Logo da Base
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo da Base
  • Base de Dados
  • Toda a Edubase
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "ARAGÃO, Wilson Honorato"

Agora exibindo 1 - 6 de 6
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Dialogando sobre a BNCC, o currículo e a sua interferência Para a formação de professores
    (2020) SOUZA, Sawana Araújo Lopes de; SOUSA, Maraiane Pinto de; ARAGÃO, Wilson Honorato
    O presente trabalho visa analisar as referências apresentadas na BNCC para a implementação dos novos currículos no que concerne a formação dos professores. Dessa forma, tem-se como problemática: como está sendo construído o diálogo na BNCC entre o currículo e a formação de professores.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Do decreto ao controle do processo pedagógico: os coordenadores pedagógicos sob a tutela das avaliações externas
    (2017) ARAÚJO, Osmar Hélio; RODRIGUES, Janine Marta Coelho; ARAGÃO, Wilson Honorato
    Este artigo discute o processo de responsabilização pelos resultados das avaliações externas posto aos gestores escolares e, principalmente, aos coordenadores pedagógicos, sujeitos desta pesquisa. Metodologicamente, a pesquisa empírica, com âncora na abordagem qualitativa, envolveu três coordenadoras pedagógicas da Rede Municipal de Ensino do município de Cruz, Ceará.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Dossié: inclusión y diversidad, exclusión, formación de profesores
    (2017) ARAÚJO, Osmar Hélio Alves; RODRIGUES, Janine Marta Coelho; ARAGÃO, Wilson Honorato
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    O (des)lugar da pedagogia e da didática na formação dos professores
    (2017) ARAÚJO, Osmar Hélio; RODRIGUES, Janine Marta Coelho; ARAGÃO, Wilson Honorato
    Este artigo discute a relação que deve existir entre a pedagogia, a didática e a formação dos professores das diversas áreas do conhecimento, seja ela inicial ou contínua, pois parte da compreensão que são necessários componentes curriculares na formação dos professores que foquem o fazer docente, o fenômeno educativo e as práticas pedagógicas docentes.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Política de avaliação em larga escala: “educação para todos” ou exclusão em nome da “qualidade”?
    (2017) MÉLO, Silmara Cássia Barbosa; ARAGÃO, Wilson Honorato
    A política de avaliação da educação no Brasil percorre caminhos duvidosos com repercussões jamais percebidas, que implicam diretamente no cotidiano da escola, dos professores e dos alunos, fazendo emergir problematizações acerca dos impactos, sobretudo, no que se refere às formas mais aprimoradas de exclusão.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Políticas públicas de educação no brasil: fracasso escolar, culpabilização dos alunos e inocentização da escola Janine
    (2017) RODRIGUES, Janine Marta Coelho; ARAGÃO, Wilson Honorato; RODRIGUES, Silvestre Coelho
    O presente estudo discute as políticas da educação no Brasil, voltadas às questões da culpabilização da criança que fracassa na escola, a partir da unilateralidade do olhar, quando a escola se recusa a discutir seus critérios de avaliação, seleção e classificação. Desconsiderar os contextos sociais, familiares e econômicos dos alunos, significa considerar que estes alunos apresentam desempenhos iguais, adquirem as suas competências e habilidades a partir do mesmo método pedagógico e com o mesmo ritmo de aprendizagem.

Logo Edubase e SBU


ISSN 1518-6385

Rua Sérgio Buarque de Holanda, 421
Cidade Universitária Zeferino Vaz
Distrito de Barão Geraldo
13083-859 - Campinas - SP - Brasil
Telefone: (19) 3521-6729

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão