O modo e a ordem de conhecer na Suma Teológica de Tomás de Aquino: aspectos essenciais para a formação do mestre na universidade medieval
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Tipo
Artigos
Classficação
Nível técnico
Data
2022
Título do Períodico
Pro-Posições
ISSN
1980-6248
Página(s)/e-location
e20200064
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Campinas, SP
33
Abril
33
Abril
Coleções
Resumo
O objetivo do artigo é analisar o modo como o teólogo dominicano Tomás de Aquino entende os procedimentos pelos quais o intelecto humano conhece as coisas inferiores a si mesmo, bem como a importância de se conhecer esse processo para a formação do mestre no Ocidente medieval. A fonte para o desenvolvimento deste estudo é a Questão 85 da Primeira Parte da Suma Teológica, intitulada “O modo e a ordem de conhecer”. A Questão supracitada apresenta um dos fundamentos da Filosofia da Educação tomasiana e pode, a nosso ver, ensinar lições importantes para os professores do século XXI. O método empregado para o desenvolvimento da pesquisa é o da História Social, cujos pressupostos teóricos remontam às obras de Bloch, Febvre, Braudel e outros historiadores ‘herdeiros’ da escola dos Annales.
The objective of the article is to analyze how Thomas Aquinas understands the procedures of the intellect to understand things inferior to the human soul, as well as the importance of knowing this process for the education of the master in Western medieval times. Our source is Question 85 of First Part of Summa Theologica, entitled ‘Of the mode and order of understanding’. This Question shows one of the main fundamentals of the Thomasian Philosophy of Education and can, in our opinion, teach important lessons for 21st century teachers. The method of research is Social History, whose theoretical principles can be found in the works by Bloch, Febvre, Braudel, and other historians, ‘heirs’ of Annales school.
The objective of the article is to analyze how Thomas Aquinas understands the procedures of the intellect to understand things inferior to the human soul, as well as the importance of knowing this process for the education of the master in Western medieval times. Our source is Question 85 of First Part of Summa Theologica, entitled ‘Of the mode and order of understanding’. This Question shows one of the main fundamentals of the Thomasian Philosophy of Education and can, in our opinion, teach important lessons for 21st century teachers. The method of research is Social History, whose theoretical principles can be found in the works by Bloch, Febvre, Braudel, and other historians, ‘heirs’ of Annales school.
Descrição
Palavras-chave
Filosofia da educação, Formação docente, Conhecimento da realidade, Intelectuais, Philosophy of education, Teacher formation, Knowledge of reality, Intellectuals
Citação
SANTIN, Rafael Henrique; OLIVEIRA, Terezinha. O modo e a ordem de conhecer na Suma Teológica de Tomás de Aquino: aspectos essenciais para a formação do mestre na universidade medieval. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 33, p. e20200064, Abril. 2022. https://doi.org/10.1590/1980-6248-2020-0064. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pp/a/SmXDZ8rcWtNWSQTvmDcsRGg/?lang=pt. Acesso em: 2023-06-30