Navegando por Autor "RODRÍGUEZ, Margarita Victoria"
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- ItemCriação, instalação e expansão das primeiras escolas de Campo Grande/MS: escola japonesa Visconde de Cairu (1918-1945)(2022) OLIVEIRA, Jucileia Nascimento de; ROCHA, Marcelo Pereira; RODRÍGUEZ, Margarita VictoriaO artigo evidencia a importância da Escola Visconde de Cairu, no contexto do desenvolvimento acelerado de Campo Grande, entre os anos de 1918 e 1945. Para isso, objetiva-se analisar a criação, instalação (zona rural e urbana) e consolidação da referida escola, sediada em Campo Grande, capital do Estado do Mato Grosso do Sul. O estudo baseia-se na análise de fontes documentais constituídas por mensagens presidenciais enviadas à Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso; relatórios dos intendentes de Campo Grande; documentos coletados nos arquivos da Escola Visconde de Cairu; atas da Câmara Municipal de Campo Grande e jornais da época, obtidos em arquivos públicos e particulares (presencial e/ou on-line). Conclui-se que as escolas de iniciativa particular, no início da década de 1910, introduziram o ensino primário em Campo Grande e expandiram-se consideravelmente na década seguinte. A Escola Visconde de Cairu apresenta crescimento no número de matrícula desde sua criação, sendo mais expressivo nos anos de 1944 e 1945, acompanhando o crescimento populacional lépido do município. Os alunos eram descendentes de japoneses e muitos desses egressos foram admitidos no ensino secundário (Ginásio Osvaldo Cruz e Ginásio Municipal de Campo Grande). O quadro de corpo docente estava constituído por professores de origem japonesa e brasileira, com predominância do sexo feminino.
- ItemHistória da institucionalização dos direitos sociais: princípios e conceitos(2017) RODRÍGUEZ, Margarita VictoriaO artigo é o resultado da pesquisa que analisa historicamente o conceito e a materialização das políticas sociais na sociedade capitalista na América Latina, mais especificamente as políticas educacionais e o papel do Estado como o seu indutor. As fontes documentais são as Constituições Nacionais promulgadas durante o século XX no México, na Colômbia, na Venezuela e no Brasil. O texto também discorre acerca dos alcances e limites das políticas educacionais como instrumentos de consolidação dos direitos sociais. As definições constitucionais e as políticas educacionais sintetizam as tensões e as lutas sociais travadas nos diferentes momentos históricos, com vistas à efetivação dos direitos humanos.
- ItemO parfor e sua operacionalização em mato grosso do sul (2009-2011)(2015) RODRÍGUEZ, Margarita Victoria; NUCCI, Leandro Picolli; BRITO, Leandro PicolliEste artigo teve como objeto a operacionalização do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), entre 2009 e 2011, em Mato Grosso do Sul. Para tanto, analisou o Parfor no contexto das políticas de formação de professores dos governos Lula da Silva e Dilma Rousseff, e sua operacionalização em Mato Grosso do Sul, com base em documentos e entrevistas realizadas com seus dirigentes. A análise revela as dificuldades dos cursistas para frequentar os cursos, em razão das precárias condições oferecidas pelo Governo estadual para a adesão de seu quadro docente ao Programa. Nesse sentido, tornou-se responsabilidade dos cursistas a criação de condições para a sua permanência no Programa, descaracterizando-se, portanto, a responsabilidade do Estado com a sua formação.
- ItemO processo de internacionalização na/da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) – Brasil(2019) RODRÍGUEZ, Margarita Victoria; DE ANDRADE, Silvia Helena Brito; PAIVA, Flávia MelvilleIn the 1980s, the internationalization of higher education was intensified, especially in European and North American countries, through a series of initiatives that sought to consolidate university institutions internationally. This process was expanded to the rest of the countries during the 1990s, through various actions: joint research projects; teaching, student and technical staff mobility; events; extension of campus in other countries and interculturality in the curriculum. In the 2000s internationalization was intensified and reached a large partof Brazilian institutions, becoming a constitutive aspect of the social mission of universities, together with research, teaching and extension. The article analyzes the process of implementation and consolidation of internationalization at the Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), highlighting how it is understood and expressed in its institutional guidelines, as well as the strategies and procedures adopted to consolidate and expand the process of internationalization. For this, we analyzed documents and legal norms such as the Institutional Development Plan (PDI) 2015-2019; Institutional Management Plan and Management Reports (2000-2017) and the Institutional Plan for Internationalization (2018-2022). As a result, it was verified that, initially, internationalization was not an institutional policy, but slowly it can be identified interest to stablish actions to this aim, culminating to the establishment of the UFMS Internationalization Plan, approved in 2018. It is also noted that the designand foundation of internationalization actions are based on the classical and traditional understanding of knowledge transfer through scientific and technological innovation.
- ItemO Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e as relações público/privadas no ensino superior(2017) RODRÍGUEZ, Margarita Victoria; SEVERINO, Jorismary Lescano; MACIEL, Caroline; BRITO, Silvia Helena Andrade deThe objective of this work is the Institutional Program of Initiatives for Teaching (PIBID), whose objective is to analyze the regulation and approval of PIBID scholarships and subprojects from the perspective of the public / private relation in higher education. For this, the methodological procedure used was the analysis of the Program's legislation, as well as the data made available in the PIBID reports. This shows that, despite the neoliberalnature of the program's organization, in relation to the public / private partnership, the largest volume of approved scholarships and projects were still with the public sector until 2014. Some tensions are presented in this perspective, But they also highlight the precariousness of private higher education and the program's characteristic.