Uso da história da matemática como recurso pedagógico no Ensino Médio Integrado

Carregando...
Imagem de Miniatura
Tipo
Dossiê
Classficação
Nível teórico
Data
2022
Título do Períodico
Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico
ISSN
2446-774X
Página(s)/e-location
e190922
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Manaus, AM
8
1
Coleções
Resumo
Neste artigo é apresentada uma sugestão de uso da história da matemática como recurso pedagógico para as aulas de matemática do Ensino Médio Integrado. Isso depois de apontar os pilares conceituais e, ao que se segue, os pressupostos filosóficos que sustentam o Ensino Médio Integrado. Descreve também os papéis assumidos pela face escolar da história da matemática, bem como de sua forma de uso que se adéqua melhor ao Ensino Médio Integrado. Para ilustrar a utilização pedagógica da história da matemática, há o relato da experiência na produção de um livro paradidático de matemática intitulado “Nos passos de Arquimedes: o uso da história no ensino da matemática para discutir Geometria Plana”, que usa a história como recurso didático para trabalhar conceito ligados à Geometria plana. Por fim, conclui que o uso da história da matemática como recurso pedagógico pode ser utilizado no Ensino Médio Integrado para que a sua proposta curricular seja efetivada

This paper presents a suggestion for using the history of mathematics as a pedagogical resource in mathematics classes in the High School/Professional Joint Education. Prior to that, the article indicates both the conceptual pillars and the philosophical assumptions that support the High School/Professional Joint Education. The paper also describes the roles assumed by the history of mathematics in the school context, and the way it is used to best adjust to the High School/Professional Joint Education. To illustrate the pedagogical use of the history of mathematics, the paper reports on the experience of producing a mathematics textbook entitled “In Step with Archimedes: the use of history to teach mathematics and discuss Plane Geometry” (Nos passos de Arquimedes: o uso da história no ensino da matemática para discutir Geometria Plana, original title). Finally, the text concludes that High School/Professional Joint Education may use the history of mathematics as a pedagogical resource to meet its curricular goals.
Descrição
Palavras-chave
Educação profissional, Formação técnica, Meios de ensino, Professional education, Technical training, Teaching means
Citação
SANTOS, Júnio Cândido dos ; BARROS, Rafael José Alves do Rego. Uso da história da matemática como recurso pedagógico no Ensino Médio Integrado. Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, AM, v. 8, n. 1, p. e190922. 2022. https://doi.org/10.31417/educitec.v8.1909. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/1909. Acesso em: 2024-02-28