Revista Educação e Políticas em Debate
Uberlândia
jan./abr.
A qualidade dos professores, intimamente associada à remuneração, é fator decisivo na qualidade do ensino. No entanto, no Brasil, prevalece ainda a desvalorização desses profissionais, seja pela baixa remuneração, seja pela carreira pouco atrativa. Assim, o presente estudo faz uma análise de três municípios do interior paulista no contexto do Fundeb, considerando as relações existentes entre a remuneração, os gastos com educação, além de outros indicadores. Embora sejam municípios próximos e com similaridades, os resultados indicam diferenças importantes na remuneração e na carreira que se relacionam com o gasto/aluno, mas também com fatores como o grau de municipalização, a dependência frente ao Fundeb, a presença de convênios com a rede privada e o tamanho do município.

The quality of teachers, closely associated with remuneration, is a decisive factor in the quality of education. However, in Brazil, the devaluation of these professionals still prevails, either due to low pay or to an unattractive career. Thus, the present study analyzes three municipalities in the interior of São Paulo in the context of Fundeb, considering the relationships between remuneration, spending on education, and other indicators. Although they are close municipalities, and with similarities, the results indicate important differences in remuneration and career that are related to the expenditure/student, but also with factors such as the degree of municipalization, dependence on Fundeb, the presence of agreements with the private network and the size of the municipality.
Remuneração, Carreira docente, Fundeb, Gasto/Aluno, Remuneration, Teaching career, Fundeb, Spending/Student
FERREIRA, Tatiana Aparecida Pezetta; PINTO, José Marcelino de Rezende. Amassando o barro: carreira e remuneração dos profissionais do magistério, em três municípios do interior paulista no contexto do Fundeb. Revista Educação e Políticas em Debate, Uberlândia, v. 10, n. 1, p. 342-360, jan/abr. 2021. https://doi.org/10.14393/REPOD-v10n1a2021-57586. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/57586. Acesso em: 2021-11-12