Navegando por Autor "FORTUNATO, Ivan"
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- Item50 Anos dedicados à pedagogia Freinet: um encontro com Rosa Maria Whitaker Sampaio(2017) CUNHA, Carolina Rodrigues; FORTUNATO, IvanEste trabalho é o relato de uma conversa sobre Célestin Freinet que os autores tiveram com a professora Rosa Maria Whitaker Sampaio, uma das pioneiras a trabalhar com a Pedagogia Freinet no Brasil e uma de suas maiores defensoras. T
- ItemA construção dos relatórios dos estágios supervisionados nas licenciaturas: indagações e desafios da experiência docente-discente(2021) ARAÚJO, Osmar Hélio Alves; FORTUNATO, IvanNeste artigo, buscou-se discutir a construção dos relatórios dos estágios supervisionados nos cursos de licenciatura a partir de quatro indagações e desafios postos aos docentes-discentes no contexto dos estágios. A primeira indagação proposta busca justamente investigar os motivos para se registrar a experiência de estágios. Em seguida, buscou-se compreender como a construção desses relatórios pode colaborar para que licenciandos se inscrevam na docência. Na terceira indagação, tomou-se como ponto de partida o entendimento de que a construção dos relatórios exige criatividade, materiais e estratégias diversas, bem como um arsenal teórico-epistemológico construído e (re)elaborado ao longo do curso de licenciatura. Por fim, a quarta indagação diz respeito a uma necessária articulação fundante entre ensino e investigação no contexto dos estágios supervisionados e a construção dos relatórios. Ao final, espera-se suscitar uma interlocução crítica e contributiva para a construção de uma relação muito mais íntima entre a elaboração dos relatórios de estágio supervisionado e a formação dos licenciandos pela integração entre docência, pesquisa e reflexão.
- ItemA didática na formação inicial docente experiências de um professor formador em (auto)formação(2022) FORTUNATO, IvanEste artigo analisa algumas experiências formativas já desenvolvidas na disciplina de Didática, nas licenciaturas do Instituto Federal de São Paulo, campus Itapetininga. O objetivo principal é partilhar determinadas alternativas para a prática do ensino de Didática, ao mesmo tempo em que se coloca uma lente teórica sobre as experiências vividas como professor formador de futuros professores. Ao final, espera-se que este manuscrito tenha dupla serventia; primeiro, num nível superficial, que apresente possibilidades para diversificar o ensino na formação inicial de professores. Segundo, num nível mais profundo, que permita um exame analítico a respeito dos significados da própria formação de professores.
- ItemA pedagogia de Célestin Freinet em tempos de pandemia(2022) FORTUNATO, Ivan; PORTO, Maria do Rosário Silveira; BARROS, Flávia Cristina Oliveira Murbach deEste ensaio busca discutir a seguinte questão: há possibilidade de uma trama possível entre práxis, Freinet, pandemia e mundo virtual nas condições atuais? Com o objetivo duplo de recuperar o itinerário educativo de Célestin Freinet e de questionar o modelo educativo remoto assumido em decorrência do distanciamento social ocasionado pela pandemia da covid-19, argumenta-se que a educação escolar não pode ficar presa a uma lógica que privilegia seus conteúdos desprezando a relação com a vida. Ao retomar a pedagogia de Freinet para entender o contexto atual, espera-se, com ele, também enfrentar suas contingências negativas.
- ItemA relação entre saberes docentes e a formação continuada: teses e dissertações 2012-2017(2019) MONTEIRO, Luana; FORTUNATO, IvanPensar a qualidade nos processos educativos implica diretamente na formação de professores, inicial e continuada. No presente trabalho, propomos um olhar sob um recorte de teses e dissertações sobre os saberes docentes e formação continuada com o objetivo de identificar e sistematizar as contribuições apresentadas pelos autores.
- ItemEducación y adoctrinamiento: una mirada desde la educación radical e inclusiva(2023) GASCÓN, Agustín de la Herrán; FORTUNATO, Ivan; AGUILAR, Nivia T. ÁlvarezEl adoctrinamiento es un problema recurrente y universal de la educación. Normalmente se confunden, aunque se trate de contrarios. El objetivo de este ensayo es plantear este problema como cuestión pedagógica radical, en la que su diferenciación es un imperativo para los educadores. Para ello, se intentarán definir aperturas conceptuales y teóricas, para lograrlo, tanto para la conciencia educativa ciudadana, como para la científica, pedagógica y didáctica. El enfoque adecuado para dar respuesta al objetivo es el “radical e inclusivo”, desarrollado y aplicado a la educación por los autores desde hace treinta años. La metodología es hermenéutica y dialéctica. Confronta lo cuestionado y lo propuesto, generando resultados argumentativos innovadores durante todo el proceso. A modo de conclusión, se aportan razones analíticas y sintéticas para reforzar una Pedagogía más consciente y responsable, a la luz de este fenómeno cotidiano.
