Navegando por Autor "DANTAS, Tânia Regina"
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- ItemApresentação(2016) HETKOWSKI, Tânia Maria; DANTAS, Tânia ReginaO Dossiê número 47 da Revista da FAEEBA é dedicado à temática sobre Pro-gramas de Pós-Graduação, com ênfase nos Mestrados Profissionais em Educação (MPE), apresentando um panorama da pós-graduação stricto sensu nesta modalidade. Considerando os avanços nas discussões desta modalidade profissional na área de Educação, bem como a necessidade de ampliar as reflexões acerca dos pressupostos teóricos e metodológicos, o Dossiê que compõe a Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade/UNEB objetiva mostrar o percurso da normatização e da legiti-mação dos Mestrados Profissionais (MP) no Brasil, bem como os desafios enfrentados à sua criação e efetivação na área de Educação. Tais desafios emergem a partir do Parecer CFE nº 977/65, de 03 de dezembro de 1965, conhecido como Parecer Newton Sucupira, marco referencial para a criação e consolidação da Pós-Graduação em todo o território brasileiro, destacando as Portarias nº 47, de 17 de outubro de 1995; nº 80, de 16 de dezembro de 1998; nº 07, de 22 de junho de 2009 e; Portaria Normativa nº 17, de 28 de dezembro de 2009, as quais normatizam, legitimam e incentivam a implantação de MP em todas as áreas de atuação, incluindo as perspectivas e possi-bilidades na área de Educação.
- ItemEditorial(2012) DANTAS, Tânia Regina; FORNARI, Liége Maria SitjaEstamos colocando à disposição do público e, especialmente, da comuni-dade acadêmica mais um número da Revista da FAEEBA-Educação e Con-temporaneidade, dentro de sua devida periodicidade, num momento em que a Comissão de Avaliação da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, divulga na 35ª Reunião da ANPED o parecer dos periódicos da área de educação que se submeteram ao processo avaliativo desta instituição.Concernente a este periódico, o parecer da Comissão consolida a sua im-portância como revista científica na área de educação, destaca a qualidade dos artigos publicados, o caráter exógeno da publicação, a diversidade das temáticas abordadas, a observância da proposta editorial e reafirma a sua posição como veículo de divulgação da produção científica em educação no cenário nacional e internacional.
- ItemEditorial(2012) FORNARI, Liége Maria Sitja; DANTAS, Tânia ReginaMartin Heidegger elabora uma categoria fundamental para seu pensamento: o cuidado. No âmbito da relação consigo próprio, a escrita aparece como o cuidado estruturante na formação da subjetividade. A escrita é compreendida, dessa forma, como um dos eixos centrais em torno do qual gira a percepção e reflexão sobre si mesmo. O acesso à leitura e à escrita determina uma maneira singular de estar no mundo. Michel Foucault, recorrendo a Sêneca, afirma que “a leitura deve ser uma defesa contra a pobreza, a morte e outros flagelos”. Este número trata da reflexão sobre o cuidado com dois temas fundamentais no campo da Educação: a aprendizagem da leitura e da escrita de Jovens e Adultos e a formação docente.
- ItemEditorial(2014) DANTAS, Tânia Regina; FORNARI, Liége Maria SitjaO número temático 41 da Revista da FAEEBA-Educação e Contemporaneidade explo-ra um tema complexo e atual que se impõe ao debate acadêmico na contemporaneidade, abarcando o campo da neurociência cognitiva na área educacional. Oportunamente, esta publicação põe em destaque a relevância desse tema para a área de formação inicial e continuada de professores e, ainda, evidencia a necessidade de se incrementar a pesquisa nesse campo de conhecimento que possa contribuir decisivamente, dentre outros aspectos, para incluir esta discussão nas matrizes curriculares e fortalecer a prática pedagógica.O tema da cognição e da natureza da aprendizagem humana não é recente, tendo desafiado diversos pensadores desde a Grécia antiga. Entretanto, foi o surgimento da ciência cognitiva que proporcionou o aprofundamento dos principais temas desse novo campo, como a natureza da relação mente-cérebro, da linguagem e da mente, as pes-quisas em inteligência artificial e as contribuições desse conhecimento para as novas formas de cognição.
