à diversidade cultural. Os artigos aqui reunidos são um estímulo à observação acerca do diálogo entre os saberes envolvidos nessas áreas. O reconhecimento e a pressuposição de que se trata de uma relação entre culturas nos conduz ao caminho de uma abordagem interdisciplinar. Tanto o campo da Música quanto o da Educação constituem-se em práticas. A re-flexão sobre as práticas provoca o conhecimento sobre as outras dimensões envolvidas em cada um dos campos, quais sejam os aspectos históricos, sociais, econômicos, políticos, culturais, religiosos, seus impactos e o poder de transformação proveniente da partilha de conhecimentos e formação dos atores sociais. A interdisciplinaridade possibilita aproximações entre as disciplinas entre si, e é neste sentido que os conteúdos interagem como forma de ampliação e interação entre conhecimentos, promovendo recursos inovadores para processos de aprendizagem numa sociedade complexa, multi e pluricultural. Os modos de produzir a ciência e de apreender a realidade es-tão na base da emergência da interdisciplinaridade, processo que se constrói pouco a pouco a partir dos anos 1940 e se consolida, a partir daí, em diferentes momentos, nas diversas disciplinas. A abertura das fronteiras entre as disciplinas e o convite à colaboração conceitual interdisciplinar reverbera, na Educação, nas formas de ensinar na escola e no desenvolvimento de competências para lidar com a diversidade cultu-ral. Ao mesmo tempo, a interdisciplinaridade constitui-se um recurso metodológico que se amplia, sobretudo, com os Parâmetros Curriculares Nacionais, vez que é um dos instrumentos contemporâneos que tem provocado na Educação novos modos de conhecimento crítico aplicado.
- ItemEditorial(2016) SOUZA, Elizeu Clementino de; COSTA, Lívia FialhoAs discussões construídas na sociedade brasileira após a promulgação da Constituição Federal de 1998, e também com a aprovação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, nº 9.394/96, impactam no campo educacional em diversas questões relacionadas à reconfiguração e reorganização do sistema educacional. As disposições sobre educação e diversidade ganharam maior visibilidade no contexto das reformas curriculares empre-endidas pelo Ministério da Educação, mas também a partir de diferentes mobilizações vividas cotidianamente pelos Movimentos Sociais, especialmente aqueles relacionados a questões étnico-raciais, de diversidade afetivo-sexual, da educação quilombola, da educação do campo, da educação indígena, da educação inclusiva, ganhando espaço e materialidade em documentos oficiais, tais como os Parâmetros Curriculares Nacionais, as Diretrizes Curriculares para Formação de Professores da Educação Infantil, do Ensino Fundamental, dos Parâmetros Curriculares em Ação, e, mais atualmente, nos grandes e constantes embates relacionados ao Plano Nacional de Educação, com reflexos nos Planos Estaduais e Municipais, no tocante a questões de gênero e de sexualidade.
- ItemExistir para resistir(2016) SOUZA, Elizeu Clementino deO texto discute articulações entre saúde e doença, tomando como objeto de investigação as aprendizagens biográficas que os sujeitos constroem sobre processos de adoecimento, especialmente em suas experiências com doenças crônicas, notadamente portadores do HIV/AIDS, através de narrativas de colaboradores publicadas na Revista Saber Viver, na Seção “Conte sua história”. Do ponto de vista teórico-metodológico, toma-se como método de investigação a pesquisa (auto)biográfica e, como fonte, narrativas de experiência desses sujeitos com o adoecimento, considerando-as como dispositivo de subjetivação, intermediado pelas palavras, com vistas a discutir aspectos conceituais sobre educação terapêutica do paciente, numa perspectiva que articula cuidado-saúde-doença. As análises das narrativas buscam depreender aprendizagens biográficas e modos como os sujeitos narram suas experiências e dão sentido à doença, à saúde, aos tratamentos, aos preconceitos e às diferentes formas de enfrentamento da/sobre a doença, possibilitando analisar aprendizagens biográficas e modos como os sujeitos aprendem a (con)viver com a doença, a superar preconceitos e construir formas de enfrentamento da soropositividade.
- ItemMetamorforses do eu: estudantes rurais nas escolas urbanas(2015) SOUZA, Elizeu Clementino de; SOUZA, Hanilton Ribeiro de; ORRICO, Nanci RodriguesEmerging from the interlocution between the issues that mobilize us as researchers and the reflections on education, ruralities and ways of subjectivity raised within the research Project and educational innovation “Multigrade and teaching profession: differences, everyday school life and rites of passage”(GRAFHO / UNEB), the text systematized reflections on two subprojects that dialogue on metamorphoses that students from Bahia rural schools experience in the rite of passage for urban school, facing the expectations and challenges that young people experience in joining the city's schools, seeking to understand ways they experience this transition and recognize themselves as subjects of this process. To understand the referred dynamics, we support methodologically on the (auto) biographical approach, adopting the narrative interviews as research devices (SCHUTZE, 2010) and studies of Delory-Momberger (2012), Nóvoa and Finger (2014) and Souza( 2006, 2008, 2011a) from the systematization of theoretical principles on the (auto) biographical approach constructed by the authors. Likewise, the text takes as reference contributions from Souza(2011b, 2012) and Rios (2011a), regarding discussions of ruralities and multigrade and also in Guattari and Rolnik (1999), Foucault (1997) and Guattari (1993) in what concerns to discussions of subjectivity, biopolitics and ways of subjectivity in contemporary society. The results point to the need of new glances for pedagogicalpractices developed in urban schools, so that they have closer links with the rural identity of students and are more meaningful, promoting an emancipatory education, beyond what the market dictates.
