Navegando por Autor "MUZZETI, Luci Regina"
Agora exibindo 1 - 13 de 13
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA influência do capital cultural na formação docente(2020) CARMIGNOLLI, Andreza Olivieri Lopes; MUZZETI, Luci Regina; MICHELETI, Laís Inês SanseverinatoO trabalho realizado analisou como o capital cultural, definido por Pierre Bourdieu, está relacionado com a constituição do éthos; a relação entre a função docente e o status conferido ao exercício da profissão, enquanto estratégia de ascensão social. Os estudos de Carlindo (2009), Pies (2011) e Lima (2013) mostram que no espaço escolar o éthos é observado pela maneira como o professor transmite o conhecimento e as relações construídas entre a cultura escolar e o conhecimento produzido.
- ItemA pesquisa sobre trajetórias escolares no Brasil(2017) MASSI, Luciana; MUZZETI, Luci Regina; SUFICIER, Darbi MassonO presente trabalho apresenta um balanço com as principais pesquisas realizadas no âmbito da Sociologia da Educação no Brasil com a temática das trajetórias escolares. As pesquisas com a temática das trajetórias escolares estão diretamente relacionadas ao referencial teórico desenvolvido pelo sociólogo francês Pierre Bourdieu.
- ItemCultura paulista na terapia comunitária integrativa(2016) RUIZ, Josefa Emília Lopes; ZANIOLO, Leandro Osni; MUZZETI, Luci Regina; ORTEGA, Morgana Múrcia; SOUSA, Taísa Borges deThis work aims to recover some typical elements of the culture of the State of São Paulo and its influence on the constitution of individuals as values, beliefs and practices that must be worked on in the Cultural Anthropology module of the Integrative Community Therapy course, a practice in mental health created by Prof. Dr. Adalberto Barreto, who prioritizes the reception and social inclusion. It presents the history of the emergence of TCI in various poles forming the state and how the theme culture has been worked on training courses. The emphasis on formation is that recognition, respect for diversity and appreciation of culture by the individual function as an agent of "empowerment," enhancing self-esteem and helping to transform the reality.
- ItemEditorial(2016) MUZZETI, Luci Regina; BONFIM, Maria Inês; GOULART, Valéria Morgana
- ItemEncadeamentos da teoria de Vygotsky aos processos de aprendizagem e desenvolvimento da criança na educação infantil mediada pela construção do brinquedo(2016) REINA, Fábio Tadeu; MUZZETI, Luci ReginaO presente artigo tem como objetividade apontar alguns dos encadeamentos da teoria sócio histórica cultural de Vygotsky ao processo de aprendizagem e desenvolvimento da criança na Educação Infantil mediada pela construção dos brinquedos e das brincadeiras.
- ItemExigências legais para a atuação de professores nos anos iniciais do ensino fundamental (1996-2019)(2020) SUFICIER, Darbi Masson; AZADINHO, Mariana Passafaro Mársico; MUZZETI, Luci ReginaO objetivo do artigo é apresentar, de forma cronológica, as alterações nas exigências formativas para a atuação nos anos iniciais do ensino fundamental contidas na legislação após a promulgação da Lei nº 9.394/1996.
- ItemMarcas sociais de nossos tempos: gênero, sexualidade e educação em âmbito escolar(2019) LUCIFORA, Cristiane de Assis; REINA, Fábio Tadeu Reina; MUZZETI, Luci Regina; SILVA, Renan Antônio daEste artigo teve como ponto de partida um capítulo da Dissertação de Mestrado intitulada “A reprodução das desigualdades de gênero nos contos de fadas/maravilhosos como marcas circunscritas na Educação Infantil” defendida em fevereiro de 2017 sobre a problematização dos papéis sociais atribuídos ao sexo de nascimento dos sujeitos e às diversas construções atribuídas como inerentes fazendo-se presentes em diversos âmbitos dentre eles o escolar.
