Navegando por Autor "SANTOS, Gilberto Lacerda"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAlguns princípios para situações de engenharia de sotwares educativos(2009) SANTOS, Gilberto LacerdaEste artigo trata das particularidades do processo de engenharia de softwares educativos, a partir da experiência de pesquisa e desenvolvimento acumulada pela equipe do Laboratório Ábaco, da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. Primeiramente, procura-se explicitar a problemática do desenvolvimento do software educativo. Em seguida, são apresentadas a metodologias e estratégias de engenharia de sistemas adotadas e adaptadas pelo laboratório: a modelagem da cooperação e a modelagem orientada a objetos. As conclusões tais métodos a serem tomadas em toda iniciativa de concepção e desenvolvimento de softwares para ensino e aprendizagem.
- ItemAvaliação de políticas públicas de ciência, tecnologia e inovação: abordagens a partir de casos concretos(2018) SOBRAL, Fernanda Antonia da Fonseca; SANTOS, Gilberto LacerdaO conhecimento proveniente da Sociologia da Ciência e da Tecnologia dispõe de status epistemológico para debruçar-se sobre a temática da avaliação de políticas públicas de Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI). Nesta perspectiva, este artigo relata o estudo de três casos de avaliação de políticas públicas de CTI, realizados por demanda governamental, os quais nos permitiram rever métodos e propor recomendações.
- ItemO desenvolvimento da capacidade de argumentação em mídias sociais digitais: o uso pedagógico do whatsapp(2018) MARTINS, Erikson de Carvalho; SANTOS, Gilberto LacerdaThis article aims to analyze the pedagogical use, of the social digital medias to the development of argumentation. We look for theoratical contributions of Wittgeinstein (1999) e Lyotard (2013), who discuss the construction of the various language games in human interaction; of Barton & Lee (2015), Xavier & Lyra (2012) and Carvalho Martins (2015), who talk about the use of digital spaces for the development of posture/argumentation; and, finally, of Perelman & Olbrechts-Tyteca (2005) and Leitão (2011), that approach about the argumentative strategies. With qualitative approach, of exploratory intent and with action research features, we developed as studying methodology the application of a pedagogical activity proposal to 21 students of the second year of a technician high school in the discipline of Portuguese Language. This activity consisted in the discussion about a polemic theme in a social digital media choosed by the students: The WhatsApp. The data collected were analysed from the content analysis viewpoint(Bardin, 2009), to understand and interpret the messages posted on the group of the App. Finally, we indicate that is possible to use the spaces of online writing offered by several social digital medias to the development of the student’s argument, stimulating them to discuss, to show a critical positioning and build several arguments to defend them.
- ItemTICE orientadas a indivíduos com TA: uma revisão narrativa e seus apontamentos(2021) BELLUCCI, Jackeline Neres; SANTOS, Gilberto LacerdaO presente trabalho teve como objetivo realizar uma revisão narrativa sobre o tema Tecnologias Digitais de Informação, Comunicação e Expressão (TICE), aplicadas no apoio pedagógico a indivíduos com Transtornos de Aprendizagem (TA). Trata-se de uma pesquisa na modalidade revisão bibliográfica, com características qualitativas e descritivo-analíticas, que culminou no mapeamento teórico-conceitual do tema. Os resultados apontam muitas possibilidades de uso de TICE em situações de ensino-aprendizagem para estudantes com TA. Contudo, em geral, a voz do docente e a sua perspectiva, enquanto usuário de TICE como mediadora deste tipo de trabalho pedagógico, não ficam claros nos estudos.