- ItemEditorial(2011) DANTAS, Tânia Regina; FORNARI, Liége Maria SitjaO número 36 da Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, dedicado ao tema “Educação e Ruralidades”, dá visibilidade ao debate aca-dêmico focado na problematização das tensões inerentes ao mundo rural em um cenário cultural urbanocêntrico, que vê o setor rural como um obstáculo à modernização. Ao debruçarem-se sobre a temática da “Educação Rural”, os autores aqui reunidos contribuem para qualificar o mundo rural valorizando sua especificidade e recusando as classificações dicotômicas que historicamente têm servido para desqualificar as dinâmicas sociais, políticas e culturais próprias do território rural.
- ItemFormação de professores em eja: uma experiência pioneira na Bahia(2012) DANTAS, Tânia ReginaTrata-se de um trabalho de pesquisa em que se destaca a especificidade da educação de jovens e adultos, se analisa a formação docente com base em diversos autores, apoiada em uma literatura atual e pertinente acerca da temática estudada, se justifica a criação de um curso de especialização em EJA no âmbito de uma Universidade Estadual. Objetivando discutir a formação docente, o papel do professor e a especificidade da EJA, apresentam-se algumas reflexões sobre o percurso formativo, críticas e sugestões para a melhoria da qualidade do ensino e da formação dos educadores. Utiliza-se de uma metodologia que privilegia a indução, em uma abordagem qualitativa, realizando uma análise retrospectiva sobre os avanços e os recuos da proposta educacional. Como ponto culminante, à guisa de conclusão, reforça a importância da qualificação do educador propondo cursos em nível de pós-graduação, ações afirmativas e a revisão das políticas públicas no campo da EJA.
- ItemMestrados profissionais: a itinerância da área de educação e os legados da Universidade do Estado da Bahia(2016) HETKOWSKI, Tânia Maria; DANTAS, Tânia ReginaEste artigo apresenta a itinerância e os legados dos Programas de Pós-Graduação em Educação, na modalidade profissional, que são ofertados no Departamento de Educação, Campus I, da Universidade do Estado da Bahia. Objetiva, primeiramente, rememorar a criação dos Mestrados Profissionais no Brasil, a fim de destacar a sua trajetória, legitimação e consolidação em todo o território brasileiro e, posteriormente, demonstrar as principais características dos dois programas: Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC) e Educação de Jovens e Adultos (MPEJA). Do ponto de vista metodológico, este é um trabalho descritivo, com destaque para alguns dados quantitativos e qualitativos, coletados para embasá-lo, que se subsidia na legislação que ampara a criação e a implantação desses programas, que visa promover uma reflexão sobre as políticas públicas no campo da pós-graduação em educação, chamando atenção para a relevância de ofertar esses cursos, especificamente nesta modalidade, sobretudo para os professores e gestores da educação básica, principais protagonistas e demandantes destes cursos. Autores como Cevallos e Passos (2012), Ribeiro (2006), André (2001), Nóvoa (2009), Machado (2009), Haddad e Di Pierro (1999) e Flecha (1999) dialogam com as pesquisadoras na análise dos dados. Os resultados mais evidentes são decorrentes de práticas educativas inovadoras, dos trabalhos de curso realizados pelos estudantes, incremento da pesquisa educacional, dados novos e informações atualizadas sobre educação, tecnologia, gestão e Educação de Jovens e Adultos (EJA), bem como novas metodologias e artefatos tecnológicos que são impulsionados pelas investigações realizadas por discentes com a orientação dos docentes credenciados nos referidos programas.