Fineduca: Revista de Financiamento da Educação
e114069
São Paulo, SP
Este trabalho analisa como o modelo de ensino remoto, implementado em virtude da pandemia, agravou o processo de privatização da Rede Estadual de Ensino do Estado de São Paulo (REE-SP). Para analisar como o ensino remoto acentuou e conferiu novos contornos a esse fenômeno, utilizaram-se dados de contratos e termos de cooperação firmados pela Secretaria de Educação (SEDUC) em meio à pandemia e acessados via Serviço de Informação ao Consumidor (SIC) ou disponibilizados nos veículos oficiais do governo estadual. Verifica-se que o momento se consolidou como uma “janela de oportunidades” para fundações, empresas e institutos privados difundirem seus serviços e produtos por dentro da escola pública.

This paper intends to analyze how the model of remote education, implemented due to the pandemic period, increased the privatization process process of the São Paulo State Education Network (REE-SP). To analyze how remote learning accentuated and gave new contours to this phenomenon, data from contracts and terms of cooperation signed by the Department of Education (SEDUC) were used in the midst of the pandemic and accessed via the Consumer Information Service (SIC) or made available on official state government vehicles. It appears that the moment has consolidated itself as a “window of opportunity” for foundations, companies, and private institutes to disseminate their services and products within the public school.
Educação básica, Privatização, Ensino remoto, Basic education, Privatization, Remote teaching
FIGUEIREDO FILHO, Carolina Barbosa Gomes ; SANTOS, João Batista Silva dos. Pandemia: janela de oportunidade para a privatização na educação básica do estado de São Paulo. Fineduca: Revista de Financiamento da Educação, São Paulo, SP, v. 11, p. e114069. 2021. http://dx.doi.org/10.22491/2236-5907114069. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/fineduca/article/view/114069. Acesso em: 2023-08-07