Navegando por Autor "CARNEIRO, Relma Urel Carbone"
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- ItemA construção da escola inclusiva a partir da consultoria técnica especializada(2011) CARNEIRO, Relma Urel CarboneO presente artigo descreve uma experiência que aponta para o promissor caminho da colaboração entre consultoria técnica especializada em educação especial e inclusiva e o ensino regular. A educação inclusiva conforme prevista na legislação nacional requer uma ressignificação da escola para que possa oferecer ensino de qualidade para todos sem distinção de qualquer natureza.
- ItemA construção da escola inclusiva a partir da consultoria técnica especializada(2011) CARNEIRO, Relma Urel CarboneThis paper describes an experience that indicates the promising way of collaboration between specialized technical counseling in special and inclusive education and regular teaching. The inclusive education as foreseen in the national regulation requires a re-signification of the school to offer high-quality teaching for all, without any distinctions. The collaborative counseling has been indicated in the literature as a model to support the process of school transformation. In this perspective, the Municipal Educational Secretariat of Bauru, which since 2005 develops a project for inclusion, adopts this practice and works with counseling to provide technical, pedagogical and theoretical subsides for the schools and the Special Teaching Division team, which manages the inclusive work in the teaching network, thus consolidating an inclusive work. Many actions have been conducted in twelve months of work for the restructuration, accommodation and consolidation of the inclusion project of the city, which demonstrates the importance of this action.
- ItemA democratização do acesso à educação superior brasileira: realidade e desafios(2020) FACHINETTI, Tamiris Aparecida; CANDIDO, Eliane Aparecida Piza; CARNEIRO, Relma Urel CarboneConsiderando a educação como um direito humano, o presente artigo tem como objetivo discutir e analisar a Educação Superior no Brasil, que além de conservar o saber, tem o papel de formar e renovar intelectualmente a experiência humana. Dentro desta perspectiva, é possível observar que se torna preocupante a democratização do acesso diante da atual sociedade capitalista. Para fins desse estudo, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, que apresentou como resultado um aumento significativo no número de matriculas neste nível de ensino nos últimos anos, tanto em instituições públicas quanto privadas, o que pode ser justificado pelos programas que facilitam esse acesso.
- ItemA inclusão de alunos público alvo da educação especial no ensino fundamental i através do olhar dos professores(2016) CARNEIRO, Relma Urel Carbone; UEHARA, Flavia MariaEste estudo se propôs a analisar como tem se dado a inclusão escolar de alunos público-alvo da Educação Especial nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto desenvolvemos uma pesquisa qualitativa utilizando como procedimento metodológico o Estudo de Caso. Foi aplicado um questionário a 13 professores de classe comum atuantes em uma escola municipal de uma cidade do interior do estado de São Paulo, que tinham em suas turmas alunos com deficiência.
- ItemA inclusão de alunos público-alvo da educação especial na educação superior: um estudo de caso sobre o trabalho docente com uma aluna surda no curso de pedagogia(2018) SBRANA, Roberta Aline; CARNEIRO, Relma Urel CarboneEste artigo busca verificar como tem ocorrido o processo de inclusão de alunos Público-Alvo da Educação Especial na Educação Superior. A princípio é apresentado um breve histórico da Educação Especial e da Educação Superior no Brasil, evidenciando ao longo dos anos como as Instituições de Educação Superior e a legislação têm garantido a estes alunos o acesso e a permanência neste nível de ensino e, consequentemente o processo de inclusão.
- ItemA inclusão de alunos público-alvo da educação especial na educação superior: um estudo de caso sobre o trabalho docente com uma aluna surda no curso de pedagogia(2018) SBRANA, Roberta Aline; CARNEIRO, Relma Urel CarboneThis article pursuit verify as has been the inclusion process of Students target audience of Special Education in Higher Education. At first presents a brief history of Special Education and Higher Education in Brazil, showing over the years as the higher education institutions and legislation have guaranteed these students access and permanence at this level of education and consequently the inclusion process. From this context, the aim of this study was to investigate the work of a teacher with a deaf student the course of Pedagogy of a higher education institution in order to verify comes happening the inclusion process of this student. With a qualitative approach, we developed a case study analyzing the data from the content analysis. For data collection was carried out half structured interviews with the teacher. The discussions and results are organized in the following categories: a) Professional identity; b) Teaching work and inclusion; c) The IES and the inclusion process; and d) The teacher - institution - family relationship; they point to guarantee access and permanence of that student in that institution. However, concludes, not effectiveness of the inclusion process in the absence of an inclusive pedagogical practice.
- ItemA tecnologia assistiva como facilitadora no processo de inclusão: das políticas públicas a literatura(2017) FACHINETTI, Tamiris Aparecida; CARNEIRO, Relma Urel CarboneA política educacional brasileira garante a matrícula dos alunos público alvo da educação especial em escolas comuns, porém a inclusão escolar de parte desse público tem apresentado um desafio para os profissionais na escola, a utilização da Tecnologia Assistiva é vista como facilitador no processo de inclusão. Dessa forma esse estudo pretende por meio de uma revisão bibliográfica apontar a importância da Tecnologia Assitiva no processo de inclusão.
- ItemAnálise sobre temáticas de educação especial e inclusiva no programa de educação escolar da FCL/CAr(2018) CARNEIRO, Relma Urel Carbone; DALL'ACQUA, Maria Júlia Canazza; CARAMORI, Patricia Moralis; PREVIATO, Daniel BianconiO presente estudo tem como objetivo continuar uma investigação anterior sobre levantamento da produção do Programa de Pós-graduação em Educação Escolar da Universidade Estadual Paulista no que diz respeito às temáticas da Educação Especial e Inclusiva.
