Navegando por Autor "SANTOS, Mônica Pereira dos"
Agora exibindo 1 - 6 de 6
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemEnsino superior: entre docências e violências(2020) SANTOS, Mônica Pereira dos; MELO, Sandra Cordeiro de; SANTIAGO, Mylene CristinaCom base em dados da Comissão de Direitos Humanos e Combate às Violências e da Diretoria de Acessibilidade da Universidade Federal do Rio de Janeiro e nos dados da Diretoria de Ações Afirmativas e Diretoria de Imagem Institucional da Universidade Federal de Juiz de Fora, este artigo tem por objetivo analisar e discutir as violências nas relações entre professores e alunos na perspectiva omnilética (SANTOS, 2013).
- ItemGestão e autonomia no currículo de educação física: caminhos para a desconstrução da imagem de “jogadores de bola”(2019) SILVA, Allana Glauco da; SANTOS, Mônica Pereira dos; SENNA, ManoellaNeste artigo, de caráter ensaístico, realizamos um estudo bibliográfico sobre nossas três palavras-chave nas plataformas acadêmicas Scielo e ERIC, bem como um estudo exploratório sobre o currículo de Educação Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro, com o objetivo de levantar se as temáticas gestão, autonomia e currículo estão contempladas em sua grade.
- ItemHistórico de formação e consolidação da pesquisa colaborativa em rede: OIIIIPe e LaPEADE em foco(2018) SANTOS, Mônica Pereira dos; SANTIAGO, Mylene Cristina; NASCIMENTO, Leyse Monick FrançaO Laboratório de Pesquisa, Estudos e Apoio à Participação e à Diversidade em Educação (LaPEADE /FE/UFRJ) vem desenvolvendo pesquisas que versam sobre as temáticas de inclusão em educação, a fim de apoiar e promover a participação e a diversidade em educação nas dimensões culturais, políticas e práticas das instituições e sistemas institucionais.
- ItemInclusão no ensino superior pela lente omnilética: um foco na formação docente(2018) SANTOS, Mônica Pereira dos; LIMA, Carolina Barreiros de; ALMEIDA, Maicon Salvino Nunes deO presente artigo tem por objetivo discutir omnileticamente a temática da formação de docentes do ensino superior para a promoção da inclusão de pessoas com deficiência na educação superior, tendo em vista, particularmente, os 10 anos de existência da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (PNEEPEI) e a situação do alunado com deficiência no ensino superior tomando por base o caso da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
- ItemInterseções na gestão da acessibilidade na educação básica e no ensino superior: um ensaio omnilético(2019) SANTOS, Mônica Pereira dos; MELO, Sandra Cordeiro deEste artigo, de caráter ensaístico, objetiva discutir criticamente a acessibilidade em duas instituições federais de ensino: uma de nível superior e outra de nível básico.
- ItemRetratos da educação superior – inclusão, interculturalidade e inovação pedagógica(2018) DAMÁZIO, Mirlene Ferreira Macedo; SANTOS, Mônica Pereira dosO dossiê temático Retratos do Ensino Superior – Inclusão, Interculturalidade e Inovação Pedagógica objetivou sistematizar produções de relevada contribuição, construindo rede de socialização dos conhecimentos que estão sendo desenvolvidos e pesquisados pelas universidades que compõem o Observatório Internacional, Inclusão, Interculturalidade e Inovação Pedagógica (OIIIIPe) e convidados.