Logo da Base
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo da Base
  • Base de Dados
  • Toda a Edubase
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "NACARATO, Adair Mendes"

Agora exibindo 1 - 6 de 6
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    A questão do gênero na docência em engenharia
    (2022) FERREIRA, Debora Meyhofer; NACARATO, Adair Mendes
    Este artigo integra uma tese de doutorado e tem como tema central as relações de gênero na constituição da engenheira-professora considerando o universo das Instituições de Ensino Superior (IES) privadas. Visa responder à questão: “Como as relações de gênero se manifestam na escolha profissional e na docência de engenheiras-professoras?”. Teoricamente apoia-se em Joan Scott e Pierre Bourdieu. Os dados foram produzidos por entrevistas narrativas com três engenheiras-professoras e passaram por uma análise interpretativa e temática. Constata-se que, apesar de existir um processo de democratização, ainda que lento, em andamento, permanecem relações sexistas naturalizadas quando se avança nos níveis acadêmicos mais altos e, em especial, no exercício da docência em Engenharia.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    As influências das políticas públicas curriculares na constituição da identidade do professor de matemática: análise de um caso
    (2009) MATHEUS, Amanda Aparecida de Oliveira Fernandes; NACARATO, Adair Mendes
    This paper is related to a master's dissertation that had as focus the constitution of the identity of the mathematics teacher considering the public politics influence. Our look will be upon the curricular reforms, in special, the State of São Paulo one, of 2008. The research was done with mathematics teachers of the city of Bragança Paulista/SP and the data for the research was constituted by: questionnaire, interview and classroom observations. For this paper we choose the case of teacher Íris, which reveals crisis in her professional identity facing the conflicts and contradictions for the implementation of an imposed curriculum. At the same time in which Íris saw positive aspects in the material to be used, she didn't manage new ways of teaching mathematics due to, mainly, the lack of a collective work in the school and of a politics of teacher education that sustained the curricular reform.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    As tensões do início da carreira docente
    (2020) FORTES, Flavia Aparecida Machado; NACARATO, Adair Mendes
    Este artigo analisa narrativas de cinco professores em início de carreira, que cursaram Pedagogia na modalidade de Educação a Distância (EaD). Visa analisar o processo reflexivo do professor, sua profissionalidade e as tensões vividas no processo de inserção na carreira docente. Para a produção dos dados, utilizou-se a entrevista narrativa tangenciada pelo método biográfico. O ingresso na profissão é acompanhado por situações que geram tensões e inseguranças sobre como realizar as atividades diárias inerentes à docência. Revela também o trabalho solitário do professor e até mesmo o desprestígio por parte dos professores mais experientes em relação ao graduado em EaD.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Editorial - perspectivas para a formação de professores que ensinam matemática
    (2022) GRANDO, Regina Célia; NACARATO, Adair Mendes
    Esse número especial da REVEMAT elege a temática de Pesquisas em formação de Professores que ensinam matemática. O termo “Professores que ensinam matemática (PEM) vem a partir dos estudos do GEPFPM/Unicamp ( Grupo de Pesquisa em formação de Professores que Ensinam Matemática) do qual fizemos parte, como pesquisadoras, por mais de 15 anos. Nessa categoria estão incluídos todos os professores e professoras que, de certa forma, tomam a Matemática como um conteúdo de ensino. Professores de diferentes níveis de ensino da Educação Básica, como educadores de creche, pedagogos e professores de matemática e professores em diferentes modalidades da Educação Básica, como educação de pessoas jovens e adultas (EJA), educação quilombola, educação hospitalar, educação do campo, cursos técnicos e profissionalizantes. Da mesma forma, os professores e professoras do Ensino Superior que tomam a matemática como objeto de ensino também podem ser considerados professores que ensinam matemática, como professores de Cálculo, Álgebra etc. em cursos de formação de professores, ou em cursos de Engenharia, Administração etc.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Narrativas docentes: gênero transgressor e (auto)formativo
    (2023) NACARATO, Adair Mendes; SUÀREZ, Daniel Hugo; FERREIRA, Luciana Haddad
    A escrita narrativa de professoras e professores tem ocupado, com grande frequência, espaço nos debates e estudos da comunidade acadêmica do campo educacional. Entre diferentes discussões metodológicas e epistemológicas acerca de seus usos, limites e potencialidades, uma constância: o gênero narrativo parece ter ocupado um importante e definitivo espaço de diálogo e intercâmbio entre a comunidade acadêmica e da Educação Básica. Narram professores e professoras, em diferentes contextos e momentos, dando visibilidade a fragmentos cotidianos, nem sempre vistos e percebidos por outras frestas, que não a da narrativa de quem vive.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Os graduandos em pedagogia e suas filosofias pessoais frente a matemática e seu ensino
    (2004) NACARATO, Adair Mendes; PASSOS, Carmen Lucia Brancaglion; CARVALHO, Dione Lucchesi de
    This study intended to discuss personal philosophies that graduating students of pedagogy bring from their mathematical formation in Basic Education (elementary school), as well as understand how these philosophies intervene in the relations they have established with Mathematics and its teaching. The study included 157 individuals, coming from three different institutions of higher education, in four different cities in the state of São Paulo. The instrument used was the discussion of a teaching case. The analysis focused: 1) the identification (or not) of mathematical ideas present in strategies employed in the observed teaching case; 2) the students’ personal philosophies regarding mathematics and its teaching and Education in general. Most of the graduating students concentrated only on the description of the pupils’ procedures in the proposed case, granting the conceptual issue a secondary level of importance. They also found many difficulties in assuming the case teacher’s place, and revealed a dual vision of mathematics teaching.

Logo Edubase e SBU


ISSN 1518-6385

Rua Sérgio Buarque de Holanda, 421
Cidade Universitária Zeferino Vaz
Distrito de Barão Geraldo
13083-859 - Campinas - SP - Brasil
Telefone: (19) 3521-6729

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão