Nível técnico
Revista HISTEDBR On-line
e022004
Campinas
O objetivo deste texto é analisar as principais orientações políticas para o ensino médio no Brasil, no período de 1998 a 2012. Apresenta-se o resultado de uma pesquisa exploratória, de análise crítica documental na qual foram selecionados quatro documentos, sendo dois oficiais do Ministério da Educação (MEC) e dois produzidos pela Organização das Nações Unidades para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) no período analisado. Enunciados dos documentos evidenciam as principais categorias políticas que foram consideradas como principais eixos da política delineada para o ensino médio nesse período. Os resultados denotam a comprovação de que os 14 anos, antecedentes à atual Reforma do Ensino Médio, Lei n.º 13.415/2017, foram prenúncios de um avanço empresarial e conservador na formação escolar da juventude brasileira.

The objective of the text is analyze the leading orientations of the policy for the High School in Brazil in the period of 1998 to 2012. It’s the result of a exploratory research, of a critical documentary analysis witch is selected four documents, being two of them oficial from the Ministry of Education and the others two produced by Unesco in the analyzed period. The enunciation of the documents evidence the mains politic categories that was considered like the main causes of the policy designed for the High School, in the analyzed period. The results proof that fourteen years, which preceded the actual reform of the High School that came from the Law n° 13.415/2017, were results of the business breakthrough and conservative in the youth Brazilian formation.

El objetivo del texto es analizar las orientaciones principales de la política para la Escuela Secundaria en Brasil en el período de 1998 a 2012. Es resultado de una investigación exploratoria, de un análisis documental crítico bruja es seleccionado cuatro documentos, siendo dos de ellos oficial del Ministerio de Educación y los otros dos producidos por la Unesco en el período analizado. La enunciación de los documentos evidencia las principales categorías politicas que se consideraron como las principales causas de la política diseñada para la Escuela Secundaria, en el período analizado. Los resultados demuestran que catorce años, que precedieron a la reforma real de la Escuela Secundaria que vino de la Ley no 13.415/2017, fueron resultado del avance empresarial y conservador en la formación juvenil brasileña.
Políticas educacionais, Ensino médio, Juventude, UNESCO, Educational policies, High school, Youth, UNESCO, Políticas educativas, Escuela secundaria, Juventud, UNESCO
GONÇALVES, Leonardo Dorneles; MOREIRA, Jani Alves da Silva. Análise das orientações políticas para o ensino médio no Brasil (1998-2012): ofensiva empresarial-conservadora sobre a formação da juventude. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, v. 22, p. e022004. 2022. https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8659809. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8659809. Acesso em: 2023-04-10