A coparticipação em um projeto interdisciplinar e a agência profissional docente: narrativas da professora adriana

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Tipo
Artigo
Classficação
Nível teórico
Data
2022
Título do Períodico
Revemat: Revista Eletrônica de Educação Matemática
ISSN
1981-1332
Página(s)/e-location
1–21
Idioma(s)
pt, en
Fonte
Fonte
Florianópolis
17
1
Resumo
Neste artigo discute-se o Desenvolvimento Profissional Contínuo (DPC) de uma professora de matemática envolvida em um projeto de pesquisafinanciado pelaFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), no qual se estudou a potencialidade da implementação de um ensino por meio de projetos interdisciplinares que tiveram como eixo integrador a educação estatística. Ressalta-se que o DPC visou enfatizar a aprendizagem profissional autêntica dos envolvidos, por meio da reflexividade. A professora Adriana participou deste projeto de DPC, e, a partir da sua narrativa sobre o trabalho desenvolvido com duas turmas de 7.º e 8.º anos do Ensino Fundamental de uma escola municipal localizada em uma cidade do interior de São Paulo, busca-se, por meio de uma análise holística da forma, responder a questão: quais indíciosde agência profissional docente se mostram nas narrativas de Adriana? Para tanto, toma-se a investigação narrativa não somente como metodologia, mas como forma de construir a realidade; e considera-se que a narrativa favorece evidências sobre a experiência percebida e vista como um relato, captando a riqueza e os detalhes dos significados nos assuntos humanos, com base nas evidências do mundo e da vida. Os resultados revelam indícios de agência de uma professora pesquisadora que exerce sua profissão, investindo continuamente em seu desenvolvimento profissional, redimensionando a constituição de sua identidade profissional e exercendo a agência com características de autonomia, criatividade, autocriticidade e reflexividade

This paper discusses the Continuous Professional Development (CPD) of a mathematics teacher involved in a FAPESP research project, in which the potential for implementing teaching through interdisciplinary projects whose main axis was statistical education. It should be noted that the DPC aimed to emphasize the authentic professional learning of those involved, through reflexivity. Professor Adriana participated in this CPD project, and, based on her narrative about the work developed with two classes from the 7th and 8th years of elementary school at a municipal school located in a city in the interior of São Paulo, she seeks -by means of a holistic analysis of the form, to answer the question: what signs of professional teaching agency are shown in Adriana's narratives? Therefore, narrative investigation is taken not only as a methodology, but as a way of constructing reality; and it is considered that the narrative favors evidence about the experience perceived and seen as a report, capturing the richness and details of the meanings in human affairs, based on the evidence of the world and of life. The results revealevidence of agency from a researcher teacher who exercises her profession, continuously investing in her professional development, resizing the constitution of her professional identity and exercising the agency with characteristics of autonomy, creativity, self-criticism and reflexivity
Descrição
Palavras-chave
Agência do professor, Desenvolvimento profissional contínuo, Identidade profissional, Educação estatística, Teacher agency, Continuous professional development, Professional identity, Statistical education
Citação
LOPES, Celi Espasandin; RIBEIRO, Rogério Marques; PAZUCH, Vinícius; AUGUSTO, Adriana Franco de Camargo. A coparticipação em um projeto interdisciplinar e a agência profissional docente: narrativas da professora adriana. Revemat: Revista Eletrônica de Educação Matemática, Florianópolis, v. 17, n. 1, p. 1–21. 2022. https://doi.org/10.5007/1981-1322.2022.e86557. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/view/86557/48519. Acesso em: 2023-09-18