- ItemO que aprendemos daquilo que nos é ensinado(2017) CARMIGNOLLI, Andreza Olivieri Lopes; MUZZETI, Luci ReginaThis text presents a research report on the curricular component of Physical and Biological Sciences, used to analyze the teaching process through the experience of teaching and learning. Laws Nº 4024/61, Nº 5692/71 and Nº 9394/96 will be cited to demonstrate the evolution in science education. However, our aim is to show that learning only becomes meaningful when the experience makes sense to the learner and helps them to build knowledge.
- ItemOs seis pilares da autoestima e a integração corpo e mente(2015) RUIZ, Josefa Emília Lopes; MUZZETI, Luci Regina; MÚRCIA, Morgana; FARIA, Paloma Soares Pereira; FREITAS,Sandra Fernandes de; SOUZA, Taísa Borges deThis article aims to reflect on the importance of working with self-esteem as a therapeutic care resource and transformation in personal and professional lives of individuals. The concept of self-esteem that guides the proposal follows the assumptions of Branden (2002) which features six fundamental attitudes that need to be developed: to live consciously, selfacceptance, autoresponsabilidade, self-affirmation, intention and personal integrity. Also proposes to offer a body care space to relieve stress and tension, promote self awareness and body integration and mind.
- ItemOs seis pilares da autoestima e a integração corpo e mente(2015) RUIZ, Josefa Emília Lopes; MUZZETI, Luci Regina; MÚRCIA, Morgana; FARIA, Paloma Soares Pereira; FREITAS, Sandra Fernandes de; SOUZA, Taísa Borges deEsse artigo propõe refletir sobre a importância do trabalho com a autoestima como recurso de cuidado terapêutico e transformação na vida pessoal e profissional dos indivíduos. O conceito de autoestima que orienta essa proposta segue os pressupostos de Branden (2002) que apresenta seis atitudes fundamentais que necessitam ser desenvolvidas: viver conscientemente, autoaceitação, autorresponsabilidade, autoafirmação, intencionalidade e integridade pessoal.
- ItemPráticas culturais de quatro professores do ensino fundamental(2018) SUFICIER, Darbi Masson; MUZZETI, Luci Regina; LEÃO, Andreza Marques de CastroO presente artigo analisa as práticas culturais de quatro professores dos anos iniciais do ensino fundamental. Com base na noção bourdieusiana de prática, procura-se compreender as preferências relacionadas com: saídas culturais, consumo cultural, leitura, música, artes plásticas, tv, cinema e escrita; além de aspectos do lazer e da sociabilidade.
- ItemTrajetórias escolares: a pedagogia da UNIARA como possibilidade de ascensão aos níveis superiores e de profissionalização de alunos das camadas populares(2014) REINA, Fábio Tadeu; MUZZETI, Luci Regina; MARGONARI, Denise MariaThis paper aims to point out and analyze the routes of school life for students from lower classes and how to reach the top level of schooling, the whys chose to do a degree in pedagogy and after that, check the resourcefulness of them during the course and what they think of the profession pedagogue. Were analyzed for this testimony and reports nine students Course pedagogy UNIARA graduating in 2012. It was concluded that the UNIARA through their strategies and incentive fee waivers and the way the course is structured and how teachers develop their teaching, became a real possibility for them to reach the dream college degree and might be able to become teachers and entering the labor market.
- ItemTrajetórias escolares: a pedagogia da UNIARA como possibilidade de ascensão aos níveis superiores e de profissionalização de alunos das camadas populares(2014) REINA, Fábio Tadeu; MUZZETI, Luci Regina; MARGONARI, Denise MariaEste artigo pretendeu apontar e analisar os itinerários de vida escolar de alunos das camadas populares e como atingiram o nível superior de escolarização, os porquês escolheram fazer a graduação em pedagogia e o que pensam da profissão de pedagogo. Para isto foram analisados depoimentos e relatos de nove alunas do Curso de pedagogia da UNIARA concluintes em 2012.