Impacto das rodas no contexto universitário e comunitário

Nível técnico
ORCID
Temas em Educação e Saúde
es
jul./dez.
Havia 11 rodas vinculativas com um total de 136 participantes, dos quais 79 (58, 1%) corresponderam ao sexo feminino e 57 (41,9%) ao gênero masculino. Sem exceção, os participantes relataram experiências positivas, onde 42,3% dos participantes expressaram que é um espaço para conhecer possíveis soluções para problemas comuns e para o crescimento pessoal, dos quais 39% consideram que o alívio dos problemas permitem reduzir os níveis de estresse, adquirindo mais confiança mútua entre os parceiros, conforme expressado por 29,4% dos entrevistados.

Eleven social bonding groups were conducted with a total of 136 participants of which 79 (56.4%) were women and 57 (40.7%) were men. Without exception, both genders reported positive experiences; furthermore, 42.3% of them express that the social bonding group space is a setting where common issues can be resolved and where personal growth can be enhanced. In fact, 39.0% believe that the group allows them to relieve the weight of their problems and lower stress levels. According to 29.4% of the interviewees, it also improves peer-esteem among participants.

Se realizaron 11 ruedas vinculantes con un total de 136 participantes, de los cuales 79 (58, 1%) correspondieron al género femenino y 57 (41,9%) al género masculino. Sin excepción, los y las participantes reportaron experiencias positivas donde el 42,3% de los participantes exterioriza que es un espacio para conocer posibles soluciones de problemas comunes y para crecimiento personal, por lo que el 39% considera que se alivia la carga de los problemas permitiendo bajar los niveles de estrés, al adquirir más confianza mutua entre los/las compañeros/as según expresa el 29.4% de los entrevistados.
Impacto, Terapia Comunitária Integrativa, Tecnologia social, Rodas, Impact, Communitarian Integrative therapy, Social technology, Social bonding group, Impacto, Terapia comunitaria integrativa, Tecnología social, Rueda vinculante
MAY, Rosaura Gutiérrez Valerio de; MÉRIC, Olivier Gérard Angel; RAMÍREZ SÁNCHEZ, Alina; CAMPAÑA, Eluzinete Pereira de Souza, Eduardo. Impacto das rodas no contexto universitário e comunitário. Temas em Educação e Saúde, Araraquara, v. 13, n. 2, p. 335-347, jul/dez. 2017. https://doi.org/10.26673/rtes.v13.n2.jul-dez.2017.9599. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/9599. Acesso em: 2022-09-26