Jogo "grelha retangular 3 x 4" uma proposta para o desenvolvimento do raciocínio combinatório
Carregando...
Tipo
Artigo
Classficação
Nível teórico
Data
2021
Autores
Título do Períodico
Revemat: Revista Eletrônica de Educação Matemática
ISSN
1981-1332
Página(s)/e-location
1–21
Idioma(s)
pt, en
Fonte
Fonte
Florianópolis
16
1
16
1
Resumo
Este trabalho objetiva tornar conhecida proposta de ensino aprendizagem acerca conteúdo básico de análise combinatória por meio de um jogo de tabuleiro nomeado Grelha Retangular 3 x 4. Tal proposta visa fomentar a apropriação e exercício do raciocínio combinatório enquanto diagramas de árvore são construídos, com objetivo de mostrar algumas (ou todas) possibilidades como o jogo pode desenrolar a partir de tomadas de decisão dos jogadores por ocasião da movimentação de jogo. Em prosseguimento ao jogo e consequente reconhecimento das regras estipuladas, problemas de combinatória são formulados com o propósito ir ao encontro do que preconiza a teoria de Resolução de Problemas. A proposta está em consonância com indicações presentes na BNCC Base Nacional Curricular Comum para o ensino-aprendizagem de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica que objetiva dimensionar a importância da proposição e a criação de um jogo que contribua para melhorar o processo de ensino aprendizagem da Matemática, com estudantes e professores dos anos iniciais, a qual Design Experimente se, por meio dessa atividade, que o estudante sinta-se estimulado exercitar, desenvolver e apropriar-se do raciocínio combinatório enquanto constrói um diagrama de árvore para particulares situações de jogo, de início - possíveis ocorrer em qualquer momento do desenrolar de uma partida até que ela chegue ao seu final, de modo a conhecer e contabilizar as possibilidades de vitória para cada jogador.
This work aims to make known teaching and learning proposal about basic content of combinatorial analysis through a board game named Rectangular Grid 3 x 4.This proposal aims to encourage the appropriation and exercise of combinatorial reasoning while treediagrams are built, with the objective of showing some (or all) of the possibilities of how the game can unfold based on the players' decision-PDNL. In continuation of the game and consequent recognition of the stipulated rules, combinatorics problems are formulated with the purpose of meeting what the Problem Solving theory advocates.The proposal is in line with indications present in the BNCC ±Common National Curriculum Base for teaching and learning Mathematics in the early years of elementary school.This is a bibliographical research that aims to dimension the importance of the proposition and the creation of a game that contributes to improve the teaching-learning process of Mathematics, with students and teachers from the early expected, through this activity, that the student feels stimulated to exercise, develop and take ownership of combinatorial reasoning while building a tree diagram for particular game situations, at first -possible to occur at any time during the course of a game until it reaches its end, in order to know and count the winning possibilities for each player.
This work aims to make known teaching and learning proposal about basic content of combinatorial analysis through a board game named Rectangular Grid 3 x 4.This proposal aims to encourage the appropriation and exercise of combinatorial reasoning while treediagrams are built, with the objective of showing some (or all) of the possibilities of how the game can unfold based on the players' decision-PDNL. In continuation of the game and consequent recognition of the stipulated rules, combinatorics problems are formulated with the purpose of meeting what the Problem Solving theory advocates.The proposal is in line with indications present in the BNCC ±Common National Curriculum Base for teaching and learning Mathematics in the early years of elementary school.This is a bibliographical research that aims to dimension the importance of the proposition and the creation of a game that contributes to improve the teaching-learning process of Mathematics, with students and teachers from the early expected, through this activity, that the student feels stimulated to exercise, develop and take ownership of combinatorial reasoning while building a tree diagram for particular game situations, at first -possible to occur at any time during the course of a game until it reaches its end, in order to know and count the winning possibilities for each player.
Descrição
Palavras-chave
Jogo, Raciocínio combinatório, Diagramas de árvore, Game, Combinatorial reasoning, Tree Diagrams
Citação
TEIXEIRA, Paulo Jorge Magalhães. Jogo "grelha retangular 3 x 4" uma proposta para o desenvolvimento do raciocínio combinatório. Revemat: Revista Eletrônica de Educação Matemática, Florianópolis, v. 16, n. 1, p. 1–21. 2021. https://doi.org/10.5007/1981-1322.2021.e80708. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/view/80708/47983. Acesso em: 2023-09-18