Educação alimentar na escola: para além da abordagem biológica

Temas em Educação e Saúde
jan./jun.
O comportamento alimentar do ser humano não se resume à ingestão de alimentos, ou seja, comemos não apenas para manter as atividades vitais, mas recorremos às refeições como forma de obter prazer, propiciar a convivência e conter determinadas ansiedades, por exemplo. Portanto, a alimentação é um processo complexo, que ultrapassa a necessidade biológica e recebe influência de vários fatores sociais, culturais, geográficos, religiosos ou afetivos.

The feeding behavior of the human being is not limited to food intake, i.e., eat not only to maintain the vital activities, but we used to eat as a way to get pleasure, provide coexistence and contain certain anxieties. So the food is a complex process that beyond the biological need and is influenced by various social, cultural, geographic, religious or emotional.

El comportamiento alimentario del ser humano no se reduce a la ingesta de alimentos, es decir, comemos no sólo para mantener las actividades vitales, pero recurrimos a las comidas como forma de obtener placer, propiciar la convivencia y contener ciertas ansiedades, por ejemplo. Por lo tanto, la alimentación es un proceso complejo, que sobrepasa la necesidad biológica y recibe influencia de varios factores sociales, culturales, geográficos, religiosos o afectivos.
Educação e saúde, Educção alimentar, Alimentação, Education and health, Foodeducation, Nutrition, Educación y salud, Educación alimentaria, Alimentación
ZANCUL, Mariana de Senzi. Educação alimentar na escola: para além da abordagem biológica. Temas em Educação e Saúde, Araraquara, v. 13, n. 1, p. 14-23, jan/jun. 2017. https://doi.org/10.26673/rtes.v13.n1.jan-jun2017.2.9490. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/9490. Acesso em: 2022-09-26