A pesquisa-ação e o design de jogos: uma proposta metodológica para o desenvolvimento de produtos educacionais

Carregando...
Imagem de Miniatura
Tipo
Artigo
Classficação
Nível metodológico
Data
2022
Título do Períodico
Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico
ISSN
2446-774X
Página(s)/e-location
e180622
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Manaus, AM
8
1
Coleções
Resumo
O presente artigo tem como objetivo delinear uma proposta metodológica para o desenvolvimento de produtos educacionais a partir das interconexões existentes entre o método da pesquisa-ação e o designde jogos, com a consideração de metodologias já descritas na literatura sobre a concepção e desenvolvimento dos referidos produtos. Este trabalho apresenta como resultado um roteiro básico que pode ser seguido por pesquisadores que buscam construir produtos educacionais de modo compartilhado com os sujeitos implicados na pesquisa, segundo as diretrizes típicas de uma pesquisa-ação. O referido roteiro foi construído a partir das observações e do aporte teórico do trabalho realizado por Silva(2020) emsuapesquisa de mestrado. Espera-se, com isso, suscitar discussões que aprimorem de modo contínuo as metodologias de elaboração de produtos educacionais.

This article aims to outline a methodological proposal for the development of educational products based on the interconnections existing between the action research method and game design, with consideration of methodologies alreadyexisting in the literature on the project and development of those products. As result, this paper presents a basic script which can be applied by researchers that seeks to make educational products in a shared way with the research subject’s involved, according to the typical guidelines of an action research. This script was made from the observations and theoretical contribution of the work carried out by the Silva (2020) in your master's research. Thereby, are expected to provoke debates that continuously improve methodologies for the elaboration of educational products.
Descrição
Palavras-chave
Técnicas de ensino-aprendizagem, Técnicas de pesquisa, Pesquisa-ação, Jogos pedagógicos., Teaching-Learning Techniques, Research techniques, Action research, Educational games
Citação
SILVA, Carlos Farias ; CASTILHO, Fábio Francisco de Almeida. A pesquisa-ação e o design de jogos: uma proposta metodológica para o desenvolvimento de produtos educacionais. Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, AM, v. 8, n. 1, p. e180622. 2022. https://doi.org/10.31417/educitec.v8.1806. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/1806. Acesso em: 2024-02-28