As influências internacionais no ensino superior público no Brasil: um estudo sobre a UFPR
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Tipo
Artigo
Classficação
Nível teórico
Data
2022
Título do Períodico
Linguagens, Educação e Sociedade
ISSN
2526-8449
Página(s)/e-location
jul/34
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Teresina, PI
26
51
maio/ago.
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Resumo
Este estudo analisa a influência dos organismos internacionais no ensino superior, buscando desvelar como os Planos de Desenvolvimento Institucional (PDI), com maior ou menor ênfase, refletem suas orientações. Desse modo, tomando como fonte os documentos emitidos pelo Banco Mundial (BM), examinou-se de que forma tais recomendações influenciam o ensino superior público brasileiro. Trata-se de estudo de caso bibliográfico e documental, apoiado no PDI da Universidade Federal do Paraná (UFPR) de 2019 a 2021. Como referencial teórico, adotaram-se os estudos de Veiga (1998), Mota (2019) e Lima e Gandin (2019). Como resultado, constatou-se que o Banco Mundial emitiu recomendações sobre o financiamento das instituições de ensino superior públicas e indicou diversas estratégias para implementar os conceitos de diferenciação institucional e diversificação nas políticas educacionais. No caso da UFPR, essas influências são perceptíveis quando se trata do “produto UFPR”, condição que coloca os processos formativos vinculados às oscilações do mercado.
This study analyzes the influence of international organizations on higher education, seeking to reveal how Institutional Development Plans (PDI), with greater or lesser emphasis, reflect their guidelines. Thus, taking as a source the documents issued by the World Bank, it examines how such recommendations influence Brazilian public higher education. This is a bibliographic and documentary case study, supported by the PDI of the Federal University of Paraná (UFPR) from 2019 to 2021. As a theoretical reference, the studies of Veiga (1998), Mota (2019) and Lima &Gandin (2019) were adopted. As a result, it was found that the WB issued recommendations on the financing of public HEIs and indicated strategies to implement the concepts of institutional differentiation and diversification in educational policies. In the case of UFPR, these influences are noticeable when it comes to the “UFPR product,” a condition that places the training processes linked to market fluctuations.
Este estudio analiza la influencia de los organismos internacionales en la educación superior, buscando revelar cómo los Planes de Desarrollo Instituciona (PDI)l, con mayor o menor énfasis, reflejan sus lineamientos. Así, tomando como fuente los documentos emitidos por el Banco Mundial, se examinó cómo tales recomendaciones influyen en la educación superior pública brasileña. Se trata de un estudio de caso bibliográfico y documental, avalado por el PDI de la Universidad Federal de Paraná (UFPR) de 2019 a 2021. Como referente teórico se adoptaron los estudios de Veiga (1998), Mota (2019) y Lima y Gandin (2019). Como resultado, se encontró que el BM emitió recomendaciones sobre el financiamiento de las IES públicas e indicó varias estrategias para implementar los conceptos de diferenciación y diversificación institucional en las políticas educativas. En el caso de la UFPR, esas influencias son notorias cuando se trata del “producto UFPR”, condición que coloca los procesos de formación ligados a las fluctuaciones del mercado.
This study analyzes the influence of international organizations on higher education, seeking to reveal how Institutional Development Plans (PDI), with greater or lesser emphasis, reflect their guidelines. Thus, taking as a source the documents issued by the World Bank, it examines how such recommendations influence Brazilian public higher education. This is a bibliographic and documentary case study, supported by the PDI of the Federal University of Paraná (UFPR) from 2019 to 2021. As a theoretical reference, the studies of Veiga (1998), Mota (2019) and Lima &Gandin (2019) were adopted. As a result, it was found that the WB issued recommendations on the financing of public HEIs and indicated strategies to implement the concepts of institutional differentiation and diversification in educational policies. In the case of UFPR, these influences are noticeable when it comes to the “UFPR product,” a condition that places the training processes linked to market fluctuations.
Este estudio analiza la influencia de los organismos internacionales en la educación superior, buscando revelar cómo los Planes de Desarrollo Instituciona (PDI)l, con mayor o menor énfasis, reflejan sus lineamientos. Así, tomando como fuente los documentos emitidos por el Banco Mundial, se examinó cómo tales recomendaciones influyen en la educación superior pública brasileña. Se trata de un estudio de caso bibliográfico y documental, avalado por el PDI de la Universidad Federal de Paraná (UFPR) de 2019 a 2021. Como referente teórico se adoptaron los estudios de Veiga (1998), Mota (2019) y Lima y Gandin (2019). Como resultado, se encontró que el BM emitió recomendaciones sobre el financiamiento de las IES públicas e indicó varias estrategias para implementar los conceptos de diferenciación y diversificación institucional en las políticas educativas. En el caso de la UFPR, esas influencias son notorias cuando se trata del “producto UFPR”, condición que coloca los procesos de formación ligados a las fluctuaciones del mercado.
Descrição
Palavras-chave
Ensino Superior, Influências Internacionais, Plano de Desenvolvimento Institucional, UFPR, Higher education, International influences, Institutional development plan, UFPR, Educación superior, Influencias internacionales, Plan de desarrollo institucional, UFPR
Citação
VIEIRA, A. M. D.P. ; SILVA, G. F. ; SEABRA, M. A. L. As influências internacionais no ensino superior público no Brasil: um estudo sobre a UFPR. Linguagens, Educação e Sociedade, Teresina, PI, v. 26, n. 51, p. jul/34, maio/ago. 2022. https://doi.org/10.26694/rles.v26i51.2914. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/2914. Acesso em: 2024-01-24