Navegando por Autor "FREITAS, Soraia Napoleão"
Agora exibindo 1 - 12 de 12
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAltas habilidades/superdotação e dificuldades de aprendizagem: um estudo relacional(2013) CAMARGO, Renata Gomes; FREITAS, Soraia NapoleãoAbordar características como Altas Habilidades/Superdotação e Dificuldades de Aprendizagem impõe o desafio, ao pesquisador, de refletir de forma relacional sobre as implicâncias pedagógicas destas para os alunos que as apresentam. Este artigo abordou a referida relação, a partir de um estudo de caso de um menino de 12 anos, que apresentava ambas as características, partindo-se de uma abordagem qualitativa da pesquisa e por instrumento a entrevista semiestruturada realizada com o aluno e sua professora no segundo semestre de 2010. Os resultados mais significativos da pesquisa se relacionam à percepção sobre as diferentes expressões que a inteligência dos alunos com Altas Habilidades/Superdotação podem assumir e que se estimuladas na sala de aula podem ser qualificadoras das suas aprendizagens.
- ItemAlunos com deficiência em situação de acolhimento institucional: desafios para a gestão e a inclusão escolar(2016) FREITAS, Soraia Napoleão; TEIXEIRA, Carolina Terribile; RECH, Andréia Jaqueline DevalleEste artigo debate a respeito da gestão e da inclusão escolar de alunos com deficiência que vivem em situação de acolhimento institucional. Os temas são relevantes tendo em vista que são escassas as pesquisas que buscam relacioná-los. Para tanto, esta pesquisa visou investigar e compreender a realidade da gestão educacional diante da inclusão de alunos com deficiência que viviam em situação de acolhimento institucional.
- ItemAnálise da produção científica em dissertações e teses com foco no funcionamento das salas de recursos(2016) FREITAS, Soraia Napoleão; TEIXEIRA, Carolina Terribile; RECH, Andréia Jaqueline DevalleO presente trabalho visou contribuir com as investigações do Observatório Nacional de Educação Especial, que tem como foco a produção de estudos integrados sobre o programa de implementação das Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) tendo em vista a política da inclusão escolar. O objetivo do presente estudo é o de analisar a produção científica produzida na forma de teses e dissertações que abordam o funcionamento das salas de recursos.
- ItemAtendimento do portador de altas habilidades(2004) SOUZA, Maria de Lourdes Lunkes de; FREITAS, Soraia NapoleãoThe present article presents some reflections in order to offer attending of high abilites students. Firstly, to detach the enrichment programmes as alternative for this purpouse, because its obective is to possible of the high abilites students to perceive their capacity and as well as their development. Therefore, with this way to have a criative space and privilage, possibiliting the division with group, their desires, bothers, doubts, afflictons and craving, as well as a enviroment that to offer a development more harmonic.
- ItemInclusão e prática docente no ensino superior(2006) CASTANHO, Denise Molon; FREITAS, Soraia NapoleãoThis article presents a reflection about inclusion and teaching practice in higher education. Higher education constitutes a means to knowledge production and the university is the place where the values and practices of an including education must be experienced. The teaching practices require good preparation from the education professional while dealing with students who have special education necessities and the University Organization Project should establish actions - public policies that support an including education to these students.
- ItemInformática e educação inclusiva: desafios para a qualidade na educação(2004) PEREIRA, Eliana da Costa; FREITAS, Soraia NapoleãoThe main objective of this study is to collaborate with a comprehension of some aspects which envolve the use of informatics in the inclusive education. We are going to study briefly the way of both processes, seeing the more relevant aspects which link them. We emphasize the importance of the informatics in the inclusion process for students who have special needs. We want to include these students in order to have a qualitative education despite of their cognitive and sensorial characteristics. We intend to use a variety of instruments that really construct knowledge.