- ItemEducomunicação, ou contra a concorrência desleal entre educação e a mídia do espetáculo(2015) FORTUNATO, Ivan; PENTEADO, Claudio Luis de CamargoFacing the contemporary media centrality, we present this literature review and critical reflection paper, based in sociological studies and the purposes of a new area called Educommunication. By collating the literature with our own experience as university professors, our main goal is to present some critics to the media content, which acts as a kind of unfair competition to the educational work conducted in schools and universities. First, it is considered that in its historical development, media outlets took the central role in the organization of social life, in a broad sense, embracing the political, cultural, and even axiological dimensions of contemporary society. Second, we discuss what we name as unfair competition between media and education, based on the huge amount of media products developed from the perspective of the spectacle. Finally, we emphasize the educational communication as a potential cooperation to educational work.
- ItemEnsinando futuros professores sobre literatura infantil: relato de experiência(2016) FORTUNATO, IvanThis paper, written as an essay, is an experience report on education, specifically about childhood reading in school. It results of reflection from an activity developed in a university classroom ofpedagogy undergraduates. Based on the educational theory of Celestin Freinet and on the dialogued pedagogical action, we present a supervised teaching activity, being collaborative and dynamic, articulated in four stages, namely: warm-up, development, sharing and reflection. At the end, while it is intended to share the use of a pedagogical practice, it is expected that this experience to be understood, analyzed, discussed and improved by teachers, whether in exercise or still in college.
- ItemEpistemologia da formação docente: o que se pode aprender com o empirismo de Freinet(2018) FORTUNATO, IvanThis essay deals with the epistemology of teacher education based on the educational work carried out by Célestin Freinet.
- ItemLa universidad como resistencia: en busca de una epistemología de la práxis(2020) MAGALHÃES, Solange Martins Oliveira; FORTUNATO, Ivan; MENA, JuanjoEste artigo tem como objetivo principal analisar a organicidade entre a crise da universidade pública e a de seus professores, buscando compreender seu efeito na função social de ambos. A partir do referencial teórico materialista histórico-dialético, os autores destacam que a opção epistemológica pode ser teoricamente associada à manutenção do controle social, ou à sua resistência, justificandointenções e finalidades postas à educação. Os autores assumem, dessa forma, a epistemologia da práxis como uma categoria emancipatóriacontra hegemônica, cujos princípios são propositivos no enfrentamento das atuais forças regulatórias e resistência aos novos “life styles” hegemônicos, postos às suas funções sociais.
- ItemO cotidiano escolar e a formação continuada docente em contexto: relato de experiência(2020) FORTUNATO, IvanEste artigo relata uma experiência de formação continuada desenvolvida com professores de uma escola estadual, da diretoria regional de Itapetininga, durante uma Aula de Trabalho Pedagógico Coletivo (ATPC).
- ItemO pensamento holístico na escola: o caso do projeto medIFtação de Itapetininga/SP(2020) SOUZA, Debora Mota de; FORTUNATO, Ivan; CORREA, Mateus TófoliEste artigo descreve e analisa a experiência de dois anos de existência do projeto medIFtaçãodesenvolvido no Instituto Federal de São Paulo, campus de Itapetininga, no sudoeste do estado. Trata-se de um projeto emergente das necessidades de se apresentar aos estudantes do ensino médio algumas ferramentasde saúde mental para controle da ansiedade. Não obstante, a partir desse cenário, o projeto foi elaborado e tem sido conduzido além dessa proposta instrumental, elevando o sentido da meditação e do pensamento holístico como elementos de autoconhecimento e da compreensão da complexidade da vida. O texto foi organizado na forma de perguntas e respostas, com o propósito de tornar a explicação mais clara sobre especificidades do projeto. Espera-se, com a partilha deste relato, promover uma (auto)reflexão da meditação na educaçãoe, quem sabe, encorajar outros projetos de natureza semelhante.
- ItemPaulo Freire en la educación hoy, fascismo o paternalismo hipócrita; hablan las voces de Venezuela y Brasil(2022) RODRÍGUEZ, Milagros Elena; FORTUNATO, IvanA presente investigação trata-se de analisar o legado de Paulo Freire como uma utilidade na educação hoje, com fascismo e paternalismo hipócrita; aquí se falam as vozes da Venezuela e do Brasil. É uma investigação com o transmétodo na desconstrução e reconstrução sob rizomas que se rompem, para incluir o andarilho da utopia e suas ideias lendárias em nossa luta. Na reconstrução, verificamos que as palavras fascismo e paternalismo hipócrita não são ofensas inventadas em mentes sem critério. Não. Ao contrário, foram usados na época por Paulo Freire, e continuam sendo uma realidade, principalmente na Venezuela e no Brasil. Apesar disso, nos enchemos de esperança de fé, e nos espelhando em Paulo Freire, contribuímos com nossas ideias para a reconstituição da educação na Venezuela e no Brasil, desmistificando o fascismo e o paternalismo hipócrita.
