Navegando por Autor "ANJOS, Ricardo Eleutério dos"
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- ItemA educação escolar de adolescentes e a formação dos conceitos científicos(2011) ANJOS, Ricardo Eleutério dosThis article is part of a study in progress that aims to present theoretical framework of cultural-historical psychology school for the adolescents’ education. Considering that, for historical and cultural psychology, adolescence is a privileged moment both to the development of thinking by concepts such as the formation of the world’s conception and developing self-awareness, the hypothesis of this study is that school education can decisively contribute, through the teaching of systematized knowledge for the psychological development of adolescents in order to overcome the limits of everyday life concepts. Therefore, this article will present the urgent need to overcome the naturalizing concepts, as evidenced by the liberal currents in psychology. These conceptions of adolescence contrast with the focal point in which Vygotsky and colleagues focused their research, namely the concepts formation as a quantum leap in psychological development at this stage they called “age of transition.”
- ItemA educação escolar de adolescentes e a formação dos conceitos científicos(2011) ANJOS, Ricardo Eleutério dosEste artigo integra uma pesquisa em andamento que tem como objetivo apresentar aportes teóricos da psicologia histórico-cultural para a educação escolar de adolescentes.
- ItemEducação escolar e o desenvolvimento do pensamento conceitual na adolescência: contribuições da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica(2018) MALANCHEN, Julia; ANJOS, Ricardo Eleutério dosO objetivo deste trabalho é o de evidenciar as contribuições da educação escolar no desenvolvimento do pensamento por conceitos na adolescência, a partir da pedagogia histórico-crítica e da psicologia histórico-cultural. Com base no materialismo histórico e dialético, apresenta uma pesquisa de caráter teórico-conceitual, destacando que o desenvolvimento do pensamento por conceitos na adolescência não é um fenômeno natural, mas sim, produto de um longo processo de formação engendrado por uma série de operações racionais, tais como: análise e síntese; comparação; generalização e sistematização; abstração e concreção. Aponta, desse modo, a importância da organização da educação escolar a partir dos conceitos científicos, uma vez que, a apropriação dos mesmos, promove formas especiais de conduta, modifica a atividade das funções psíquicas, cria novos níveis de desenvolvimento humano e proporciona um entendimento mais articulado do mundo. Conclui-se que, quando a escola se propõe a conduzir o aluno ao pensamento conceitual, possibilita maiores condições para o conhecimento da realidade objetiva.
- ItemO desenvolvimento histórico-cultural da imaginação na adolescência e a educação escolar(2017) ANJOS, Ricardo Eleutério dosO presente artigo versa sobre a relação entre educação escolar e desenvolvimento da imaginação na adolescência. A partir dos pressupostos da psicologia histórico-cultural, defende que a imaginação não se desenvolve naturalmente, tampouco se desenvolve fora das atividades que a requeira.
- ItemO desenvolvimento histórico-cultural da imaginação na adolescência e a educação escolar(2017) ANJOS, Ricardo Eleutério dosThis article is about the relationship between school education and the development of imagination in adolescence. Through the suppositions of HistoricalCultural psychology, defends that the imagination doesn't develop by itself, neither out of the activities that requires it. The results of imagination begin to express themselves, in its maximum possibilities, in adolescence, through the thought by concepts, the most developed form of thought, that according to Vigotski, it's generated through the process of streaming-assimilation of the school contents.