- ItemApresentação(2016) CARNEIRO, Relma Urel CarboneO dossiê aqui reunido traz artigos que problematizam e discutem o trabalho docente como elemento fundamental no processo de ensino e aprendizagem escolar para a construção de uma escola de qualidade para todos. Enfatizando práticas pedagógicas com alunos público-alvo da Educação Especial –alunos com deficiências, transtorno global do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação –, os trabalhos apresentam investigações desenvolvidas em todos os níveis de ensino, da Educação Infantil à Superior, relacionadas à formação de professores, ao trabalho docente e à reorganização escolar, bem como uma reflexão sobre a temática tendo como base o modelo espanhol de inclusão escolar.
- ItemInclusão escolar de alunos público-alvo da educação especial: como se dá o trabalho pedagógico do professor no ensino fundamental I?(2016) SILVA, Suzana Sirlene da; CARNEIRO, Relma Urel CarboneO presente artigo relata uma pesquisa desenvolvida com professoras que trabalham em escolas comuns e que têm alunos com deficiência incluídos em sala de aula. A problemática central do estudo versa e tem por objetivo verificar como está se dando o trabalho docente/pedagógico com alunos público-alvo da educação especial em sala comum. Para isto, constituiu-se um estudo qualitativo de natureza exploratória e descritiva, utilizando como instrumento de coleta de dados um questionário livre e com questões abertas.
- ItemInclusão escolar de estudantes com transtorno do espectro autista (TEA) no ensino fundamental II(2017) CÁBRIO, Regiane Cristina; CARNEIRO, Relma Urel CarboneEste estudo apresenta uma reflexão sobre a inclusão escolar de alunos com Transtorno do Espectro Autista TEA, clientela pertencente ao público alvo da Educação Especial, discutindo essa realidade no Ensino Fundamental II. Apresenta uma visão geral sobre o TEA e a análise de uma entrevista semiestruturada realizada com um professor que possuía um aluno com TEA, verificando qual sua visão sobre seu papel e como o aluno é visto e trabalhado na escola.
- ItemInclusão escolar de estudantes com transtorno do espectro autista (TEA) no ensino fundamental II(2017) CARNEIRO, Relma Urel CarboneThis paper presents a reflection about the school inclusion of students with Autistic Spectrum Disorder (ASD), that are the target public of special education, discussing this reality at Secondary Level Education II. Provides an overview about the ASD and the analyses of an interview semi structured with a teacher that had a student with ASD, verifying what is his vision about his role and how the student is seen and dealt with at school. We utilized a qualitative approach of research and as methodological procedure the Case Study. We aimed to verify how the inclusion has been occurring in this reality. After the analysis of the data it was perceptible that there are still lots of aspects that must be changed for an effective inclusion, especially at the formation of the managing group, the teachers, and governmental measures, so that inclusion can be a synonym of development e meaningful learning.
- ItemO aluno com altas habilidades/superdotação em escola ribeirinha na Amazônia(2020) FERREIRA, José Adnilton Oliveira; CARNEIRO, Relma Urel CarboneNeste estudo investigou-se a inclusão de um aluno com altas habilidades/superdotação em escola ribeirinha na Amazônia Amapaense.
- ItemO desenvolvimento da noção temporal em crianças deficientes auditivas(2004) CARNEIRO, Relma Urel CarboneThis paper is part of an investigation that aimed at understanding the development of time perception in children with hearing impairment. The objective of the investigation was to notice how the process of construction of the time category, which is fundamental for organization of the real, occurs in children with hearing impairment, and compared the data achieved with normal children. The theoretical part of the study addressed the hearing and speech impairment, the issue of time perception in the history of thinking and in the subject, according to the theory of Jean Piaget. Accomplishment of the empirical investigation was conducted on two groups of children, being one of children with hearing impairment attending the Educational Center of the Hearing Disabled - CEDAU - USP - Bauru, and another group of normal children, who were evaluated by the liquid flow test described by Piaget (s.d.). The results were analyzed both qualitatively and individually. The data achieved demonstrated that children with hearing impairment attending the CEDAU presented a difference in relation to construction of time perception, being delayed in relation to the normal children assessed in this study.
- ItemOs 20 anos da lei de diretrizes e bases e a educação especial: considerações e reflexões(2018) CARNEIRO, Relma Urel Carbone; DALL’ACQUA, Maria Júlia Canazza; CARAMORI, Patrícia MoralisO texto apresentado procura empreender uma reflexão sobre alguns aspectos relativos ao período de 20 anos de vigência da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) no que diz respeito à educação especial. São feitas considerações acerca do processo que levou à formulação de um capítulo voltado para tanto.
- ItemTecnologia e deficiência intelectual: práticas pedagógicas para inclusão digital(2017) CARNEIRO, Relma Urel Carbone; COSTA, Carneiro, Maria Carolina BrancoO atendimento educacional a estudantes com deficiência intelectual é um tema recorrente nas discussões da área, no sentido de superação de uma visão excludente, que considera a deficiência e ignora as capacidades, buscando o oferecimento de condições reais de acesso ao conhecimento a partir das especificidades. O uso da tecnologia tem sido apontado como um recurso pedagógico que pode contribuir neste processo, colocando o estudante como protagonista, possibilitando o desenvolvimento de várias áreas do conhecimento. Assim, desenvolvemos um estudo a partir de um projeto de extensão vinculado ao Núcleo de Ensino da Unesp, com o objetivo de propor e avaliar ações pedagógicas através do uso da informática a alunos com deficiência intelectual.