Práticas pedagógicas integradoras: o elo entre ensino médio integrado e a formação integral

Carregando...
Imagem de Miniatura
Tipo
Dossiê
Classficação
Nível teórico
Data
2022
Título do Períodico
Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico
ISSN
2446-774X
Página(s)/e-location
e185822
Idioma(s)
pt, en
Fonte
Fonte
Manaus, AM
8
1
Coleções
Resumo
As Práticas Pedagógicas Integradoras orientam o processo de ensino e aprendizagem por meio de ações interdisciplinaresecontextualizadas, integrando teorias e práticas para apreensão do conhecimento em sua totalidade ou o mais próximo, associando-as com a realidade concreta. Pela potencialidade dessas práticas para a formação integral, emerge a questão que norteia este estudo: como as Práticas Pedagógicas Integradoras contribuem na efetivação da formação integral no Ensino Médio Integrado (EMI)? À luz do materialismohistórico e dialético, são trazidos conceitos fundamentais que se aproximam da resposta à pergunta norteadora. O método aplicado para este estudo foi o qualitativo-descritivo por intermédio de análise bibliográfica. São estudados autores clássicos da baseteórica da Educação Profissional e Tecnológica no Brasil e que permitem a discussão contextualizada histórica e socialacerca da dualidade da escola e do ensino profissional e suas consequências. Os principais conceitos abordados são de Formação Integral,EMI e Práticas Pedagógicas Integradoras. Este estudo mostrou que as práticas integradoras, se efetivada no EMI, podem levar à formação integral do estudante. Portanto, a proposta de formação integral no EMI pode se concretizar com as Práticas Pedagógicas Integradoras, por meio da mediação dos diferentes saberes de forma integrada, contextualizada e interdisciplinar.

Integrative Pedagogical Practices guide the teaching and learning process through interdisciplinary and contextualized actions, establish a relationship between theories and practices for comprehension as a whole, or as close as possible, associating them with concretereality. The question that guides the study is: “how do Integrative Pedagogical Practices contribute to an integrative education in Integrative High School (IHS)? In the light of historical and dialectical materialism, fundamental concepts answer the guiding question. The method applied for this study was qualitative-descriptive through bibliographic analysis. Classic authors from the theoretical basis of Professional and Technological Education in Brazil are studied, allowing a contextualized historical and social discussion about the duality of school and professional education and its consequences. The main concepts covered are Integrative Education, Integrative High School (IHS) and Integrative Pedagogical Practices. This study showed that integrative practices applied in the IHS can lead to the students ́ integrative education. Therefore, the proposal of integrative education in IHS can be achieved with Integrative Pedagogical Practices, through the mediation of different knowledge in an integrative, contextualized, and interdisciplinary way.
Descrição
Palavras-chave
Educação profissional, Educação profissional integrada, Integração curricular, Práticas educativas, Professional education, Integrated professional education, Curriculum integration, Educational practices.
Citação
CARDOSO, Luiz Mário Lopes ; ROSA, Luciana Santos da ; NOLL, Matias ; LIMA, Emmanuela Ferreira de. Práticas pedagógicas integradoras: o elo entre ensino médio integrado e a formação integral. Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, AM, v. 8, n. 1, p. e185822. 2022. https://doi.org/10.31417/educitec.v8.1858. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/1858. Acesso em: 2024-02-28