ORCID
Revista Educação e Políticas em Debate
ago./dez.
Este artigo tem como propósito contextualizar o posicionamento de professoras transem suas práticas pedagógicas, no sentido de identificar a escola como local de direito e de pertencimento daqueles/ as que ultrapassam, transitam e/ou permanecem nas fronteiras do gênero e das sexualidades. Caracterizamos tal posicionamento como indícios de manifestações de uma abordagem político-identitária no cotidiano escolar. Verificamos, nessas manifestações, o desencadeamento de processos de subversão e de abalo de valores, normas e crenças. Na verdade, formas de resistências, intencionais ou não, que desencadearam possibilidades de estruturação de novas formas de ensino e aprendizagem no que se refere à discussão sobre gênero e sexualidades.

This article aims to contextualize the positioning of trans teachers in their teaching practices to identify the school as a place of right and belonging of those who cross, transit and/or remain in the boundaries of gender and sexuality. We characterize this positioning as an evidence of manifestations of a political-identitary approach in everyday school life. We verified in these manifestations the triggering of subversion processes and disturbance of values, norms and beliefs. In fact, forms of resistance, intentional or not, that triggered possibilities of structuring new forms of teaching and learning in relation to the discussion of gender and sexuality.
Professoras trans, Educação, Homofobia, Transfobia, Teoria queer, Trans teachers, Education, Homophobia, Transphobia, Queer theory
FRANCO, Neil; CICILLINI, Graça Aparecida. Práticas pedagogicas de professora trans: genero e sexualidades como abordagem político-identitária no cotidiano escolar. Revista Educação e Políticas em Debate, Uberlândia, v. 4, n. 2, ago/dez. 2015. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/34553. Acesso em: 2022-06-06