Navegando por Autor "MERCADO, Luís Paulo Leopoldo"
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- ItemA pesquisa na formação do professor universitário: competências na produção e transmissão do conhecimento(2021) SILVA, Jenekesia Lins; RÊGO, Ana Paula Monteiro; MERCADO, Luís Paulo LeopoldoEste artigo traz a produção de pesquisa como uma das mais importantes atribuições do professor universitário. A formação universitária do profissional de Educação, como professor de graduação, não é considerada suficiente para o desenvolvimento da capacidade de produzir e tornar o grupo de professores em pesquisadores. As formações e pós-graduações possibilitam reflexões acerca da formação dos professores universitários e suas atribuições e enfatizam discussões sobre a pesquisa na universidade. Este é um artigo de reflexão teórica que teve como objetivo relatar os fundamentos teóricos de Perrenoud (2001), Tardif e Lahaye, (1991), Ramos (2010), Pimenta (2009), Gerhardt e Silveira (2009), Soares (2018), que nortearam as discussões ocorridas no Curso de Formação Continuada “Atuação e Competências do Professor Universitário” do Curso de Pós-graduação em Educação, na disciplina Metodologia do Ensino Superior com Tecnologias da Informação e Comunicação da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) durante o primeiro semestre de 2018. Como forma de elucidar o percurso de uma formação que favoreça a habilidade de desenvolver pesquisa na universidade, apresentamos a construção de um Curso de Formação para professores universitários como pesquisadores e orientadores de pesquisas. Os resultados deste estudo podem ser utilizados como percurso de formação de professores com ênfase na pesquisa. A pesquisa na formação docente fomenta inovação na prática pedagógica no intuito de fornecer subsídios para a produção do conhecimento, o qual induz progressão positiva na prática pedagógica e promove uma formação reflexiva sob a óptica da transmissão do conhecimento.
- ItemMapeamento do método fenomenológico nas pesquisas em educação no Brasil(2022) MERCADO, Luís Paulo Leopoldo; BELO, RafaelO presente estudo tem o objetivo de mapear dissertações e teses brasileiras na área da Educação que, no método de investigação, utilizaram-se da Fenomenologia como referência. O levantamento foi realizado no Banco de Teses e Dissertações da Capes, encontrando-se 1.142 registros, dos quais 89 foram analisados, referentes aqueles orientados pelos pesquisadores com maior número de orientações nesta perspectiva. Constatou-se um aumento da presença da Fenomenologia nos estudos da área da Educação, além da grande diversidade de procedimentos adotados. Identificou-se, ainda, a presença marcante da Hermenêutica, em detrimento de pesquisas fundadas exclusivamente na Fenomenologia Estrutural.
- ItemO uso de ferramenta síncrona na coleta de dados na pesquisa em educação online(2019) BITTENCOURT, Ibsen Mateus; FERRAZ, Eraldo Souza; MERCADO, Luís Paulo LeopoldoO artigo descreve as características do MSN, apresenta o histórico de como foi desenvolvido e suas possibilidades de uso na educação online. Relata a experiência vivida através de uma entrevista realizada com uma professora pesquisadora em educação tecnológica fazendo uso do MSN
- ItemProfessores universitários em rede de aprendizagem cooperativa: a ação tutorial como experiência (auto)formativa(2020) SANTOS, Vera Lucia Pontes dos; MERCADO, Luís Paulo Leopoldo; NASCIMENTO, Elton MaltaEste estudo refere-se a achados teórico-metodológicos sobre a tutoria presencial em um curso de formação continuada de professores da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).
- ItemWhatsapp: um viés online como estratégia didática na formação profissional de docentes(2016) SANTOS, Vera Lucia Pontes dos; PEREIRA, Jasete Maria Santos; MERCADO, Luís Paulo LeopoldoThe Digital Information Technologies and Communication (TDIC) emerge in the educational setting as a new nomenclature to compose analog and digital media in society. This generates impacts on teaching and learning boosting teachers to professional updates. The TDIC that appeared to communicate and transmit information representing broad possibilities, including integration to educational practices. Whatsapp tested with students of pedagogy aiming to use as a teaching strategy in initial teacher education. Search hovered this uncertainty: how teaching strategies integrated with TDIC may favor the formation of teachers? In this context, qualitative research data showed advantages and disadvantages of the application.