Revista Educação e Políticas em Debate
Uberlândia
ago./dez.
A presente proposta emerge das produções, problematizações e inquietações desenvolvidas no âmbito do Grupo de Pesquisa Gênero, Corpo, Sexualidade e Educação, vinculado ao Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia. Com as ações promovidas pelo grupo, buscamos, neste texto, discutir como se implicam e (res)significam as práticas pedagógicas, considerando a relevância do reconhecimento das diferentes expressões de gênero e sexualidade. Apostamos nas ressonâncias das ações do GPECS no cotidiano escolar como espaço de formação implicado na superação dos processos de intolerância pela diferença, que, na escola, tornaram-se cruéis e acabaram impondo, às pessoas transgressoras da norma dada, uma vida de sofrimento e exclusão.

The current proposition comes from the productions, questions and concerns developed in the ambit of the Gender, Body, Sexuality and Education research group (GPECS), linked to the post-graduation program in education at the Universidade Federal de Uberlândia - UFU. This way, with the mobilizations that emerged in the actions promoted by the group, we look forward to, in this text, discuss how they are involved and (re)signified in the school pedagogic practices, considering the relevance of respect and recognition of different expressions of gender and sexual identities. We believe in the resonance of the GPECS' actions with the daily school, as a training space involved with the overcoming of the intolerant processes against the diversity of sexual and gender orientation that, in the school, become so cruel that ends up imposing to people who break the rule a life of suffering and exclusion.
Gênero, Sexualidade, Educação escolar, Sexualities, Gender, School education
SILVA, Elenita Pinheiro de Queiroz; SANTOS, Sandro Prado. Práticas de ensino, pesquisa e extensão no âmbito do gpecs: problematizando corpos, gêneros, sexualidades e educação escolar. Revista Educação e Políticas em Debate, Uberlândia, v. 4, n. 2, ago/dez. 2015. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/34555. Acesso em: 2022-06-06
DOI