Navegando por Autor "FRANCO, Sandra Aparecida Pires"
Agora exibindo 1 - 9 de 9
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA apropriação do conhecimento como elemento de transformação do trabalho educativo(2016) FERNANDES, Geuciane Felipe Guerim; FRANCO, Sandra Aparecida PiresO artigo apresenta um recorte de pesquisa em andamento, a qual tem como objetivo investigar as possíveis práticas de leitura presentes na realidade de alunos e professores do 1º ano do Ensino Médio e as possíveis mudanças obtidas após a realização de um grupo de estudos com os professores de Língua Portuguesa e suas intervenções em sala de aula. Aqui, buscou-se analisar o desenvolvimento do grupo de estudo e as possibilidades de formação teórica consistente para práxis transformadora.
- ItemA categoria marxista conteúdo e forma na leitura literária(2017) FRANCO, Sandra Aparecida Pires; GIROTTO, Cyntia Graziella Guizelim SimõesEste estudo analisa a obra Noite na taverna, de Álvares de Azevedo, em adaptação publicada em 2013.
- ItemConhecimento de mundo por meio da leitura digital: um estudo com universitários(2017) NASCIMENTO, Francielle Pereira; FRANCO, Sandra Aparecida PiresDiante desse contexto, o presente estudo teve como objetivo principal analisar qual conhecimento de mundo a leitura na internet proporciona aos universitários, uma vez que o ato de ler supera o mero hábito da leitura ou decodificação de palavras, pois, enquanto necessidade humanizadora, permite aos leitores se apropriar da cultura e ter um conhecimento de mundo de modo científico.
- ItemConteúdo e forma na leitura literária: considerações sobre a formação e atuação de professores da educação básica(2019) MERETT, Francielle Nascimento; FRANCO, Sandra Aparecida PiresAs obras literárias são ricas fontes de produções humanas, bens culturais produzidos por homens no decorrer da história, que quando apropriados pelos sujeitos, contribuem para a sua formação humana. Para que se concretize, a forma com que o professor trabalha os conteúdos presentes em uma obra é um fator determinante.
- ItemEstágios obrigatórios no curso de ciências sociais: reflexões acerca da formação docente(2017) MARIANO, Maria Luzia Silva; FRANCO, Sandra Aparecida PiresA disciplina de Sociologia, por apresentar um caráter crítico e reflexivo, pode proporcionar aos alunos o desenvolvimento de elementos essenciais e indispensáveis à sua formação cidadã.
- ItemLeitura e ação docente na perspectiva da pedagogia histórico-crítica(2016) OLIVEIRA, Rosangela Miola Galvão de; FRANCO, Sandra Aparecida Pires; FUJITA, Elza TieO artigo apresenta a investigação acerca do contexto de leitura dos alunos de uma instituição de ensino pública do Estado do Paraná. Para tanto, foram aplicados diferentes instrumentos de geração de dados para propor posteriormente um projeto de intervenção em leitura. Utilizou-se como instrumentos de coleta os Índices de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), a produção escrita dos alunos, entrevista com a equipe pedagógica e questionário socioeconômico.
- ItemO programa residência pedagógica - experiências formativas no curso de pedagogia(2020) MELLO, Diene Eire de; MORAES, Dirce Aparecida Foletto de; FRANCO, Sandra Aparecida Pires; ASSIS, Ediléia Ferreira de; POTOSKI, GrazielaO presente texto buscou investigar as contribuições que o Programa Residência Pedagógica edital CAPES, 06/2018 proporcionou a um grupo de estudantes do Curso de Pedagogia de uma Universidade pública do interior do Paraná.
- ItemReflexão e ação: a pedagogia histórico-crítica e suas possibilidades em um grupo de estudos com professores de língua portuguesa(2019) FERNANDES, Geuciane Felipe Guerim; FRANCO, Sandra Aparecida PiresEste artigo tem o objetivo de evidenciar um processo formativo realizado com professores de Língua Portuguesa à luz da Pedagogia Histórico-Crítica. Defende-se uma formação sólida que possibilite a apropriação do conhecimento em sua totalidade, a fim de superar o imediatismo e viabilizar a formação humana em suas múltiplas determinações.
- ItemSuperação da alienação dos alunos para a realização da leitura crítica(2017) GALVÃO, Rosangela Miola; FRANCO, Sandra Aparecida PiresObjetiva-se neste artigo apresentar as possibilidades de uma prática educativa que tem como foco o formar alunos da Educação Básica em leitores críticos. Para tanto, compreender os conceitos de alienação e de linguagem sob a ótica do Materialismo Histórico e Dialético e da Teoria Histórico-Cultural foram essenciais para perceber como os alunos de um 7º ano são capazes de superar este paradigma que contribui para a leitura ingênua dos textos trabalhados em sala de aula.