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Navegando por Autor "GALUCH, Maria Terezinha Bellanda"

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    Avaliação nacional do ensino médio e indústria cultural: da competência leitora à crise da leitura
    (2019) SANTA BÁRBARA, Rubiana Brasilio; GALUCH, Maria Terezinha Bellanda; SOUSA, Rui Bragado
    Mediante a Teoria Crítica da Sociedade, especialmente o conceito de indústria cultural, objetiva-se analisar a competência leitora avaliada pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), tomando como exemplo uma questão da prova da área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (LCT); o texto, os enunciados e as alternativas da questão são objetos dessa análise.
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    Clássicos da literatura infantil: implicações da indústria cultural
    (2021) CUNHA, Luana Graziela da; GALUCH, Maria Terezinha Bellanda; MAQUIAVELI, Jéssica
    O desenvolvimento de leitor/escritor relaciona-se com as experiências proporcionadas pelos textos a que tem acesso em diferentes situações de mediação. Neste trabalho, objetiva-se refletir sobre a literatura infantil no contexto escolar, destacando-se a implicação da indústria cultural na produção de obras voltadas para a infância. A literatura para crianças, cuja gênese encontra-se em Charles Perrault, é perpassada pela lógica da indústria cultural, mediante a qual a arte se reduz à mercadoria. Nesse sentido, defendem-se práticas pedagógicas com clássicos da literatura infantil em sua forma original, já que novas versões, inseridas no sistema da indústria cultural, podem perder a riqueza dos elementos descritivos e o seu próprio conteúdo, inviabilizando experiências formativas.
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    Educação escolar e formação do pensamento crítico: reflexões
    (2002) GALUCH, Maria Terezinha Bellanda; PALANGANA, Isilda Campaner
    This article discusses school teaching in its possibilities and contraints in the process of critical thought. It is an analysis that aims at apprehending knowledge in the social relations which shape and give sense to knowledge. This condition is essenti
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    Formação de professores no Instituto Federal do Paraná: dilemas formativos
    (2019) BIDO, José Mateus; GALUCH, Maria Terezinha Bellanda; CZYZEWSKI, Analice Czyzewski
    A formação inicial e continuada de professores foi instituída como política educacional com a Lei n.º 11.502, de julho de 2007; a criação da Rede Federal de ensino faz parte das ações propostas para a oferta dessa formação.
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    Indústria cultural e semiformação: democracia e educação sob ataque nos países ibero-americanos à luz da teoria crítica
    (2019) OLIVEIRA, Marta Regina Furlan de; GALUCH, Maria Terezinha Bellanda; GIOVINAZZO JÚNIOR, Carlos Antônio
    Este ensaio objetiva refletir, urdidos pelos fundamentos da Teoria Crítica da Sociedade, sobre indústria cultural e semiformação (Halbbildung) no contexto dos países ibero-americanos.
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    Políticas públicas de educação no ensino básico do Estado do Paraná: da dívida social à formação para o mercado (1980-2000)
    (2018) NODA, Marisa; GALUCH, Maria Terezinha Bellanda
    O presente artigo objetiva analisar de que forma diversos governos do Estado do Paraná, com plataformas políticas divergentes, elaboraram e implantaram políticas públicas para a educação do ensino básico fundamentados nas orientações de organismos internacionais como a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD). Mesmo que em seus discursos rechaçavam o modelo neoliberal sugerido por tais órgãos, tal fenômeno pode ser percebido entre as duas últimas décadas do século XX e o primeiro decênio do presente milênio. Além do estudo bibliográfico investigamos os planos de governos e os principais documentos norteadores da educação paranaense outorgados pela Secretaria de Estado da Educação (SEED) e Superintendência da Educação (SUED) paranaense. Tendo como sustentação teórica o materialismo histórico dialético concluímos que desde fins da década de 1980 a políticas educacionais levadas por distintos governantes se apropriaram do suporte econômico e ideológico sugeridos pelo neoliberalismo.

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ISSN 1518-6385

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