Navegando por Autor "NOGARO, Arnaldo"
Agora exibindo 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemDesafios docentes no ensino superior: entre a intencionalidade pedagógica e a inserção da tecnologia(2017) CERUTTI, Elisabete; NOGARO, ArnaldoO presente artigo resulta de pesquisa teórica, de natureza qualitativa e aborda as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação – TDICs como um aspecto contribuinte à prática pedagógica do professor do Ensino Superior. Para construir seus argumentos os autores apóiam-se em autores como Cristensen; Horn; Staker (2015), Valente (2014), Nóvoa (2015), Freire (2002), Pretto (2008), dentre outros.
- ItemInfância: desaparecimento ou metamorfose?(2018) NOGARO, Arnaldo; JUNG, Hildegard Susana; CONTE, ElaineO presente artigo dedica-se ao tema da infância. Resulta de pesquisa teórica de natureza qualitativa com o objetivo de problematizar o surgimento do conceito de infância e seu possível desaparecimento ou metamorfose no cenário contemporâneo. Fala-se do aparecimento da infância como um conceito criado a partir da modernidade e que estaria desaparecendo diante das transformações pelas quais passa a sociedade contemporânea. Crianças sempre existiram ao longo da história, no entanto, foram tratadas segundo os modelos sociais e as características de cada sociedade e época. Decorre daí o conceito de infância, que passa a ser interpretado e visto segundo a forma como as crianças são culturalmente percebidas. Refletir sobre a infância torna-se um mecanismo de interação profícuo para discutir a realidade das crianças na atualidade e assim entender qual é o papel da escola em um mundo de significados produzidos nas mediações e articulações sociais. O texto dá visibilidade à discussão da relação tensa entre adulto e criança, autoridade e autonomia, participação e imitação das crianças, que implica experiências com as diferenças entre crianças e adultos na cultura da circularidade digital, retomando e estimulando a construção conjunta no cotidiano escolar.
- ItemO planejamento das ações da escola na perspectiva da construção da cidadania(2009) BRANCO, Mariane Rodrigues; NOGARO, ArnaldoNeste artigo tem-se por finalidade refletir sobre a importância do planejamento escolar, ao mostrar conceitos, as diferentes formas de se planejar e a necessidade do planejamento participativo para a escola. Buscou-se embasamento teórico em obras de grandes autores, dos quais se podem citar Vasconcellos, Gandin, Padilha, entre outros, de suma importância à pesquisa educacional. No texto aborda-se, em primeira instância, o planejamento nas escolas e como é utilizado na atualidade, visando apresentar a importância do gestor educador. Em segundo momento, apresentam-se os conceitos de planejamento, na visão de diferentes autores, e as formas de sua existência no espaço escolar. Faz-se uma breve retomada histórica sobre as origens do planejamento; na sequência, abordam-se o planejamento e a cidadania, explicita-se a importância de associar escola e sociedade ao trabalhar a partir da realidade dos educandos e das melhorias em suas vidas, tanto escolar quanto familiar e social. Fica a reflexão sobre a necessidade de se planejar no espaço escolar para uma melhor organização e estruturação dos educadores, desenvolvendo, dessa forma, uma educação igualitária e justa para todos, formando cidadãos justos e honestos.
- ItemPor uma universidade para o mercado ou para todos: democracia e emancipação(2017) SUDBRACK, Edite Maria; NOGARO, ArnaldoThe theme we approach in this essay demands positioning of the Educational Policies, regarding to overcoming the historical delay on the access opportunities, continuity and quality in Brazilian Higher Education, aiming its democratic action. The text has a theoretical aspect, and it has bibliographic and qualitative nature. This paper discusses the neoliberal globalization’s calls, which transform knowledge into merchandise, impacting on the process of exclusion, on the determinations generated from the multilateral institutions, which produce transnationalization of Educational Policies. On the horizon of utopia, it resists the fight that aims education, culture, science and knowledge as goods to be shared in a solidary way, in other words, as public goods, towards the opportunities expansion.
- ItemUm estudo de caso sobre as causas e implicações da reprovação dos alunos na 5ª série do ensino fundamental(2005) NOGARO, Arnaldo; RESE, RachelA produção teórica que segue é o resultado de um trabalho de pesquisa desenvolvido em escolas públicas do município de Erechim – RS, cujo objetivo principal foi averiguar quais as causas da reprovação na quinta série do Ensino Fundamental. Esta série tem se caracterizado pela incidência de grande número de alunos reprovados. Diante dessa constatação, questionou-se sobre quais fatores seriam os geradores desta reprovação. Para responder a essas interrogações, coletaram-se dados com pais, professores, alunos, coordenadores e diretores. Usou-se como instrumento de coleta de dados a entrevista semi-estruturada, o que trouxe algumas constatações importantes. São vários os fatores que provocam a reprovação de um aluno: contexto sociofamiliar, ausência de objetivos, de sentido para com a escola e o conhecimento, organização do espaço escolar, inadequação da didática e metodologia do professor, falta de método e de estudo, fase de desenvolvimento em que os alunos se encontram do ponto de vista psicoafetivo, entre outros. Está clara a constatação de que há necessidade de uma mudança de cultura em relação à escola, ao conhecimento e à aprendizagem. É preciso que se faça a defesa da aprendizagem e da escola como o espaço que possibilita que as crianças desenvolvam sua autonomia, o gosto pelo aprender, os diferentes canais de recepção de imagens e mensagens. Só assim se estará proporcionando uma enorme contribuição para a diminuição da evasão e da repetência.