- ItemPaulo Freire en la educación Iberoamericana hoy, a la luz del análisis crítico del discurso de sus protagonistas(2021) RODRIGUEZ, Milagros Elena; FORTUNATO, IvanA partir da análise crítica do discurso, com colaboradores Iberoamericanos, voltamos ao legado do andarilho da utopia; o professor libertador brasileiro que se internacionalizou mostrando a libertação como possível exercício político na educação. Assim, o legado de Freire na educação Iberoamericana de hoje é investigado à luz da análise crítica do discurso nas vozes de seus protagonistas. De todos os entrevistados iberoamericanos temos uma premissa: voltar a Freire como o andarilho da utopia é voar alto, grandes quilômetros em busca da libertação; sem fazer vista grossa à crise. Voltar a Freire no centenário do seu nascimento é gastar os sapatos, é apertar o coração, é sofrer com as comunidades esquecidas; voltar a esse pedagogo é sentir dor na pele de quem está à margem; mas, ao mesmo tempo é ter uma fé profunda na libertação; no potencial dos cidadãos, dos países – encobertos por interesses obscuros cada vez mais opressores na designação de libertadores.
- ItemPorque a pedagogia de Célestin Freinet ainda é atual(2017) FORTUNATO, Ivan
- ItemPorque la pedagogía de Célestin Freinet aún está presente(2017) FORTUNATO, Ivan
- ItemPráticas pedagógicas no ensino superior: relato de experiências com a disciplina didática em licenciaturas.(2020) FORTUNATO, IvanThis essay was written with the purpose of promoting a reflection on some elements of the complex activity of teaching in higher education. Among several possibilities, Didactics was chosen as the central element of the text, since it is often understood as the main activity of teaching. To develop the ideas, two distinct experiences with the conduction of Didactics, named as iceberg situations, were taken as an example. The essay unfolds in two sections: first, three links are identified between the two experiences, being the local, the teacher and the Didactic course; second, from these links, the most fundamental elements of each situation are evidenced by means of an investigative description. In the end, it is hoped that the material collected here from the experience itself will become the object of learning for other reflections and inflections, but it will be useful to keep alive the concerns about higher education.
- ItemReasons to consider Célestin Freinet’s pedagogy still current(2017) FORTUNATO, Ivan
- ItemRecreação e psicologia positiva: construindo interfaces a partir de um relato de experiência(2018) FORTUNATO, IvanEste ensaio busca apresentar possíveis interfaces entre a recreação e a Psicologia Positiva, a partir da análise de um relato de experiência. Trata-se da análise das atividades desenvolvidas em um minicurso conduzido na ocasião do III Congresso Internacional de Psicologia do Esporte, Desenvolvimento Humano e Tecnologias, em setembro de 2017. Na oportunidade, um conjunto de jogos e brincadeiras foram utilizadas para apresentar uma possível relação entre a recreação e o olhar edificante da Psicologia Positiva. Ao final, espera-se que as ideias embrionárias aqui apresentadas, que permitiram realizar proveitoso minicurso, sejam adensadas em novas oportunidades de praticá-las, ao mesmo tempo em que encorajem mais pesquisas que busquem relacionar a Psicologia Positiva com a recreação.
- ItemReflexões de editores de periódicos da área de Educação e Ensino sobre a Resolução CNS 510/2016(2023) FORTUNATO, Ivan; NETO, Alexandre ShigunovEste artigo apresenta reflexão sobre o sistema CEP/CONEP e as pesquisas com seres humanos nas áreas de Educação e Ensino. Foi escrito a partir da experiência como editores de periódicos e os conflitos emergentes com pesquisadores com relação às suas pesquisas com seres humanos. Destaca-se que o CEP/CONEP não se trata de ética na ou da pesquisa, mas de normas para boas práticas científicas. Ao final, constatou-se que: parcela significativa de periódicos apresentam informações superficiais nas normas de submissão sobre pesquisas envolvendo pessoas; bem como se evidenciou que há, ainda, muitas pesquisas com seres humanos nas áreas de Educação e Ensino conduzidas sem envolver o CEP/CONEP, como se o sistema fosse desconhecido ou tomado como desnecessário.