Navegando por Autor "RATTO, Cleber Gibbon"
Agora exibindo 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA convivência de natureza digital virtual nas tribos: formação na perspectiva do hibridismo tecnológico digital(2017) BACKES, Luciana; SCHLEMMER, Eliane; RATTO, Cleber GibbonO artigo aborda a formação do educador por meio das tecnologias digitais (TD) emergentes, compreendidas como espaços de convivência. A problemática contempla dois aspectos: o contexto do hibridismo tecnológico digital e a constituição da convivência de natureza digital virtual, nos cursos de formação inicial do educador, desenvolvidos no Brasil e na França.
- ItemEducação e humanidade(s): rastros éticose políticos do projeto filosófico moderno(2010) RATTO, Cleber Gibbon; HENNING, Paula Correa
- ItemEfeitos de sentido em discursos educacionais contemporâneos: a figura falaciosa da liberdade como promessa de redenção(2010) HENNING, Paula Corrêa; RATTO, Cleber GibbonThis text takes Liberty, one of the flags of the French Revolution, as an emblematic figure of modern episteme, which gives support to the production of a particular moral subject. For that, it examines parts of doctoral theses presented in 2006 to the Gr
- Item“Ocupa 1º de maio”: ciberdemocracia, cuidado de si e sociabilidade na escola(2017) RATTO, Cleber Gibbon; GRESPAN, Carla Lisbôa; HADLER, Oriana HolsbachThe purpose of this article is to problematize the occupations of state schools by the students of Rio Grande do Sul that occurred in May and June of 2016. We take as analytical material the occupation of the Normal State School 1º de Maio, located in the north zone Of Porto Alegre, using Pierre Lévy's "cyberdemocracy" concepts and Michel Foucault's "care of himself" and the assumption that these mobilizations may represent are activation of the student movement and a new use of public space. State occupations followed, to a greater or lesser extent, those in São Paulo, Rio de Janeiro and Goiás, both in the claims against the privatization of public education, the limitation of teaching practice and/or these arch for infrastructure improvements, and In the form of organization, an autonomous, self-managed movement where the students themselves perform the work necessary for the emergence and consolidation of the occupation and in the form of mobilization through the use of virtual social networks. Mobilization through occupation enhances being together, making visible the need for daily participation in the construction of collective action, through there appropriation of school space, horizontality in interactions, protagonism, cultural fruition and recognition of the other.
- ItemPistas de devir-criança do/da pesquisador/a: linhas de fuga do dispositivo da redenção(2023) HABOWSKI, Adilson Cristiano; RATTO, Cleber GibbonEste texto perscruta as linhas de fuga por dentro do dispositivo da redenção, servindo-se de pesquisas em torno do brincar das crianças na interface com as tecnologias digitais circulantes na área da Educação. Os conceitos utilizados nesse investimento analítico derivam de um olhar genealógico a partir de Michel Foucault. No dispositivo da redenção, identificamos que os discursos parecem reivindicar a escola como espaço para o exercício de brincadeiras antigas, tradicionais e como espaço de experimentação, para ‘melhor brincar com as tecnologias digitais’. Portanto, a escola como lócus de redenção! Neste texto, problematizamos que no agenciamento do dispositivo da redenção há também acontecimentos em potencial, virtuais linhas de fuga, brechas na normalização, que no brincar junto das e com as crianças, abre espaço para um devir-criança do próprio brincar, com o qual se atualiza a invenção de mundos.