Navegando por Autor "FREITAS, André Luis Castro de"
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- ItemA construção do conhecimento a partir da realidade social do educando(2018) FREITAS, André Luis Castro de; FREITAS, Luciane Albernaz de AraujoO texto possui como objetivo tecer aproximações ao pensamento de Paulo Freire, no que pese à constituição de uma relação dialética entre as práticas sociais e o conhecimento, de tal maneira que os seres humanos assumam uma postura crítica e criativa frente ao mundo do qual fazem parte.
- ItemA vocação ontológica do ‘ser mais’: ‘situações-limites’: aproximando Freire e Vieira Pinto(2017) FREITAS, André Luis Castro de; FREITAS, Luciane Albernaz de AraujoO texto possui como objetivo tecer aproximações entre os pensamentos de Paulo Freire e Álvaro Vieira Pinto. A partir de um estudo descritivo crítico tem-se como intenção elencar pressupostos que demonstrem, na concepção dos autores, o fazer de uma educação popular mais humana e libertadora. Educação que não aceita o fatalismo da precariedade do ser humano exposto ao sofrimento, mas compreende uma ação radical de transformação a partir de uma relação dialética entre condicionamentos e liberdade. Problematiza-se a fronteira, não entre o ser e o nada, mas entre o ser e o ‘ser mais’, quando a partir de atos livres para pensar as ‘situções-limites’ é possível constituir, no plano da história, os ‘atos-limites’. A investigação toma como ponto de partida o método dialético-dialógico freiriano.
- ItemAlteridade e relações dialógicas: aproximações entre os pressupostos de Enrique Dussel e Paulo Freire(2019) FREITAS, André Luis Castro de; FREITAS, Luciane Albernaz de AraujoO texto possui como objetivo tecer aproximações entre os pensamentos de Enrique Dussel e Paulo Freire. A partir de um estudo descritivo crítico, fundamentado em uma pesquisa qualitativa, bibliográfica, tem-se como intenção elencar pressupostos que demonstrem, na concepção dos autores, o fazer de uma educação mais humana e libertadora.
- ItemCarta a Paulo Freire: como superar o assistencialismo por meio de uma prática educativa como caráter crítico-libertador?(2020) FARINA, Sinval Martins; FREITAS, André Luis Castro de; FREITAS, Luciane Albernaz de AraujoO texto, em formato de carta, possui como intenção tecer aproximações ao pensamento de Paulo Freire de tal maneira que seja capaz de contribuir no processo de questionamentos e respostas acerca de um trabalho social vinculado a comunidades eclesiais de base.
- ItemEducação ambiental crítica e ecofeminismo: uma potente lente epistemológica para uma educação ambiental popular e feminista(2022) SILVA, Lisiana Lawson Terra da; FREITAS, André Luis Castro deEste artigo elabora uma reflexão crítica a respeito da articulação da educação ambiental (EA) e do ecofeminismo, ambos de vertente crítica. Para isso, analisa o conceito e as perspectivas da EA e do ecofeminismo, incorporando ao debate a Teoria da Reprodução Social. O objetivo do texto é demonstrar que esta articulação teórica produz uma potente lente epistemológica, a qual permite perceber as opressões que as mulheres enfrentam na sociedade capitalista e patriarcal. Por fim, compreende-se ser urgente que a EA crítica incorpore as perspectivas de gênero e classe em suas análises e considera-se que o ecofeminismo crítico pode contribuir para a construção de uma EA crítica, popular e feminista.
- ItemO diálogo crítico nas relações educativas imbricado aos movimentos de ação-reflexão(2018) FREITAS, André Luis Castro de; FREITAS, Luciane Albernaz de AraujoA partir de um estudo descritivo crítico, fundamentado em uma pesquisa qualitativa, bibliográfica, adensada pelo pensamento educacional de Paulo Freire, teve-se como intenção refletir sobre os pressupostos que demonstravam premente o exercício do diálogo crítico nas relações educativas, bem como estudar a sua relação com os movimentos de ação-reflexão diante dos desafios que enfrenta a escola contemporânea. Na primeira parte do texto, resgatam-se nas obras freirianas, as quais abordam o assunto, a importância do exercício do diálogo, cuja raiz está na educação popular, como relação em que os seres humanos pronunciam e modificam o mundo. A partir dessa compreensão, esse mesmo mundo pronunciado volta-se problematizado aos sujeitos, gerando novas ações no contexto histórico. Na segunda parte, aproxima-se a discussão dos desafios vividos pelos seres humanos no momento contemporâneo, em que tanto educadores quanto educandos estão tomados por fragmentos impostos pelos modelos de produção e consumo vigentes. Nessas condições, fez-se objetivo neste estudo elaborar aproximações e distanciamentos entre a educação popular e a educação formal, fundamentados na razão de que o educando aprende quando, pelo conhecimento científico trabalhado, ressignifica seus saberes do cotidiano e consegue gerar ações que venham a provocar transformações no meio em que está inserido.
- ItemO papel ético-político da educação na superação da crise socioambiental: uma análise gramsciana(2016) FREITAS, Luciane Albernaz de Araujo; FREITAS, André Luis Castro deA crise socioambiental atinge proporções alarmantes, devendo ser pensada para além do meio físico e biológico. Esta se configura como um problema que abrange as dimensões: econômica, social, políticas, em suas inter-relações, estando diretamente condicionada ao modelo civilizatório vigente, o capitalismo.