O trabalho pedagógico de professores no universo da educação infantil: a teoria crítica como possibilidade emancipatória do ensino
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Tipo
Artigo
Classficação
Nível técnico
Data
2019
Título do Períodico
Revista HISTEDBR On-line
ISSN
1676-2584
Página(s)/e-location
e019008
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Campinas, SP
19
19
Coleções
Resumo
É por meio da experiência social que as crianças se tornam humanas e aprendem sobre si e sobre o mundo. É a partir das primeiras experiências que vivenciamos com pessoas significativas em nossas vidas que estaremos nos formando, criando significados e valores, construindo nossa autoimagem e autoidentidade, desenvolvendo, assim, nosso potencial cognitivo e, consequentemente, nos tornando sujeitos. Nessa perspectiva, esse artigo tem como objetivo principal refletir sobre o trabalho de professores na educação infantil, no sentido de buscar novas possibilidades de ações emancipatórias por parte desses profissionais em relação ao processo de aprendizagem e formação humanizadora das crianças. A pesquisa é de cunho bibliográfico à luz dos fundamentos da Teoria Crítica da Sociedade, principalmente com as contribuições de Adorno (1995) e Horkheimer (2002) e outras leituras secundárias. Como resultado, a criança precisa ser vista como um ser pensante, histórico, cultural, que transforma o mundo e por ele é transformada e, o professor, imbuído de uma sólida formação teórico-prática, precisa potencializar esse processo de saberes e aprendizagens infantis pelo viés da reflexão humanizadora do ensino. Como resultado, a educação infantil tem a responsabilidade e o compromisso com a formação e desenvolvimento de cada criança pelos saberes e conhecimentos historicamente construídos, de modo que o professor reconheça os espaços oportunos para realizar intervenções pedagógicas com a promoção da formação integral por meio de descobertas e experiências de aprendizagem desde a mais tenra idade.
It is through social experience that children become human and learn about themselves and the world. It is from the first experiences that we experience with significant people in our lives that we will be forming, creating meanings and values, building our self-image and self-identity, thus developing our cognitive potential and, consequently, becoming subjects. In this perspective, this article has as main objective to reflect on the work of teachers in the infantile education, in the sense of seeking new possibilities of emancipatory actions on the part of these professionals in relation to the process of learning and humanizing formation of the children. The research is a bibliographical one in light of the foundations of the Critical Theory of Society, mainly with the contributions of Adorno (1995) and Horkheimer (2002) and other secondary readings. As a result, the child needs to be seen as a thinking, historical, cultural being that transforms the world and is transformed by it, and the teacher, imbued with a solid theoretical and practical formation, needs to potentiate this process of children's knowledge and learning through bias of the humanizing reflection of teaching. As a result, early childhood education has the responsibility and commitment to the formation and development of each child for the knowledge and knowledge historically constructed, so that the teacher recognizes the appropriate spaces for pedagogical interventions with the promotion of integral formation through discoveries and learning experiences from an early age.
Es por medio de la experiencia social que los niños se vuelven humanos y aprenden sobre sí y sobre el mundo. Es a partir de las primeras experiencias que vivimos con personas significativas en nuestras vidas que nos formamos, creando significados y valores, construyendo nuestra autoimagen y autoidentidad, desarrollando así nuestro potencial cognitivo y, consecuentemente, haciéndonos sujetos. En esta perspectiva, este artículo tiene como objetivo principal reflexionar sobre el trabajo de profesores en la educación infantil, en el sentido de buscar nuevas posibilidades de acciones emancipatorias por parte de esos profesionales en relación al proceso de aprendizaje y formación humanizadora de los niños. La investigación es de cuño bibliográfico a la luz de los fundamentos de la Teoría Crítica de la Sociedad, principalmente con las contribuciones de Adorno (1995) y Horkheimer (2002) y otras lecturas secundarias. Como resultado, el niño necesita ser visto como un ser pensante, histórico, cultural, que transforma el mundo y por él es transformada y, el profesor, imbuido de una sólida formación teórico-práctica, necesita potenciar ese proceso de saberes y aprendizajes infantiles por el mismo de la reflexión humanizadora de la enseñanza. Como resultado, la educación infantil tiene la responsabilidad y el compromiso con la formación y desarrollo de cada niño por los saberes y conocimientos históricamente construidos, de modo que el profesor reconozca los espacios oportunos para realizar intervenciones pedagógicas con la promoción de la formación integral por medio de descubrimientos y experiencias de aprendizaje desde la más tierna edad.
It is through social experience that children become human and learn about themselves and the world. It is from the first experiences that we experience with significant people in our lives that we will be forming, creating meanings and values, building our self-image and self-identity, thus developing our cognitive potential and, consequently, becoming subjects. In this perspective, this article has as main objective to reflect on the work of teachers in the infantile education, in the sense of seeking new possibilities of emancipatory actions on the part of these professionals in relation to the process of learning and humanizing formation of the children. The research is a bibliographical one in light of the foundations of the Critical Theory of Society, mainly with the contributions of Adorno (1995) and Horkheimer (2002) and other secondary readings. As a result, the child needs to be seen as a thinking, historical, cultural being that transforms the world and is transformed by it, and the teacher, imbued with a solid theoretical and practical formation, needs to potentiate this process of children's knowledge and learning through bias of the humanizing reflection of teaching. As a result, early childhood education has the responsibility and commitment to the formation and development of each child for the knowledge and knowledge historically constructed, so that the teacher recognizes the appropriate spaces for pedagogical interventions with the promotion of integral formation through discoveries and learning experiences from an early age.
Es por medio de la experiencia social que los niños se vuelven humanos y aprenden sobre sí y sobre el mundo. Es a partir de las primeras experiencias que vivimos con personas significativas en nuestras vidas que nos formamos, creando significados y valores, construyendo nuestra autoimagen y autoidentidad, desarrollando así nuestro potencial cognitivo y, consecuentemente, haciéndonos sujetos. En esta perspectiva, este artículo tiene como objetivo principal reflexionar sobre el trabajo de profesores en la educación infantil, en el sentido de buscar nuevas posibilidades de acciones emancipatorias por parte de esos profesionales en relación al proceso de aprendizaje y formación humanizadora de los niños. La investigación es de cuño bibliográfico a la luz de los fundamentos de la Teoría Crítica de la Sociedad, principalmente con las contribuciones de Adorno (1995) y Horkheimer (2002) y otras lecturas secundarias. Como resultado, el niño necesita ser visto como un ser pensante, histórico, cultural, que transforma el mundo y por él es transformada y, el profesor, imbuido de una sólida formación teórico-práctica, necesita potenciar ese proceso de saberes y aprendizajes infantiles por el mismo de la reflexión humanizadora de la enseñanza. Como resultado, la educación infantil tiene la responsabilidad y el compromiso con la formación y desarrollo de cada niño por los saberes y conocimientos históricamente construidos, de modo que el profesor reconozca los espacios oportunos para realizar intervenciones pedagógicas con la promoción de la formación integral por medio de descubrimientos y experiencias de aprendizaje desde la más tierna edad.
Descrição
Palavras-chave
Formação de professores, Educação infantil, Teoria crítica, Teacher training, Child education, Critical theory, Formación de profesores, Educación infantil, Teoría crítica
Citação
NAKATA, Natasha Yukari Schiavinato; OLIVEIRA, Marta Regina Furlan de. O trabalho pedagógico de professores no universo da educação infantil: a teoria crítica como possibilidade emancipatória do ensino. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 19, p. e019008. 2019. https://doi.org/10.20396/rho.v19i0.8652985. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8652985. Acesso em: 2023-06-28