Navegando por Autor "NOZU, Washington Cesar Shoiti"
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- ItemAbordagem político-normativa da educação especial nos países membros do MERCOSUL(2020) ICASATTI, Albert Vinicius; NOZU, Washington Cesar ShoitiEste texto visa analisar o discurso da educação inclusiva materializado na documentação educacional do Mercado Comum do Sul (MERCOSUL) e, particularmente, a abordagem político-normativa sobre Educação Especial nos países membros do bloco, de modo a destacar os sujeitos considerados com necessidades educacionais específicas e os espaços-tempos definidos para sua escolarização e para a prestação de serviços especializados.
- ItemAlunos público-alvo da educação especial nas escolas do campo da região centro-oeste: análise de indicadores de matrículas(2018) NOZU, Washington Cesar Shoiti; SILVA, Aline Maira da; SANTOS, Bruno Carvalho dosSituando-se no conjunto das problematizações que emergem da interface entre Educação Especial e Educação do Campo, o presente artigo objetiva analisar o acesso de alunos Público-Alvo da Educação Especial (PAEE) nas escolas do campo da região Centro-Oeste, a partir de dados censitários oficiais de matrícula, no período de 2007 a 2017.
- ItemDesafios da gestão nas escolas das águas(2020) NOZU, Washington Cesar Shoiti; REBELO, Andressa Santos; KASSAR, Mônica de Carvalho MagalhãesGestão escolar relaciona-se tanto às questões da administração geral, quanto a aspectos pedagógicos. Este artigo objetiva apresentar a atuação da gestão nas “Escolas das Águas”, localizadas no Pantanal de Mato Grosso do Sul.
- ItemIdentificação de deficiências entre crianças indígenas nas aldeias de Dourados/MS(2020) MATTOSO, Maria Goretti da Silva; BRUNO, Marilda Moraes Garcia; NOZU, Washington Cesar ShoitiO estudo objetivou o mapeamento de crianças indígenas com indícios de deficiências, nascidas em Dourados/MS, entre os anos de 2009 a 2014, e a avaliação da deficiência visual associada à paralisia cerebral na faixa etária de zero a cinco anos. A pesquisa pautou-sena ecologia do desenvolvimento humano e nos princípios etnográficos, contandocom a participação ativa dos familiares na aplicação dos instrumentos de Avaliação Funcional da Visão integrada ao Desenvolvimento Global, cujos protocolos foramadaptados à linguagem, à cultura e ao cotidiano indígena. O mapeamento levantou o número e as condições de nascimentos das crianças indígenas, bem como a localização de cinco crianças com deficiência visual e paralisia cerebral. Por sua vez, as avalições do funcionamento visual e do desenvolvimento global permitiram identificar as necessidades específicas decorrentes da situação da deficiência e refletir sobre as estratégias para intervenção precoce, tendo em vista melhores oportunidades de aprendizagem na primeira infância.
- ItemInterface educação especial - educação do campo: diretrizes políticas e produção do conhecimento no Brasil(2016) NOZU, Washington Cesar Shoiti; BRUNO, Marilda Moraes Garcia; HEREDERO, Eladio SebastiánEste texto tem como foco o estudo da articulação entre a educação especial e a educação do campo. Mais precisamente, busca apresentar o cenário político e epistemológico da interface entre essas modalidades de educação no Brasil. Para tanto, as ideias elucidadas no trabalho foram organizadas em três momentos. Inicialmente, foram selecionados dispositivos relativos à educação especial, à educação do campo e à interface entre ambas, previstos nos documentos político-normativos brasileiros.
- ItemPermanência do aluno com deficiência no ensino superior: dados censitários sobre as universidades federais da região centro-oeste(2018) NOZU, Washington Cesar Shoiti; Silva, Aline Maira da; ANACHE, Alexandra AyachEste texto objetiva identificar estratégias voltadas para promover a permanência dos alunos com deficiência nas universidades federais da região Centro-Oeste, a partir de dados censitários.
- ItemPolítica de inclusão na educação infantil: avanços, limites e desafios(2019) BRUNO, Marilda Moraes Garcia; NOZU, Washington Cesar ShoitiEste texto focaliza a política de inclusão de crianças com deficiência na Educação Infantil, a partir da Constituição Federal Brasileira de 1988. Nesse sentido, apresenta a trajetória legislativa desta etapa de ensino, indicadores de matrículas e resultados de pesquisas sobre a temática.