Logo da Base
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo da Base
  • Base de Dados
  • Toda a Edubase
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "FRANCO, Sandra Aparecida Pires"

Agora exibindo 1 - 9 de 9
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    A apropriação do conhecimento como elemento de transformação do trabalho educativo
    (2016) FERNANDES, Geuciane Felipe Guerim; FRANCO, Sandra Aparecida Pires
    O artigo apresenta um recorte de pesquisa em andamento, a qual tem como objetivo investigar as possíveis práticas de leitura presentes na realidade de alunos e professores do 1º ano do Ensino Médio e as possíveis mudanças obtidas após a realização de um grupo de estudos com os professores de Língua Portuguesa e suas intervenções em sala de aula. Aqui, buscou-se analisar o desenvolvimento do grupo de estudo e as possibilidades de formação teórica consistente para práxis transformadora.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    A categoria marxista conteúdo e forma na leitura literária
    (2017) FRANCO, Sandra Aparecida Pires; GIROTTO, Cyntia Graziella Guizelim Simões
    Este estudo analisa a obra Noite na taverna, de Álvares de Azevedo, em adaptação publicada em 2013.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Conhecimento de mundo por meio da leitura digital: um estudo com universitários
    (2017) NASCIMENTO, Francielle Pereira; FRANCO, Sandra Aparecida Pires
    Diante desse contexto, o presente estudo teve como objetivo principal analisar qual conhecimento de mundo a leitura na internet proporciona aos universitários, uma vez que o ato de ler supera o mero hábito da leitura ou decodificação de palavras, pois, enquanto necessidade humanizadora, permite aos leitores se apropriar da cultura e ter um conhecimento de mundo de modo científico.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Conteúdo e forma na leitura literária: considerações sobre a formação e atuação de professores da educação básica
    (2019) MERETT, Francielle Nascimento; FRANCO, Sandra Aparecida Pires
    As obras literárias são ricas fontes de produções humanas, bens culturais produzidos por homens no decorrer da história, que quando apropriados pelos sujeitos, contribuem para a sua formação humana. Para que se concretize, a forma com que o professor trabalha os conteúdos presentes em uma obra é um fator determinante.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Estágios obrigatórios no curso de ciências sociais: reflexões acerca da formação docente
    (2017) MARIANO, Maria Luzia Silva; FRANCO, Sandra Aparecida Pires
    A disciplina de Sociologia, por apresentar um caráter crítico e reflexivo, pode proporcionar aos alunos o desenvolvimento de elementos essenciais e indispensáveis à sua formação cidadã.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Leitura e ação docente na perspectiva da pedagogia histórico-crítica
    (2016) OLIVEIRA, Rosangela Miola Galvão de; FRANCO, Sandra Aparecida Pires; FUJITA, Elza Tie
    O artigo apresenta a investigação acerca do contexto de leitura dos alunos de uma instituição de ensino pública do Estado do Paraná. Para tanto, foram aplicados diferentes instrumentos de geração de dados para propor posteriormente um projeto de intervenção em leitura. Utilizou-se como instrumentos de coleta os Índices de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), a produção escrita dos alunos, entrevista com a equipe pedagógica e questionário socioeconômico.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    O programa residência pedagógica - experiências formativas no curso de pedagogia
    (2020) MELLO, Diene Eire de; MORAES, Dirce Aparecida Foletto de; FRANCO, Sandra Aparecida Pires; ASSIS, Ediléia Ferreira de; POTOSKI, Graziela
    O presente texto buscou investigar as contribuições que o Programa Residência Pedagógica edital CAPES, 06/2018 proporcionou a um grupo de estudantes do Curso de Pedagogia de uma Universidade pública do interior do Paraná.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Reflexão e ação: a pedagogia histórico-crítica e suas possibilidades em um grupo de estudos com professores de língua portuguesa
    (2019) FERNANDES, Geuciane Felipe Guerim; FRANCO, Sandra Aparecida Pires
    Este artigo tem o objetivo de evidenciar um processo formativo realizado com professores de Língua Portuguesa à luz da Pedagogia Histórico-Crítica. Defende-se uma formação sólida que possibilite a apropriação do conhecimento em sua totalidade, a fim de superar o imediatismo e viabilizar a formação humana em suas múltiplas determinações.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Superação da alienação dos alunos para a realização da leitura crítica
    (2017) GALVÃO, Rosangela Miola; FRANCO, Sandra Aparecida Pires
    Objetiva-se neste artigo apresentar as possibilidades de uma prática educativa que tem como foco o formar alunos da Educação Básica em leitores críticos. Para tanto, compreender os conceitos de alienação e de linguagem sob a ótica do Materialismo Histórico e Dialético e da Teoria Histórico-Cultural foram essenciais para perceber como os alunos de um 7º ano são capazes de superar este paradigma que contribui para a leitura ingênua dos textos trabalhados em sala de aula.

Logo Edubase e SBU


ISSN 1518-6385

Rua Sérgio Buarque de Holanda, 421
Cidade Universitária Zeferino Vaz
Distrito de Barão Geraldo
13083-859 - Campinas - SP - Brasil
Telefone: (19) 3521-6729

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão