Logo da Base
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo da Base
  • Base de Dados
  • Toda a Edubase
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "ANJOS, Ricardo Eleutério dos"

Agora exibindo 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    A educação escolar de adolescentes e a formação dos conceitos científicos
    (2011) ANJOS, Ricardo Eleutério dos
    This article is part of a study in progress that aims to present theoretical framework of cultural-historical psychology school for the adolescents’ education. Considering that, for historical and cultural psychology, adolescence is a privileged moment both to the development of thinking by concepts such as the formation of the world’s conception and developing self-awareness, the hypothesis of this study is that school education can decisively contribute, through the teaching of systematized knowledge for the psychological development of adolescents in order to overcome the limits of everyday life concepts. Therefore, this article will present the urgent need to overcome the naturalizing concepts, as evidenced by the liberal currents in psychology. These conceptions of adolescence contrast with the focal point in which Vygotsky and colleagues focused their research, namely the concepts formation as a quantum leap in psychological development at this stage they called “age of transition.”
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    A educação escolar de adolescentes e a formação dos conceitos científicos
    (2011) ANJOS, Ricardo Eleutério dos
    Este artigo integra uma pesquisa em andamento que tem como objetivo apresentar aportes teóricos da psicologia histórico-cultural para a educação escolar de adolescentes.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Educação escolar e o desenvolvimento do pensamento conceitual na adolescência: contribuições da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica
    (2018) MALANCHEN, Julia; ANJOS, Ricardo Eleutério dos
    O objetivo deste trabalho é o de evidenciar as contribuições da educação escolar no desenvolvimento do pensamento por conceitos na adolescência, a partir da pedagogia histórico-crítica e da psicologia histórico-cultural. Com base no materialismo histórico e dialético, apresenta uma pesquisa de caráter teórico-conceitual, destacando que o desenvolvimento do pensamento por conceitos na adolescência não é um fenômeno natural, mas sim, produto de um longo processo de formação engendrado por uma série de operações racionais, tais como: análise e síntese; comparação; generalização e sistematização; abstração e concreção. Aponta, desse modo, a importância da organização da educação escolar a partir dos conceitos científicos, uma vez que, a apropriação dos mesmos, promove formas especiais de conduta, modifica a atividade das funções psíquicas, cria novos níveis de desenvolvimento humano e proporciona um entendimento mais articulado do mundo. Conclui-se que, quando a escola se propõe a conduzir o aluno ao pensamento conceitual, possibilita maiores condições para o conhecimento da realidade objetiva.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    O desenvolvimento histórico-cultural da imaginação na adolescência e a educação escolar
    (2017) ANJOS, Ricardo Eleutério dos
    O presente artigo versa sobre a relação entre educação escolar e desenvolvimento da imaginação na adolescência. A partir dos pressupostos da psicologia histórico-cultural, defende que a imaginação não se desenvolve naturalmente, tampouco se desenvolve fora das atividades que a requeira.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    O desenvolvimento histórico-cultural da imaginação na adolescência e a educação escolar
    (2017) ANJOS, Ricardo Eleutério dos
    This article is about the relationship between school education and the development of imagination in adolescence. Through the suppositions of HistoricalCultural psychology, defends that the imagination doesn't develop by itself, neither out of the activities that requires it. The results of imagination begin to express themselves, in its maximum possibilities, in adolescence, through the thought by concepts, the most developed form of thought, that according to Vigotski, it's generated through the process of streaming-assimilation of the school contents.

Logo Edubase e SBU


ISSN 1518-6385

Rua Sérgio Buarque de Holanda, 421
Cidade Universitária Zeferino Vaz
Distrito de Barão Geraldo
13083-859 - Campinas - SP - Brasil
Telefone: (19) 3521-6729

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão