Navegando por Autor "MALUSÁ, Silvana"
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- ItemApresentação(2018) MALUSÁ, Silvana; FARIAS JÚNIOR, José Petrúcio de; OLIVEIRA, Guilherme Saramago deNo presente dossiê intitulado “Formação inicial e continuada de profissionais da educação: vieses políticos necessários” apresentamos como foco de reflexões alguns desafios que esses profissionais têm presenciado face às políticas educacionais existentes. Com efeito, este trabalho conta com a participação de pesquisadores que se dedicam a estudos da temática em tela, os quais encontram-se vinculados a Programas de Doutorados Interinstitucionais (DINTER) realizados entre a Universidade Federal de Uberlândia – UFU e Universidade Federal do Piauí − UFPI (2016-2020), e entre a Universidade Federal de Uberlândia e - UFU e Universidade Federal do Amapá − Unifap (2010-2014).
- ItemDocência universitária: a profissionalização docente em cursos da área da saúde no contexto pós-neoliberal(2018) MALUSÁ, Silvana; CARVALHO, João Wilson Savino; MEDEIROS, Ana Claudia Jacinto Peixoto; OLIVEIRA, Luciana Charão de; CAMPOS, André Sanches SiqueiraO desenvolvimento profissional dos professores tem sido objeto de propostas educacionais que valorizam uma formação docente não mais baseada na racionalidade técnica, mas em uma perspectiva que reconhece a capacidade desses profissionais de decidir, de confrontar suas ações cotidianas com as produções teóricas, em especial num período pós-neoliberal que se encontram. Diante dessa reflexão, o objetivo deste trabalho – de natureza aplicada e exploratória, valorizando e explorando as abordagens quantitativa e qualitativa – é o de compreender a profissionalização do professor universitário no contexto pós-neoliberal e seus impactos nas suas práticas e saberes, tendo como referência as percepções dos profissionais docentes na área da saúde. Fruto de uma pesquisa maior, o instrumento de trabalho aqui utilizado foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa – CEP/UFU, sob o protocolo de registro 043/11.
- ItemEnem: pontos positivos para a educação brasileira(2014) MALUSÁ, Silvana; ORDONES, Luma Lemos de Medeiros; RIBEIRO, ElisabeteEnem: pontos positivos para a educação brasileira. Utilizado como instrumento de avaliação da educação básica brasileira, o Exame Nacional do Ensino Médio - Enem, desde sua criação, difunde seus objetivos e concepções sustentando a ideia de uma educação voltada para o desenvolvimento do raciocínio lógico e para a vida cidadã dos estudantes. Diante de suas ênfases e sua influência na educação brasileira, espera-se uma reforma no ensino médio e, com isso, uma mobilização dos professores que nele atuam, objetivando estimular habilidades indispensáveis nos alunos preparando-os para trajetória acadêmica. Toda essa reestruturação do ensino teve como propósito democratizar o acesso ao ensino superior bem como desenvolver a reorganização do currículo do ensino médio. Essa ação levou as universidades a uma maior autonomia com a opção de uso do Enem em seus processos seletivos e, na atualidade, seu resultado é considerado para ingresso no ensino superior. Este estudoapresenta e discute concepções e objetivos que tornaram o Enem um instrumento para a reforma do ensino médio visando compreender a influência dele na qualidade da educação brasileira. O procedimento metodológico da pesquisa é documental juntamente com artigos científicos sobre o tema.
- ItemMetodologias ativas e docência no ensino superior: um cenário que demanda por competência pedagógica(2018) CARVALHO, João Wilson Savino; MALUSÁ, Silvana; SILVA, Alexandre Leite dos Santos; SANTOS, Alexandre Fonseca; VAZ, Liliane Rodrigues; NOGUEIRA, Fausto ReisEsse artigo tem como objetivo mostrar a importância das metodologias ativas no Ensino Superior e a necessidade, para a sua implantação, de competências pedagógicas do professor universitário. A pesquisa baseou-se na revisão da literatura científica e na aplicação de um questionário a 25 docentes, da área da saúde, de uma universidade mineira. Concluiu que as metodologias ativas estão em consonância com a formação crítica e reflexiva esperada pela educação superior, além de enriquecerem o espaço da sala de aula. Ademais, chegou-se à conclusão que o professor universitário necessita de um espaço permanente e dialógico para a construção da competência pedagógica que favoreça a introdução e o uso eficaz das metodologias ativas.
- ItemPolíticas públicas para a educação especial e inclusão no sistema educacional brasileiro(2018) FARIAS, Josélia Maria da Silva; BEZERRA, Elaine Pontes; MALUSÁ, SilvanaO estudo objetiva analisar as principais políticas públicas voltadas à Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva e seus reflexos no sistema educacional brasileiro, tendo como panorama as transformações ocorridas nas últimas décadas do século XX. Para tal empreendimento, recorremos a autores que discutem a temática, acrescidos a documentos legais que respaldam as políticas públicas para educação de forma geral e especificamente à educação especial na perspectiva inclusiva. A pesquisa mostrou que, embora as políticas públicas voltadas para educação inclusiva tenham avançado nos últimos anos, muitos desafios permanecem, pois a Legislação educacional brasileira garante o direito, mas na prática não há efetividade e eficácia na inclusão.