- ItemLiteratura infantil e pessoas com necessidades educacionais especiais: estratégias e ações pedagógicas em discussão(2004) ZARDO, Sinara Pollom; FREITAS, Soraia NapoleãoThe inclusive education exceeds the student's acceptance with special educational needs in the regular school, presupposing alterations in the different instances, so much physics as organization, methodological innovations and pedagogic actions that propitiate the development of the students' potentialities. In this sense, the need emerges of investing in the infantile literature as tool knowledge possibility and subsidy to work with pertinent subjects to feelings, differences and emotions, exploring her while art form and expression.
- ItemO papel do professor junto ao aluno com atlas habilidades(2005) RECH, Andréia; FREITAS, Soraia NapoleãoWhen Special Education is discussed, it is common, in the first moment, to remember the student that is part of the special at Education such as that with mental, auditive, visual or physical disability. However, these children as well as the high ability students need a specialized service because they are individuals of Special Education as well. Thus, this article presents the definition of high ability students, the theory of a North American researcher and, as the main focus, some issues concerning teachers and their more direct involvement with the high ability students in the classroom. Such matters are related to learning of these students as well as the factors, which are part of the process, teaching strategies and importance of high ability students' identification.
- ItemPIT - Programa de Incentivo ao Talento: um relato das experiências pedagógicas realizadas com alunos com características de altas habilidades(2007) FORTES, Caroline Corrêa; FREITAS, Soraia NapoleãoThis article talks about education experience with studens caracterized by High Abilities from public and private schools from Santa Maria/RS, having as premise the pedagogics experiences lived at Research Project "from identification up to orientation of High Abilities caracterizes students", and at the Extension Project "TIP - Talent Incentive Program", tied to SERG - Special Education Research Group: Interaction and Social Inclusion, from Universidade Federal de Santa Maria. The chance to participate of the cited projects of scientific initiation of
- ItemPolíticas públicas, educação inclusiva e mundo imperial: um intervir possível sobre a produção do conhecimento(2010) SANTOS, Silvio Carlos dos; PERIPOLLI, Arlei; OLIVEIRA, Marilu Palma de; FREITAS, Soraia NapoleãoO presente artigo, resultado de pesquisa bibliográfica, quer problematizar as inter-relações possíveis entre as políticas públicas voltadas à educação inclusiva e o Mundo Imperial emergente, os quais se encontram mergulhados no mal-estar e desassossego do processo de globalização da sociedade que Hardt e Negri desvelam. Pretende trazer (re)significações para uma ação/reflexão/ação pedagógica de maneira a oportunizar formas de autoconhecimento no espaço escolar inclusivo, (re)pensando novas intervenções frente a todos os alunos, ou seja, onde a representação do professor, a escola como espaço de acolhimento à diversidade e o currículo sejam conjecturados a partir da legislação vigente. Enfim, a educação inclusiva compõe um novo paradigma embasado nos direitos humanos, que une igualdade e diferença como valores indissociáveis, progredindo quanto à equidade formal; (re)conhecendo que as dificuldades experienciadas nos sistemas de ensino ratificam a necessidade de confrontar as práticas segregacionistas, criando alternativas para superá-las por meio de políticas públicas promotoras de uma educação de qualidade para todos.
- ItemReflexões contemporâneas para as altas habilidades/superdotação(2008) DELPRETTO, Bárbara Martins de Lima; FREITAS, Soraia NapoleãoAware of the technological and scientific transformations of the present under influence of the globalization, scientific investigations as for the theme of the high skills, they appear necessary and essential, in an emphasis the diversity. The present st
- ItemSer educador(a) é... (também) socializar inquietações(2007) ALLEBRANDT-PADILHA, Sandra Marisa; MACAGNAN, Maria Júlia Padilha; FREITAS, Soraia NapoleãoThe present article invites educators to reflect on burning issues of school routine, such as: teacher's suffering due to the student that does not learn, teacher's unease about sociopolitical changes that converge on Inclusive Education. From this perspective, aiming at finding answers to Education in Diversity, we selected some initiatives that challenge those who wish to be protagonists in the job of being an educator.