Funções integráveis e integral de Riemann: um contributo da engenharia didática e da orquestração instrumental

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Tipo
Relato
Classficação
Nível teórico
Data
2021
Título do Períodico
Revemat: Revista Eletrônica de Educação Matemática
ISSN
1981-1332
Página(s)/e-location
1–27
Idioma(s)
pt, en
Fonte
Fonte
Florianópolis
16
1
Resumo
O objetivo deste trabalho é apresentar uma sequência de orquestrações instrumentais visando o ensino dos conceitos de função integrável e integral de Riemann. Os sujeitos do estudo foram 21 discentes do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Amazonas. Para isso, realizou-se uma pesquisa qualitativa de caráter descritivo, tendo como metodologia norteadora a Engenharia Didáticae numaperspectiva de complementaridade, adotamosum design de investigação, tendo em vista o uso da Teoria dos Registros de Representação Semiótica, com oescopo de descrever e estruturar situações de ensino, que buscouinvestigar se a sequência de orquestrações instrumentais proposta contribuiupara a compreensão dos objetos matemáticos aqui abordados. Narelaçãodos dados compiladose apresentados,como resultados, evidenciamosquea maioria dos discentesdemonstroucompreender o conceito de função integrável, conseguiuencontrar a área sob uma curva e explicar seus procedimentos, inclusive em língua natural, além de serem capazes de definir a integral definida em palavras e símbolos, de interpretar e representar uma integral graficamente, de avaliar as integrais e de reconhecer o uso de integrais no mundo real.

The main goal of this paper is to present a sequencyof instrumental orchestrations which aim the teaching of the concepts of integrable functions and Riemann integral. The subjects of the research were 21 undergraduate students in mathematics at the Federal University of Amazonas. So, a qualitative research with descriptive disposition was made whose guiding methodology was the Didactic Engineer and in a perspective of complementarity we adopt a research design aiming the use of the Registers of Semiotics Representation Theory, with the purpose of describing and structuring situations of teaching which sought to investigate if the proposed sequency of instrumental orchestrations contributed to the comprehension of the mathematics objects approached. In the list of compiled and presented data, as outcomes, weevidenced that most students demonstrated to understand the concept of integrable function, they were able to find the area under a curve and explain their procedures, including in natural language, define the definite integralin words and symbols, in addition to interpret and represent the integral graphically, evaluate the integrals and recognize the application of them in the real world.
Descrição
Palavras-chave
Integral de Riemann, Engenharia didática, Orquestração Instrumental, Riemann integral, Didactic engineering, Instrumental orchestration
Citação
FEITOSA, Francisco Eteval; RODRIGUES, Roberta dos Santos. Funções integráveis e integral de Riemann: um contributo da engenharia didática e da orquestração instrumental. Revemat: Revista Eletrônica de Educação Matemática, Florianópolis, v. 16, n. 1, p. 1–27. 2021. https://doi.org/10.5007/1981-1322.2021.e79491. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/view/79491/46551. Acesso em: 2023-09-18