O poema no livro didático: abordagens e formação de leitores

Horizontes
2317-109X
e021025
Itatiba
Coleções
Este trabalho é resultado de uma análise sobre o tratamento conferido ao poema nos livros didáticos de Língua Portuguesa, tendo em vista a formação de leitores literários. Para isso, foram selecionados quatro manuais didáticos utilizados por escolas públicas no interior do estado de São Paulo. Tal investigação, pautada na metodologia qualitativa, aborda a trajetória da poesia infantil no Brasil, a presença dos poetas na produção literária e a abordagem do poema nos livros e, por fim, as contribuições do livro na formação leitora. Os objetivos propostos partem do pressuposto de que a poesia está presente na históriasocial dos seres humanos, portanto, faz-se necessário que as crianças tenham contato com esse gênero já nos anos iniciais da educação básica.

This paper results from an analysis on the handling of the poem in Portuguese Language textbooks regarding foremost the formation of literary readers. For this purpose, four instructional handbooks used in public schools from São Paulo state in 2015 were chosen. Such research, based on a qualitative methodology deals with the trajectory of children’s poetry in Brazil, the presence of poets in literary production and the poeticapproach within the analyzed books and, finally, the contributions of the book in shaping young readers. The suggested objectives sprout from the assumption that poetry is present in social history of humankind, therefore it is necessary that children have contact with this genre beginning on the initial years of basic education.
Poemas infantis, Livros didáticos, Análise de conteúdo, Tratamento poético, Formação leitora, Children’s poems, Textbooks, Content analysis, Poetic treatment, Formation of readers
ROSA, Margarete Petri da; MONTEIRO, Maria Iolanda. O poema no livro didático: abordagens e formação de leitores. Horizontes, Itatiba, v. 39, n. 1, p. e021025. 2021. https://doi.org/10.24933/horizontes.v39i1.1215. Disponível em: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1215. Acesso em: 2022-11-25