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Navegando por Autor "PAIM, Elison Antonio"

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    Contando outra história da educação popular: uma interlocução entre o pensamento de Paulo Freire e Orlando Fals Borda
    (2019) OLIVEIRA, Sil-Lena Ribeiro Calderaro; PAIM, Elison Antonio
    In this text we present a review of the work: MOTA NETO, J. C. da. For a decolonial pedagogy in Latin America: reflections on the thought of Paulo Freire and Orlando Fals Borda. 1. ed. Curitiba: CRV, 2016.
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    Contando outra história da educação popular: uma interlocução entre o pensamento de Paulo Freire e Orlando Fals Borda
    (2019) OLIVEIRA, Sil-Lena Ribeiro Calderaro; PAIM, Elison Antonio
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    Desfazendo imagens, construindo identidades: decolonizando os processos formativos de educadorxs
    (2019) PAIM, Elison Antonio; PINHEIRO, Patrícia Magalhães; PAULA, Josiane Beloni de
    This work dialogues with the memories and experiences of educators who develop resistance practices in the classroom regarding the valuation of the black and indigenous presence in Brazilian society. These practices aim to create paths and gaps for the reversal of an oppressive order, thus uprooting prejudices impregnated in the modern/colonial/colonial social imaginary.
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    Desfazendo imagens, construindo identidades: decolonizando os processos formativos de educadorxs
    (2019) PAIM, Elison Antonio; PINHEIRO, Patrícia Magalhães; PAULA, Josiane Beloni de
    Este trabalho dialoga com memórias e experiências de educadorxs que desenvolvem práticas de resistência em sala de aula no que tange à valoração da presença negra e indígena na sociedade brasileira. Essas práticas pretendem criar caminhos e brechas para a reversão de uma ordem opressora, desenraizando, assim, preconceitos impregnados no imaginário social moderno/colonial/colonialista. Dialogaremos com autorxs decoloniais evidenciando a importância da escola como agente de luta contra a opressão e de valorização de múltiplos saberes e de formas outras de ser e estar no mundo, decolonizando pensares, saberes e práticas. Essas práticas educativas se fazem presentes na pesquisa por meio da construção de narrativas dxs professorxs tidas como fontes orais.
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    Educação étnico-racial: desafios cotidianos para além dos aspectos legais
    (2019) PAIM, Elison Antonio
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    Educação étnico-racial: desafios cotidianos para além dos aspectos legais
    (2019) PAIM, Elison Antonio
    These words by the Brazilian singer Elza Soares comment on the controversial birthday party offered by the director of Vogue magazine, Donata Meireles, whose theme was colonial Brazil, in which the black receptionists were dressed in maidservants and the birthday girl, a lady with the right to a throne and everything else. This episode brings us to the great wound of the Brazilian nation - racism and prejudice towards black and indigenous people - that many insist on denying its existence, trying all the time to reaffirm that Brazil is a true racial democracy and that it should be an example for the world.
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    Fazer-se professor(a): a formação inicial na fala dos professores(as)
    (2006) PAIM, Elison Antonio
    Professor de Prática de Ensino freqüentemente recebe retornos dos ex-alunos quanto ao quê e como está trabalhando nas escolas, a sobrecarga de atividades e turmas, a falta de material e de tempo para preparar aulas, a necessidade de recorrer aos livros didáticos. Em pesquisa de doutorado procurou-se buscar respostas para o seguinte problema: Como os alunos egressos, do Curso de História da Unoesc – Chapecó nos anos de 1998 e 1999, avaliam as experiências vivenciadas na passagem de acadêmicos para profissionais? Como objetivo central, definiu-se: Perceber como é o fazer-se profissional dos professores de História em início de carreira.
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    Uma experiência com educação intercultural indígena: entrevista com a professora Joziléia Daniza Kaingang
    (2019) PAIM, Elison Antonio; PEREIRA, Pedro Mülbersted
    The Southern Atlantic Forest Indigenous Intercultural Licentiate of the Federal University of Santa Catarina (UFSC) has the proposal to serve the indigenous peoples who live in the southern part of the Atlantic Forest: Guarani (ES, RJ, SP, PR, SC, RS), Kaingang (SP, PR, SC, RS) and Xokleng (SC), with high school completed or in conclusion, since 2010. The course is structured in a special presential regime, with concentrated stages divided between University Time and Community Time, from according to the perspective of the Pedagogy of Alternation. Joziléia Daniza Jagso Inácio Schild is currently the Pedagogical Coordinator of this course. Joziléia Daniza Jagso Inácio Schild was born in the Indigenous Land of Guarita, Kaingang indigenous territory located in the Municipality of Tenente Portela, RS. Graduated in Geography from the Community University of the Chapecó Region (Unochapecó) (2010), specialist in Education of Young and Professional Adults from the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS) (2012), Master in Social Anthropology from the Federal University of Santa Catarina (2016) and is currently studying for a Doctorate in Social Anthropology at the Federal University of Santa Catarina (UFSC). We interviewed teacher Joziléia Kaingang in March 2018. On that occasion, the interviewee shared her experiences with the Indigenous Intercultural Licentiate as a student, as an educator and with the current struggles and agendas of indigenous peoples in Brazil.
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    Uma experiência com educação intercultural indígena: entrevista com a professora Joziléia Daniza Kaingang
    (2019) PAIM, Elison Antonio; PEREIRA, Pedro Mülbersted
    A Licenciatura Intercultural Indígena do Sul da Mata Atlântica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) tem a proposta de atender os povos indígenas que vivem na parte meridional da Mata Atlântica: Guarani (ES, RJ, SP, PR, SC, RS), Kaingang (SP, PR, SC, RS) e Xokleng (SC), com Ensino Médio completo ou em conclusão, desde 2010. O curso está estruturado em regime presencial especial, com etapas concentradas divididas entre Tempo-Universidade e Tempo-Comunidade, de acordo com a perspectiva da Pedagogia da Alternância. Joziléia Daniza Jagso Inácio Schild é, atualmente, a Coordenadora Pedagógica desse curso. Joziléia Daniza Jagso Inácio Schild nasceu na Terra Indígena do Guarita, território indígena Kaingang localizado no Município de Tenente Portela, RS. É graduada em Geografia pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó) (2010), especialista em Educação de Jovens e Adultos Profissionalizantes pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) (2012), mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (2016) e está, atualmente, cursando Doutorado em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Entrevistamos a professora Joziléia Kaingang em março de 2018. Na ocasião, a entrevistada compartilhou suas experiências com a Licenciatura Intercultural Indígena como estudante, como educadora e com as atuais lutas e pautas dos povos indígenas no Brasil.

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