Logo da Base
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo da Base
  • Base de Dados
  • Toda a Edubase
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "FUMES, Neiza de Lourdes Frederico"

Agora exibindo 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    A tecnologia assistiva scala como recurso para produção de narrativas e registro de dados nas pesquisas em educação: uma experiência com pessoas adultas com transtorno do espectro autista
    (2017) BITTENCOURT, Ivanise Gomes de Souza; FUMES, Neiza de Lourdes Frederico
    O presente artigo tem por objetivo apresentar o Sistema de Comunicação Alternativa para Letramento de Pessoas com Autismo (SCALA) enquanto recurso de produção de narrativas e registro de dados nas pesquisas em educação.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Direito ao uso do nome social por estudantes transgêneros em contraposição ao poder familiar
    (2021) CARMO, Bruno Cleiton Macedo do; FUMES, Neiza de Lourdes Frederico; LIRA, Wlademir Paes de
    Fruto do apelo de movimentos sociais, em decisão recente, o Supremo Tribunal Federal julgou possível a alteração do prenome e sexo nos assentos civis de todo o país, sem que para isso seja necessária a cirurgia de transgenitalização ou laudo médico, bastando, apenas, a autodeclaração. Porém, o Conselho Nacional de Justiça estipulou que apenas os maiores de 18 anos podem requerer a alteração do prenome e sexo sem a necessidade de autorização judicial. Persiste, assim, o imbróglio jurídico acerca da possibilidade de alteração do prenome e sexo e do uso do nome social em indivíduos menores de 18 anos, principalmente quando os pais são contrários à utilização do nome social, já que os primeiros dependem da representação ou assistência de seus genitores, ou responsáveis. Assim, o objetivo desse artigo é analisar as implicações e as possibilidades jurídicas da adoção do nome social por menores de idade em instituições de ensino, uma vez que essas instituições são as que possuem as mais estreitas relações, após a família, nessa fase da vida. Trata-se de um estudo qualitativo documental que buscou revisar a doutrina, a jurisprudência e os normativos legais e administrativos que versam sobre o tema. Como resultado, observou-se que o norte sempre será o melhor interesse da criança e do adolescente, prevalecendo, inclusive, sobre o poder familiar exercido pelos pais, e que as escolas possuem um papel fundamental na busca por garantir esse direito aos estudantes transgêneros menores de 18 anos de idade.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Educação Inclusiva, o Programa Residência Pedagógica e a Pandemia: reflexões sobre as práticas
    (2024) SILVA, Samara Cavalcanti da; FUMES, Neiza de Lourdes Frederico
    O presente artigo apresenta e discute as vivências propostas pelas residentes do curso de Licenciatura em Pedagogia, no âmbito do Programa Residência Pedagógica (PRP), em tempos de Pandemia (Covid-19). Para tanto, assumimos como objetivo: apreender os limites e as possibilidades das experiências inclusivas vivenciadas no PRP, com base na colaboração crítica. A pesquisa parte da colaboração crítica, com o foco nas entrevistas iniciais com 14 licenciandas de instituição pública do Nordeste, realizadas no mês de dezembro de 2021, com análise de conteúdo temática. Os resultados apontam para as diferentes práticas desenvolvidas na escola campo do PRP, com o planejamento de práticas adaptadas e outras sem adaptações específicas, voltadas aos estudantes Público-Alvo da Educação Especial (PAEE), bem como apresentam o trabalho solo e o processo de responsabilização do docente e estudante sobre a participação nas vivências propostas, que implicou no olhar direcionado aos limites e possibilidades das práticas.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Experiências e saberes de professores universitários em relação à inclusão de alunos com deficiência na educação superior
    (2016) CALHEIROS, David dos Santos; FUMES, Neiza de Lourdes Frederico
    O artigo tem o objetivo de descrever e analisar as experiências de professores da Universidade Federal de Alagoas em relação a pessoas com deficiência, como ainda aspectos de sua formação e as estratégias pedagógicas já conhecidas e utilizadas para o atendimento desse público. Utilizamos a abordagem qualitativa e a entrevista semiestruturada, com caráter reflexivo, realizada com oito docentes. A análise empregada foi a de conteúdo, especificamente a temática. Os resultados mostraram que poucos docentes tiveram experiências com pessoas com deficiência e que eles não tinham uma formação específica em educação inclusiva. Ademais, parte dos docentes descreveu realizar escassas e tímidas, mas necessárias, estratégias pedagógicas para atender as necessidades do alunado com deficiência. Assim, deve haver maior investimento na formação do professor universitário, uma vez que ano após ano ampliam-se as matrículas de alunos com deficiência no ensino superior.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Pontos e contrapontos no universo do atendimento educacional especializado para educandos com transtorno do espectro autista
    (2016) BARBOSA, Marily Oliveira; FUMES, Neiza de Lourdes Frederico
    O Atendimento Educacional Especializado (AEE) veio estabelecer novas formas de agir com o público alvo da Educação Especial e, de certa maneira, pretende auxiliar na sua permanência na escola. Em se tratando do educando com Transtorno do Espectro Autista (TEA), a sua entrada na escola regular é relativamente recente e isso desperta situações desafiadoras para todos os envolvidos. O objetivo deste estudo é averiguar o ponto de vista de uma professora do AEE sobre o TEA e os educandos com esse transtorno

Logo Edubase e SBU


ISSN 1518-6385

Rua Sérgio Buarque de Holanda, 421
Cidade Universitária Zeferino Vaz
Distrito de Barão Geraldo
13083-859 - Campinas - SP - Brasil
Telefone: (19) 3521-6729

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão