Navegando por Autor "ARAGÃO, Wilson Honorato"
Agora exibindo 1 - 6 de 6
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemDialogando sobre a BNCC, o currículo e a sua interferência Para a formação de professores(2020) SOUZA, Sawana Araújo Lopes de; SOUSA, Maraiane Pinto de; ARAGÃO, Wilson HonoratoO presente trabalho visa analisar as referências apresentadas na BNCC para a implementação dos novos currículos no que concerne a formação dos professores. Dessa forma, tem-se como problemática: como está sendo construído o diálogo na BNCC entre o currículo e a formação de professores.
- ItemDo decreto ao controle do processo pedagógico: os coordenadores pedagógicos sob a tutela das avaliações externas(2017) ARAÚJO, Osmar Hélio; RODRIGUES, Janine Marta Coelho; ARAGÃO, Wilson HonoratoEste artigo discute o processo de responsabilização pelos resultados das avaliações externas posto aos gestores escolares e, principalmente, aos coordenadores pedagógicos, sujeitos desta pesquisa. Metodologicamente, a pesquisa empírica, com âncora na abordagem qualitativa, envolveu três coordenadoras pedagógicas da Rede Municipal de Ensino do município de Cruz, Ceará.
- ItemDossié: inclusión y diversidad, exclusión, formación de profesores(2017) ARAÚJO, Osmar Hélio Alves; RODRIGUES, Janine Marta Coelho; ARAGÃO, Wilson Honorato
- ItemO (des)lugar da pedagogia e da didática na formação dos professores(2017) ARAÚJO, Osmar Hélio; RODRIGUES, Janine Marta Coelho; ARAGÃO, Wilson HonoratoEste artigo discute a relação que deve existir entre a pedagogia, a didática e a formação dos professores das diversas áreas do conhecimento, seja ela inicial ou contínua, pois parte da compreensão que são necessários componentes curriculares na formação dos professores que foquem o fazer docente, o fenômeno educativo e as práticas pedagógicas docentes.
- ItemPolítica de avaliação em larga escala: “educação para todos” ou exclusão em nome da “qualidade”?(2017) MÉLO, Silmara Cássia Barbosa; ARAGÃO, Wilson HonoratoA política de avaliação da educação no Brasil percorre caminhos duvidosos com repercussões jamais percebidas, que implicam diretamente no cotidiano da escola, dos professores e dos alunos, fazendo emergir problematizações acerca dos impactos, sobretudo, no que se refere às formas mais aprimoradas de exclusão.
- ItemPolíticas públicas de educação no brasil: fracasso escolar, culpabilização dos alunos e inocentização da escola Janine(2017) RODRIGUES, Janine Marta Coelho; ARAGÃO, Wilson Honorato; RODRIGUES, Silvestre CoelhoO presente estudo discute as políticas da educação no Brasil, voltadas às questões da culpabilização da criança que fracassa na escola, a partir da unilateralidade do olhar, quando a escola se recusa a discutir seus critérios de avaliação, seleção e classificação. Desconsiderar os contextos sociais, familiares e econômicos dos alunos, significa considerar que estes alunos apresentam desempenhos iguais, adquirem as suas competências e habilidades a partir do mesmo método pedagógico e com o mesmo ritmo de aprendizagem.