Dossiê
n. esp.
set.
Coleções
O presente artigo tem como objetivo refletir acerca do ensino jurídico tendo como parâmetro a Pedagogia Libertadora de Paulo Freire, a fim de problematizar as implicações da educação bancária na formação dos alunos do curso de Direito. Como metodologia, trata-se de uma abordagem qualitativa, em que se adotou a pesquisa bibliográfica. Nas considerações finais, tem-se que é possível superar o bancarismo na consolidação da emancipação tornando a formação do educando do curso jurídico mais humana na medida em que o ensino não é a transferência de saber e sim um encontro de sujeitos interlocutores.

This article aims to reflect on legal education with Paulo Freire's Liberating Pedagogy as a parameter, in order to problematize the implications of banking education in the training of law students. As a methodology, it is a qualitative approach, in which bibliographical research was adopted. In the final considerations, it is possible to overcome banking by consolidating emancipation, making the education of the legal student more humane in that teaching is not the transfer of knowledge, but a meeting of interlocuting subjects.

Este artículo pretende reflexionar sobre la educación jurídica con la Pedagogía Liberadora de Paulo Freire como parámetro, para problematizar las implicaciones de la educación bancaria en la formación de estudiantes de Derecho. Como metodología, es un enfoque cualitativo, en el que se adoptó la investigación bibliográfica. En las consideraciones finales, es posible superar el “bancarismo” consolidando la emancipación, humanizando la formación del estudiante de Derecho en la medida en que la enseñanza no es la transferencia de conocimientos, sino un encuentro de materias interlocutoras.
Pedagogia libertadora, Paulo Freire, Ensino jurídico, Formação humana, Liberating pedagogy, Paulo Freire, Legal education, Human formation, Pedagogía liberadora, Paulo Freire, Educación jurídica, Formación humana
TIROLI, Luiz Gustavo; SANTOS, Adriana Regina de Jesus. Ensino jurídico emancipatório: a pedagogia da libertação em Paulo Freire e a superação do bancarismo dogmático tradicional dos cursos jurídicos. Inter-Ação, Goiânia, v. 46, n. n. esp., p. 1147-1163, set. 2021. https://doi.org/10.5216/ia.v46ied.especial.67735. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/interacao/article/view/67735. Acesso em: 2022-04-07