- ItemPost-it: Narrativas biográficas e doenças crônicas(2018) SOUZA, Elizeu Clementino deO texto analisa narrativas de colaboradores da Revista Saber Viver publicadas na seção ‘Conte sua história’, no que se refere ao HIV/Aids, ao discutir experiências com a doença, processos de aprendizagens biográficas e formas de enfrentamento para viverem com a cronicidade. Disposições teóricas da abordagem (auto)biográfica são mobilizadas para as análises das narrativas, como fonte de pesquisa, no que concerne à s experiências dos sujeitos com o adoecimento. Discute-se questões sobre processos de produção, circulação e recepção da revista, ao evidenciar rupturas e refigurações identitárias implicadas com a doença crônica, disposições construídas por cada sujeito para viver com o HIV/Aids e representações sobre a doença.
- ItemProva Brasil, IDEB e escolas rurais do território do Piemonte da Diamantina Bahia: regulação do trabalho docente na educação rural(2018) SOUZA, Elizeu Clementino de; PACHECO, Michael Daian RamosO artigo analisa a configuração da regulação do trabalho docente em escolas rurais do Território do Piemonte da Diamantina-Bahia, por meio da aplicação de avaliações externas em larga escala. Investigamos a disposição dos estabelecimentos de ensino da zona rural, do território destacado, na Prova Brasil em 2015 e refletimos sobre seus respectivos Índices de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Para isso, realizamos uma pesquisa com caráter documental nas bases de dados do Instituto Nacional de Pesquisa Educacional Anísio Teixeira (Inep). Nossos principais resultados foram: a) há uma maior participação na Prova Brasil 2015, proporcionalmente, de escolas urbanas que de escolas rurais; b) apenas 38% das escolas rurais do território investigado participaram da Prova Brasil 2015, contudo a disposição da participação no interior dos municípios é diversa e heterogênea; c) um terço das escolas rurais que participaram do exame não obtiveram nota de Ideb; d) um terço das unidades educacionais rurais avaliadas alcançaram a meta e outro um terço não alcançou e; e) nos anos iniciais do ensino fundamental o território apresenta uma disposição positiva no alcance do Ideb entre os anos de 2005 e 2017, contudo, nos anos finais do ensino fundamental será necessário uma maior atenção de alguns municípios.
- ItemRitos de passagem de estudantes de classes multisseriadas rurais nas escolas da cidade(2016) SOUZA, Elizeu Clementino de; ORRICO, Nanci Rodrigues; SOUZASANTOS, Fábio Josué; PINHO, Ana Sueli Teixeira deO texto objetiva discutir ritos de passagem de estudantes concluintes do 5º ano do Ensino Fundamental, em classes multisseriadas em escolas rurais para as escolas da cidade, onde são obrigados a se matricular a fim de dar continuidade aos seus estudos. A partir desta problemática, ou seja, a negação do acesso à educação pública de qualidade, expressa por meio da baixa frequência ou até mesmo inexistência de escolas dos Anos Finais do Ensino Fundamental nas localidades rurais onde esses estudantes residem, é possível inferir a adoção de uma lógica de abandono, precarização e negação da escolarização para todos, por parte dos sistemas públicos de ensino. Busca-se, assim, compreender a inserção desses estudantes nas escolas da cidade, no sentido de apreender o modo como vivenciam essa transição e se reconhecem como sujeitos desse processo educativo. Para entender a dinâmica referida, teoricamente o texto ancora-se nos conceitos de diferença, diversidade, ritos de passagem e multisseriação, além de investigar tensões relacionadas às configurações do espaço rural brasileiro contemporâneo, às políticas públicas para a Educação rural/do campo e à política nacional de transporte escolar. Do ponto de vista metodológico, adotamos princípios da pesquisa (auto)biográfica, com ênfase na realização de diferentes dispositivos de escritas, de entrevistas narrativas e também de análise documental, tendo em vista socializar algumas intervenções e práticas de acompanhamentos desenvolvidos em escolas que acolhem os estudantes das áreas rurais, como férteis para a construção de outras formas de inclusão dos egressos das classes multisseriadas nas escolas da cidade.
- ItemSujeitos, instituições e práticas pedagógicas: tecendo as multiplas redes da educação rural na Bahia(2011) SOUZA, Elizeu Clementino de; SANTOS, Fabio Josué Souza dos; PINHO, Ana Sueli teixeira de; ARAUJO, Sandra Regina Magalhães deartigo apresenta e sistematiza alguns dados levantados no âmbito do projeto de pesquisa Ruralidades diversas – diversas ruralidades: sujeitos, instituições e práticas pedagógicas nas escolas do campo Bahia-Brasil, desenvolvida em colaboração entre a Universidade do Estado da Bahia (UNEB), a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e a Universidade de Paris 13/Nord - Paris8/Vincennes -Saint Denis (França). A pesquisa contou com financiamento da FAPESB e do CNPq, e teve por objetivo investigar ações educativas que se desenvolvem em diferentes Territórios de Identidade do Estado da Bahia, buscando compreender como se dá a articulação entre as práticas educativas nos seus territórios de implantação. Do ponto de vista metodológico, utilizou-se as histórias de vida com aplicação de questionários, grupo focal e as entrevistas narrativas. A pesquisa permitiu-nos compreender a presença de distintos cenários da educação rural no estado, que em linhas gerais podem ser resu-midos na existência quase majoritária de experiências politicamente conservadoras vinculadas às escolas “oficiais”, que fazem da escola uma agência técnica, alheia à realidade local; e, de outro lado, na existência de experiências progressistas, com forte vínculo com os movimentos sociais, nas quais a escola tem se configurado como uma agência política com forte enraizamento