Aprendizagem significativa na formação inicial do pedagogo: um olhar para as quatro operações matemáticas básicas

Carregando...
Imagem de Miniatura
Tipo
Artigo
Classficação
Nível teórico
Data
2022
Título do Períodico
Revemat: Revista Eletrônica de Educação Matemática
ISSN
1981-1332
Página(s)/e-location
1–22
Idioma(s)
pt, en
Fonte
Fonte
Florianópolis
17
1
Resumo
O presente artigo traz um recorte de uma pesquisa de mestrado que tem como objetivo examinar as contribuições de oficinas que abordam os conteúdos matemáticos por meio da metodologia de Resolução de Problemas e planejadas sob os pressupostos da aprendizagem significativa, oferecidas a acadêmicos do curso de Pedagogia. A pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa, com delineamento interpretativo e natureza aplicada e foi desenvolvida em duas etapas, sendo que a primeira buscou reconhecer as principais dificuldades dos acadêmicos do curso de Pedagogia. E, a segunda etapabuscou a superação dessas dificuldades por meio da realização de cinco oficinas, desenvolvidas em uma universidade pública do estado do Paraná, na cidade de Ponta Grossa, das quais participaram nove acadêmicas. Desta forma, este artigo tem como objetivo descrever e analisar as contribuições de uma dessas oficinas que teve como foco trabalhar os principais conceitos das quatro operações matemáticas básicas visando a aprendizagem significativa das participantes. Os resultados apontam que a oficina trouxe como contribuição a modificação dos subsunçores iniciais das participantesem decorrência das atividades desenvolvidas, oportunizando assim a diferenciação progressiva dos conceitos e indícios de aprendizagem significativa subordinada derivativa. Além de contribuir com o enriquecimento de práticas docente futuras envolvendo a metodologia de Resolução de Problemas.

This article presents an excerpt from a master's research that aims to examine the contributions of workshops that address mathematical content through the Problem Solving methodology and planned under the assumptions of meaningful learning, offered to students in the Pedagogy course. The study follows a qualitative approach, with an interpretative design and applied nature, and was developed in two stages, the first of which sought to recognize the main difficulties of students in the Pedagogy course. And,the second stage sought to overcome these difficulties through the realization of five workshops, developed at a public university in the state of Paraná, in the city of Ponta Grossa, in which nine academics participated. In this way, this article aims todescribe and analyze the contributions of one of these workshops that focused on working on the main concepts of the four basic mathematical operations aimed at meaningful learning by the participants. The results show that the workshop brought as a contribution the modification of the participants' initial subunits as a result of the activities developed, thus enabling the progressive differentiation of the concepts and indications of significant derivative subordinate learning. In addition to contributing to the enrichment of future teaching practices involving the Problem Solving methodology
Descrição
Palavras-chave
Prática docente, Ensino da matemática, Metodologia de ensino, Teaching practice, Mathematics teaching, Teaching methodology
Citação
HUF, Viviane Barbosa de Souza; HUF, Samuel Francisco; PINHEIRO, Nilcéia Aparecida Maciel. Aprendizagem significativa na formação inicial do pedagogo: um olhar para as quatro operações matemáticas básicas. Revemat: Revista Eletrônica de Educação Matemática, Florianópolis, v. 17, n. 1, p. 1–22. 2022. https://doi.org/10.5007/1981-1322.2022.e79678. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/view/79678/48497. Acesso em: 2023-09-18