Navegando por Autor "BIZELLI, José Luís"
Agora exibindo 1 - 20 de 25
Resultados por página
Opções de Ordenação
- Item15 anos pensando a Educação Escolar em Ibero-América(2020) BIZELLI, José Luís; CRUZ, José Anderson SantosPassados 15 anos da assinatura do Convênio de Colaboração Acadêmica entre a UNESP – através da sua Faculdade de Ciência e Letras de Araraquara – e Universidade de Alcalá de Henares – através do Departamento de Ciências da Educação –, celebra-se aqui a constituição de um grupo de investigadores que vêm se dedicando a pensar, escrever, analisar e propor iniciativas para a Educação Escolar no território ibero-americano.
- ItemA gestão do conhecimento e as expertizes desenvolvidas no ensino superior(2017) CUNHA, Arielly Kizzy; CRUZ, José Anderson Santos; BIZELLI, José LuísO artigo aprofunda reflexões sobre a gestão do conhecimento frente às inovações tecnológicas, descrevendo aspectos da sociedade atual na busca pela aquisição e estruturação de habilidades para atender um mercado de trabalho em constante mudança. Em um universo laboral cada vez mais empreendedor, o aprimoramento contínuo da força de trabalho para incorporar tecnologias inovadoras é exigência capaz de fazer diferença para ingresso e permanência em organizações complexas.
- ItemAtendimento educacional para alunos com necessidades educativas especiais na Espanha(2016) MATTOS, Maria Odete de; BIZELLI, José LuísA construção do artigo está baseada no contraste entre análise documental e observação direta do atendimento educacional para estudantes com necessidades educativas especiais na Espanha, país que tem sido reconhecido como referência na reflexão crítica e na organização de modelos de atendimento para a escola inclusiva.
- ItemBrazil-Finland dossier: trends, perspectives and challenges of the education for the 21st century(2018) CHEDIAK, Sheylla; BIZELLI, José Luís; RYYMIN, EssiDossiê Brasil-Finlândia, edição especial bilíngue (português e inglês) da Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (RIAEE), traz como tema central a Educação para o Século XXI, abordando cinco eixos interligados de interesse: Comunidades de Aprendizagem, inovação curricular, internacionalização da educação, Aprendizagem Baseada em Projetos/Problemas (ABP ou PBL, do inglês) e tecnologias educacionais com abordagem centrada no estudante.
- ItemCaminhos para TIC em sala de aula sob a perspectiva dos professores(2016) CUNHA, Maíra Darido da; BIZELLI, José LuísAs novas tecnologias da informação e da comunicação – TIC - ditam um novo cenário para sala de aula. Muitas são as expectativas de aprendizagem por meio desta nova ferramenta. Para tanto, é preciso pensar na mudança de paradigmas sob a ótica do professor, agente fundamental no processo de aprendizagem dentro da escola. A seguinte pesquisa buscou identificar os limites e as possibilidades do uso das TICs em sala de aula, elencando as principais mudanças necessárias para efetivação dentro deste processo. Foram ouvidos 150 professores e 7 diretores, distribuídos em 10 escolas estaduais do município de Piracicaba – SP. Diante dos resultados da pesquisa, tornou-se fundamental repensar práticas escolares, entender TIC como meio a mais de fomentar discussão crítica entre professores a fim de traçar caminhos que orientem prática docente criativa e reflexiva, em que TIC poderiam ser compreendidas como espaço de possibilidade de criação, individual ou colaborativa e não apenas utilizada como forma de chamar a atenção de alunos ou de sensibilizá-los aos conteúdos propostos na aula.
- ItemCursos de Pedagogia: tecnologias digitais e justiça social(2020) MARTÍNEZ, Dayra Émile Guedes; BIZELLI, José Luís; REIS,Márcia LopesA relevância social e econômica das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) incita que a educação básica as considere, sob a égide da justiça social, já que a escola é o local para o desenvolvimento pleno do indivíduo. Este trabalho tem por objetivo analisar os projetos político-pedagógico (PPP) dos cursos de Pedagogia da UNESP – campus Araraquara, UNICAMP e USP – campus São Paulo – destacando as referências e disciplinas sobre TDIC e justiça social.
- ItemEditorial(2020) BIZELLI, José Luís; CRUZ, José Anderson Santos
- ItemEditorial(2017) BIZELLI, José Luís; CRUZ, José Anderson Santos
- ItemEditorial(2017) BIZELLI, José Luís; CRUZ, José Anderson Santos
- ItemEditorial(2018) BIZELLI, José Luís; CRUZ, José Anderson Santos
- ItemEditorial(2018) BIZELLI, José Luís; CRUZ, José Anderson Santos
- ItemEditorial(2016) BIZELLI, José Luís; CRUZ, José Anderson Santos
- ItemEditorial(2016) BIZELLI, José Luís; CRUZ, José Anderson SantosEstamos publicando o terceiro número especial do volume 11 (2016) da Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, que traz o Dossiê “Investigadores Brasileiros em Portugal: Pensando a Educação para o Futuro”, organizado por Sidclay Bezerra de Souza, João Luiz Peçanha Couto e Sebastião Souza Lemes. Este número especial contem artigos sobre temas que polarizam as pesquisas do grupo ao desenhar o cenário de uma educação transformadora, ou como diria Paulo Freire (2000, p. 67): Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda.
- ItemEditorial(2016) BIZELLI, José Luís; CRUZ, José Anderson Santos
- ItemEditorial(2017) BIZELLI, José Luís; CRUZ, José Anderson Santos
- ItemEditorial(2017) BIZELLI, José Luís; CRUZ, José Anderson Santos
- ItemEditorial(2020) BIZELLI, José Luís; CRUZ, José Anderson Santos
- ItemEditorial(2019) BIZELLI, José Luís; CRUZ, José Anderson SantosEstamos publicando o primeiro número especial do volume 14 – correspondente ao ano 2019 – da Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação. O dossiê Inclusão e Educação Infantil foi, cuidadosamente, organizado por Claudia Regina Mosca Giroto, Fabiana Cristina Frigieri de Vitta e Luciana Aparecida de Araujo para enfrentar o tema dos limites e desafios colocados à construção da Educação Infantil inclusiva. Conforme chamam atenção as autoras: educar crianças em um contexto inclusivo, sob os princípios da universalização do acesso à educação, da igualdade de direitos no acesso às oportunidades e da equidade, pressupõe que sejam consideradas as especificidades das crianças, seus distintos modos de apropriação do conhecimento e os diferentes contextos escolares, de modo que as diferenças sejam valorizadas.
- ItemEditorial(2018) BIZELLI, José Luís; CRUZ, José Anderson Santos
- ItemEditorial(2019) CRUZ, José Anderson Santos; BIZELLI, José Luís