Ações discentes pós-prova de matemática de estudantes moçambicanos de um curso de licenciatura em ensino de matemática

Carregando...
Imagem de Miniatura
Tipo
Artigo
Classficação
Nível teórico
Data
2021
Título do Períodico
Revemat: Revista Eletrônica de Educação Matemática
ISSN
1981-1332
Página(s)/e-location
1–22
Idioma(s)
pt, en
Fonte
Fonte
Florianópolis
16
1
Resumo
Neste artigo apresentamos resultados de uma investigação que buscou evidenciar as ações discentes pós-prova deMatemática de estudantes do 1º Ano do curso de Licenciatura em Ensino de Matemática na Universidade Rovuma – Moçambique. Os dados foram coletados por meio de entrevista reflexiva realizada depois de uma prova de Geometria Euclidiana dada em duas fases (sem intervenção). Com base na participação nas duas fases da prova, entrevistamos 20 estudantes buscando explicações para as mudanças operadas da 1ª à 2ª fase da prova. Assumindo os procedimentos da Análise de Conteúdo para a organização e a interpretação das informações, aferimos que essas mudanças (indícios de aprendizagem) decorreram de ações discentes pós-prova: refletir sobre a prova, voltar a resolver as questões da prova, explorar recursos didáticos e/ou obter explicação de colegas ou docente. Essas ações, que se sucederam em contextos informais, sugerem que a prova oportunizou a metacognição e aprendizagens realizadas individualmente e/ou por meio de interações com outros.

In this article we present the results of an investigation that sought to highlight the student actions after the math test of 1st year students of the Mathematics Teaching Degree course at Rovuma University – Mozambique. Data were collected through reflective interviews that took place after an Euclidean Geometry test given in two phases (without intervention).Based on the comparison of answers given in the two phases of the test, we interviewed 20 students looking for explanations for the changes made from the 1st to the 2nd phase of the test. Assuming the procedures of Content Analysis for the organization and interpretation of information, we verify that these changes (evidence of learning) resulted from post-test student actions: reflect on the test, return to solve the test questions, explore didactic resources and/or to get explanation from colleagues or teacher. These actions, which took place in informal contexts, suggest that the test provided metacognition and learning carried out individually and/or through interactions with others.
Descrição
Palavras-chave
Educação matemática, Ação discente, Aprendizagem, Metacognição, Avaliação, Mathematical education, Student action, Learning, Metacognition, Assessment
Citação
MAULANA, Gabriel Mulalia; CHICOTE, Rosalino Subtil; ARRUDA, Sergio de Mello; ASSOS, Marinez Meneghello. Ações discentes pós-prova de matemática de estudantes moçambicanos de um curso de licenciatura em ensino de matemática. Revemat: Revista Eletrônica de Educação Matemática, Florianópolis, v. 16, n. 1, p. 1–22. 2021. https://doi.org/10.5007/1981-1322.2021.e74925. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/view/74925/46578. Acesso em: 2023-09-18